Denel Aviation negocia venda de ‘Cheetahs’ à Força Aérea do Equador

46

cheetah-c

A empresa sul-africana Denel Aviation está em negociações com a Força Aérea do Equador (FAE) para a venda de 12 caças Cheetah C/D.

A FAE precisa substituir suas aeronaves de combate supersônicas e os Cheetah C e D ex-SAAF, desativados com a entrada em serviço do Gripen, parecem ser uma ótima compra de oportunidade.

Em abril deste ano uma equipe da FAE esteve na África do Sul para vistoriar as aeronaves disponibilizadas pela Armscor, a agência estatal responsável pelos equipamentos desativados da África do Sul.

A frota de Cheetah foi aposentada pela SAAF em 2008 e a Denel Aviation esteve envolvida na fase estruturada do sistema de apoio logístico do Cheetah e auxiliou a embalagem dos sistemas e armazenagem dos equipamentos, enquanto se aguarda uma possível venda.

A Denel Aviation foi o contratante principal para o desenvolvimento do Cheetah em meados da década de 80, uma variante do Mirage III, e detém a autoridade de concepção, manutenção e os conhecimentos sobre a aeronave.

Os Cheetah estão equipados com aviônica moderna e podem usar empregar bombas guiadas a laser (LGB) e bombas guiadas por GPS. Para missões ar-ar os caças podem levar o míssil BVR  V4 R-Darter (irmão do Derby israelense), U-Darter e  Python 3.

cheetah-d


Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

Angelo,

Te enviei um e-mail com meu tel. mande o seu. Tomara que o pessoal do blog que mora no Rio possa se encontrar por lá. A porrada vai comer. ahahaha!!!

Sds,

Angelo Nicolaci

José,
é bom tê-lo aqui novamente, estimo pela sua saúde, e concordo contigo, a politicagem atrapalha nosso desenvolvimento, pois há muita diferença entre politicagem e politica, o dia que migrarmos dá primeira para segunda passaremos a alcançar nossos intentos

Abraços amigo

http://www.brasilnicolaci.blogspot.com

Angelo Nicolaci

Pessoal vamos marcar um encontro no domingo aéreo do Campo do Afonsos, seria interessante para discutirmos sobre FX-2 e outros assuntos relativos a nossas FA’a

Eu estarei lá com minha noiva e irei tirar fotos e buscar materia para o blog GeoPolitica Brasil, o qual edito, quem quiser marcar algo me mande e-mail ok? geopoliticabrasil@hotmail.com ou onicolaci@hotmail.com

José

Senhores, estou voltando ao blog para fazer meus comentários, pois, eu estava fazendo quimeoterapia, pois eu estou tratando de um cancêr. Senhores, gostaria de ver os Rafales F-3 ou os Gripens NG sobrevoando os céus brasileiros, mas, está meio difícil. Tudo porque.., ‘politicagem’. Senhores, ou o Rafale F-3 ou o Gripen NG certamente iria colocar o Brasil a frente, mas acho que precisa de muito desempenho. Senhores, os caças Atlas Cheetah vão melhorar o desempenho da força aérea equatoriana, pois estes aviões virão com algumas modernizações. Pelo o que eu li estes aviões estão até melhores tecnologicamente que os Mirage… Read more »

marujo

Os Cheetahs vão substituir que aviões na FAE?

marujo

Nem o México utiliza os SU-27. A compra fois suspensa porque ser considerada desnecessária para combater o tráfico e o contrabando no Golfo do México.

Edmar

Caro Amigo LBacelar obrigado por alguns esclarecimentos…

Abraços.

LBacelar

Edmar, a Argentina não está em negociação, são os franceses que estão tentando empurrar, mas é pouco provável que o negócio seja fechado…

Como o padrão dos caças é o 2000-9 acredito que sejam os aviões do EAU pois os franceses não utilizam esse padrão.

Quanto ao Peru, eles estão modernizando os mig-29 o unico pais latino americano que utiliza os SU-27 é o méxico em sua marinha

Edmar

Caros Amigos.: Mas tudo isso é interessante: a “Colômbia” começou a modernizar seus “IAI Kfir” e os seus vizinhos já começaram a se armar! Agora, olha a América do Sul se armando.: VEJA SÓ: Brasil—– está tentando modernizar a quantia de 48 caças “F-5” para o padrão “F-5M”, mas até agora só foi 27 aviões e está esperando a confirmação do FX2. Chile—— esta adquirindo 46 aviões caça “F-16”. Venezuela– adquiriu 24 aviões caça “Sukhói SU-30” e tem projeto para mais 24 aviões caça “Sukhói SU-30” ou “Sukhói SU-35”. Colombia— está modernizando seus “IAI Kfir”. Argentina– está negociando com a… Read more »

Marcelo Tadeu

Alexandre Galante,

Vcs pretendem ir ao Show Aéreo do Campo dos Afonsos no dia 18/10? Gostaria de conhecê-los pessoalmente.

Abraços

ramillies

Para quem não tenha percebido, as duas fotos são de duas versões diferentes. A foto de cima é um Cheetah C monolugar, convertido a partir de células de Mirage IIICZ. A foto de baixo e um Cheetah D bilugar, convertido a partir do Mirage IIIDZ/D2Z.

As duas versões têm narizes com perfis diferentes (e radares diferentes), como é bem visivel nas seguintes fotos:

Cheetah C:
https://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/8/6/1/1339168.jpg
https://www.outdoorphoto.co.za/forum/photopost/data/519/Cheetah_C_-_Swartkops.jpg

Cheetah D:
https://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/3/1/1/1173113.jpg

São dois bichinhos muito lindos, e quem afirma o contrário está precisando de óculos! 😉

Klevston Kvowster

Caças que não servem para a África do Sul, agora vai ser desovado na América do Sul,para mim é esta a tradução literal dos fatos, ao longo dos anos isso tem sido rotina, agora só mudou o País.Lamentável,espero que o Brasil mude isso!

Bruno Rocha

desculpa aí galante, mas é que eu achei estranho voces não postarem também a redução no $$ da defesa (por causa das olimpiádas).

perdão 🙁

Alexandre Galante

Pessoal, comentários off-topic não serão permitidos. Assuntos sobre o Exército Brasileiro nós tratamos lá no Blog ForTe (Forças Terrestres), senão vira zona.

Baschera

Challenger, Sobre o Radar: Não são fornecidos detalhes sobre o radar e aviônicos do Cheetah, para nenhuma de suas versões. Tudo que tem sido divulgado é que o Cheetah C tem um moderno radar e outros aviônicos atualizados.. O Cheetah é sempre mencionado como uma conversão do Miage III ao “Estilo Kfir” . Acredita-se, mas nunca foi confirmado, que a Israel Aircraft Industries(IAI), que produziu o Kfir (o qual diferentemente do Cheetah, foi uma estrutura nova como uma fuselagem reprojetada para acomodar a turbina americana General Electric JE79 ), exerceu uma atividade maior no desenvolvimento do Cheetah. Enquanto a África… Read more »

Wolfpack

Pensava que não existia, mas ai está um Delta feio pra caramba.
Abs

latino

Francisco AMX mas feios que esses ,,so os KFIR DA COLOMBIA !!

CRUZ CREDO

Francisco AMX

Poh Latino este caça é um legítimo “muscle fighter” ! lindo demais! 🙂

Francisco AMX

um off-topic bacana: publica ae editor 🙂 !

Vejam um MiGripen 21! 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=NpuORPtSxhY&feature=related

latino

podem ter avionica moderna ;;;

mas que são feios pra caramba isso são !!

Baschera

Errata: Onde se lê “recdonhecimento” leia-se RECONHECIMENTO.
Desculpem….

Sds.

Challenger

O nariz é mais fino que do Mirage III, qual é o radar usado no Cheetah?

Seria interessante ver o Cheetah em um combate contra o F-5BR, embora ele seja bem mais potente.

Baschera

Só para ilustrar…..
O armamento possível de ser usado nos Cheetah C :

>> 2 canhões-30 mm (1.18 in) DEFA 552
>> 4 lança foguetes Matra (18 und. tipo SNEB-68 mm) ou 2 und. Matra JL-100 (19 und. SNEB-68mm mais 66 galões combustível extra).
>> Mísseis : 2 und. Python III ou V4 R-Darter(BVR)ou U/Darter ou V3C Darter.
>> Bombas : 8.800 lbs (4.400Kg) em 5 pontos duros( podem ser LGBs ou GPS g-b) ou até mesmo pods de recdonhecimento.

Sds.

Francisco AMX

Já vão estar melhor que a gente! rsrsrsr

Francisco AMX

obrigado Nunão por permitir o vídeo… alías, vc viu? 🙂 vale a pena

Nunão

Para os que perguntaram: a motorização não é a mesma do Kfir. É a mesma do Mirage 50 (que é a AtarK-50 de 7.200 kg de empuxo dos Mirage F-1, mais potente que as Atar 9-C dos Mirage III E e Mirage 5, que tinha 6.200 kg de empuxo). Os Pantera do Chile, que deixaram o serviço há pouco, também tinham essa turbina, assim como os últimos Mirage 50 venezuelanos. Os Kfir eram adaptados para a turbina norte-americana J-79 (8.120kg de empuxo), o que estragava bastante a elegância linhas da fuselagem traseira. O que tem em comum entre todos esses… Read more »

Baschera

Challenger,

São “precision-guided munitions”(PGMs), laser-guided bombs (LGBs), todas guiadas por “GPS-guided weapons”. A pintura de azul, com listas pretas, se não me angano, são munições de teste sem a “warhead” ou cabeça com explosivos.

Estes aviões, com sua modernização recente, ficaram praticamente são iguais aos que os equatorianos já usam, os israelenses Kfir.
Os sul-africanos pediram Us$ 40 milhas pela esquadrilha (12 unid.), mas sem os armamentos inclusos.

Sds.

Rodrigo Cordeiro

MUITO FEIOS…Parece a cara da preguiça do “A era do gELO”!!

Challenger

Que bombas, são aquelas pintadas de azul e preto?

Challenger

A motorização, e a mesma do Kfir?

O Equador deu um Baile no Peru na decada de 90, com os Kfir e Mirage F1, contra os Sukhois SU-22 peruanos.

Eu não Subestimo ninguém.

Manfred Von Richthofen

Francoorp, a SAAF continua pintando canopy falso nos seus novos Gripen. Se ela faz isso, é porque acha que vale a pena.

alessandro

A questão não é se é feio ou bonito, se é pintado ou não.
A questão é que eles tem um caça própio e nós estamos discutindo o famigerado fx-2 e tentando advinhar quem vai nos dar tecnologia.
Se o Brasil levasse mais a sério sua defesa nós não estariamos precisando de nada disto…..
Teriamos com certeza nosso caça como muito bem disse o brigadeiro e ex presidente da embraer.

Francoorp

Pra mim é coisa velha esta de canopy pintado, não creio que tenha alto nível de sucesso esta tentativa de engano, é coisa de anos 60.

Francoorp

Ou para se defender da Colômbia?

Felipe Cps

Achei bonito, num é feio naum…

Engraçado o Cafetão Equatoriano (amigo do Lulla) se armando até os dentes neh? Será que ele se prepara para atacar a Colômbia?

Sds.

Manfred Von Richthofen

Francoorp, então o canopy falso pintado ainda vale… já que é “só para garantir”…rs

Em muitas situações e teatros os combates aéreos BVR não são possíveis, seja por regras de engajamento ou risco de abate de aviões amigos (mesmo com IFF).

E mísseis BVR também falham. Se após um lançamento de BVR o inimigo conseguir evadir-se, sua próxima oportunidade de tiro talvez seja visual.

Bruno Rocha

Os jatões antigos podem ser “feios” agora, mas nada manchará a marca da força que eram em seu tempo, e olhem só, um canhão desse voando ainda assusta muita FA por aí.

Boa noite

Esdras

Esse é um Mirage III que foi naquelas lojas dos baitolas compra anabolizante….r.srsrsrs
Agora falando sério, para o contexto da AL ele é muito válido e se não me engano estão mais modernos do que os nossos M-2000

Francoorp

Não disse que acabaram, mas não são mas a regra, usar canhão de bordo é sò pra garantir, agora a regra é o BVR.

Manfred Von Richthofen

Francoorp, se os combates aéreos de curta distância acabaram, por que é que as Forças Aéreas continuam desenvolvendo mísseis de curto alcance?

Qual a razão dos novos aviões de combate ainda usarem canhão a bordo (F-22, F-35…)?

luis

Não é o Kfir??

Francoorp

Estes da foto grande, usam ainda a velha pintura “falsa cabine” debaixo da cabine real!

Coisa inútil, pois não creio que os combates no futuro serão assim próximos, sempre lembrando o caso dos f-4 phanton no vietnam, que no inicio do conflito nào tinham canhão à bordo, sò missil ar-ar. Foi latada!!!

Mas hoje não creio mais nisso, alguns esporádicos , mas nao regra de combate.

Nunão

Francisco AMX em 05 out, 2009 às 19:12

Publicado, Francisco, mas aproveito para perguntar:

O que tem a ver com o Cheetah (ok, vc escreveu que era off-topic, vá lá…)

Player Of Dark

Duvida final, os Cheetah são apenas atualizações do Mirage III ou não ?
Muitos sites dizem ser um produto sul-africano, mas outros dizem ser apenas atualização(o que me parece mais correto), mesmo assim tenho duvida.
O Kfir pelo que ja li é um produto Israelence baseado no Mirage III, e a ultima versão (Kfir C10 ou 2000) é superior a estes Mirage 2000 que estamos usando (Mirage 2000C).

ramillies

Player Of Dark, Oficialmente, todos os Cheetahs foram fabricados a partir das células dos Mirage III da Força Aérea Sul-Africana (SAAF). Existem rumores que a SAAF terá adquirido outras células no estrangeiro, mas pelo que sei isso nunca foi confirmado. Existem três modelos do Cheetah: * E – primeira conversão, baseado no Mirage IIIEZ que na altura estava relegado para a missão de treino operacional de pilotos de Mirage na Escola de Voo Avançada Nº 85 (85 AFS). Tem um nariz semelhante ao Kfir C2/C7, embora com uma extensão à frente da cabine; * D – segunda conversão, a partir… Read more »