Brasil ‘muito provavelmente’ escolherá caça Rafale – fontes

39

SÃO PAULO, 13 Fev (Reuters) – O Brasil “muito provavelmente” escolherá o caça militar francês Rafale para modernizar a Força Aérea, disseram fontes do governo, uma decisão que garantiria um dos contratos de defesa mais cobiçados dos mercados emergentes para um avião cujo futuro estava em dúvida apenas duas semanas atrás.

A presidente Dilma Rousseff e os conselheiros dela acreditam que a proposta da Dassault Aviation para vender pelo menos 36 Rafales tem os melhores termos entre as três ofertas finalistas, disseram à Reuters fontes sob condição de anonimato.

As outras duas fabricantes são a Boeing com o F-18 e a Saab com o Gripen.

FONTE: Veja

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Qualquer um dos três é melhor do que tem-se hoje!

O importante é finalizar isto, por mais que Eu ache que mesmo decidido, haverão tantas desculpas e atrasos que a tal “assinatura do contrato” não dar-se-á neste governo…

Não achem que com Rafale ou outro caça qualquer a situação de penúria da FAB vai mudar, o “escolhido”, seja quem for, será tão rainha de hangar quanto o F(orevis)-5 é hoje.

Mas que um contratinho agora ia ajudar um monte na campanha eleit…opa…digo…digo…é melhor não dizer nada…

Rogério

Uéééé!!!! Mas já não tinha escolhido??? Que ano que foi mesmo, que um presidente Mollusco havia dito que o escolhido foi o Rafale??? Desde então estamos todos esperando a assinatura desse contrato, era p/ ser depois do carnaval, Pascoa, festa junina, Copa, eleições, Natal, Fim de ano, carnaval ……..Ad infinitum.

[]s

JapaMan

Só tem um nome pra isso… P A L H A Ç A D A, sempre foi o queridinho do governo com a desculpa esfarrapada de TOT, vamos gastar 10 bilhões em apenas 36 caças, enquanto na índia a quantidade é beeemmm maior, uma vergonha, uma piada pronta esse FX, é a mesma coisa que a patrocinador escolher motor e desenhar um carro de f-1 sem consultar ninguém e entregar para o piloto, e ainda cobrar resultado dele, como uma coisa tão sério como esse pode ser dicidida políticamente, como um assunto tão delicado, tão importante pode ficar nas mãos… Read more »

Edgar

Com a palavra, o cara mais entendido do mundo da imprensa, Mr. Fontes.

Rogério

Acho que o Brasl perdeu tempo, agora é partir p/ um 5 gerção mesmo, Coréia do Sul, Indonésia, Japão, Russia, China, tds os clientes do F-35 e a India estão avançados nessa determinação de possuirem um 5G. Lembrando que o Rafale foi escolhido p/ ser “Lo” de “Hi Lo mix” onde o Hi é o Su-30 e posteriormente o Pak FA. Então cancela td, compra um tampão barato p/ garantir a desativação dos M-2k e F-5 e parte p/ um 5G. Fala-se mt de combate aéreo, dogfight, quem gira mais rapido do que quem, mas esquecem como um caça sem… Read more »

Nick

O que vier agora é lucro. Se for o Rafale que seja… E resta ficar na torcida para que a FAB consiga operar eles(160 horas/vôo/ano).

[]’s

Rogério

Nick disse:
13 de fevereiro de 2012 às 9:29

Caro Nick,

discordo, o que vier agora, será prejuízo, pois virá com uma geração de atraso e a preço de ouro.

[]s

Rogério

Lembrando que quando o FX-2 estava no seu auge em 2009, nem se falava de Pak Fa, J-20,Shinshin e programa da Coreia do Sul junto com Indonésia e Turquia, o único que estava no horizonte era o F-35. Agora tds já estão posicionado em um 5G

Daglian

JapaMan,

Não, o contrato para 36 caças não custará 10 bilhões. Custará 2,2 bilhões. Ele só custar’á até 10 bilhões caso a FAB decida, posteriormente, adquirir mais 126 caças.

Ivan

Rogério, Infelizmente vc está certo. Todos os candidatos do F-X2 são de geração inferior ao que se apresenta de novo no mundo e serão a parte LOW de qualquer Mix de combate com aeronaves de 5ª geração, seja na US Navy, na Otan ou em qualquer força aérea de respeito na próxima década. Acredito que os caças mais leves e indígenas (fabricados no país usuário) de 4ª geração ainda vão ter um papel importante em lotear os esquadrões de combate, pois dificilmente poderão ser todos furtivos. É o inevitável HI / LO Mix… Assim sendo, porque comprar o mais caro… Read more »

Marcelo

vamos assinar logo isso e ter a Força Aérea mais capaz da América LAtina, já não é sem tempo. Tchau gripado!

Ivan

JapaMan, “…vivemos em um modelo capitalista com “traços”de revolução Cubana.” Não é assunto para este forum, mas merece um esclarecimento. O que vc se refere é o chamado Capitalismo de Estado. Este possue duas vertentes distintas, uma da direita para esquerda e outra da esquerda para a direita, se me permite o trocadilho. A mais antiga refere-se a países capitalistas que optaram por uma forte intervenção do Estado na economia, ativamente participando das forças produtivas como sócio dos negócios. o melhor exemplo é a França, que sempre manteve uma forte participação estatal em quase tudo, até mesmo na Dassault, por… Read more »

Ivan

Errei o grifo… de novo.

NOTA DOS EDITORES:
IVAN, CORRIGIMOS SUA PROFUSÃO DE NEGRITOS DO COMENTÁRIO ANTERIOR. SUA INTENÇÃO ERA DEIXAR COMO FICOU AGORA?

Nick

Caro Rogério,

Entendo seu ponto de vista, e até compartilho do mesmo.

Mas, a realidade é que para sair um negócio de míseros 36 caças de geração antiga é esse parto todo, imagina a briga que vai ser para um 5G.

O que não dá é deixar a FAB com F-5EM e só para Defesa Aérea( nem conto mais com os M-2000C).

Minha visão seria o Gripen NG agora, e uma parceria em um 5G (seja a Suécia, Índia, Coréia ou a Turquia). Mas isso me parece muito distante agora.

[]’s

Mauricio R.

E a imprensa continua sendo usada, na “guerra dos caças”…
Isto aqui não tem nada de novo, sigam c/ o enterro.

Observador

Boatos, boatos, boatos… Se dependesse de boato, o Rafale já teria sido comprado umas dez vezes. Como já falei, quem decide é a mulher, e com uma calculadora na mão, ao contrário do antecessor, chegado a decidir no achismo. Meu medo é a decisão sair na base do “toma-lá-dá-cá” em troca do cancelamento da PEC-300 ou outra bomba orçamentária qualquer. Aí sim, a presidente joga a FAB aos lobos, compra o bibelô francês e a Força que se vire para voar com o orçamento de fome a que é submetida. Por outro lado, eu também sou sócio da idéia que… Read more »

Daglian

Esqueçam 5 G para o Brasil por um bom tempo… estamos há mais de 16 anos tentando comprar 36 Caças de 4,5 geração, e até agora a decisão nem saiu. Como querem então que entremos no desenvolvimento de um 5 G??

Defesa não é prioridade e pelo visto não vai ser, continuaremos com sucatas. Infelizmente… agora, se o Rafale for comprado, aí ferrou de vez, não iremos operá-los decentemente, e aí é que nossa FAB morre de vez.

Ivan

Srs. Editores,
Obrigado pela rápida providência.
Grato,
Ivan.

DE NADA!

leocoqueiral

Amigos,

Tenho que concordar com diversos comentários acima……. otempo do FX passou, se houver uma compra será de um equipamento de uma geração passada, não um exemplo de futuro.

Porém imaginemos…. o que o país faria? Talvez comprar de segunda mão passe a ser um bom caminho e invertir numa parceira de 5ª geração.

Corsario137

Ao que me parece a presidenta Dilma deve estar com a caneta na mão pra resolver alguma coisa porque estão CHOVENDO notícias, em vários idiomas, sobre o assunto. A notícia deve ter vazado do planalto e os lobistas estão tratando de se coçar. A Boeing veio com o “mega-saldão”, a Dassault está plantando todo tipo de notícia e até a “suposta avaliação negativa” do Gripen eles desenterraram.

Acho que se aproxima o fim desta novela. Se o final será feliz? only God knows!

Comentário Patrocinado: Boeing 😉

Corsario137

Vou dar uma de insider agora kkkk…

Acabei de conversar com um amigo, Brigadeiro da FAB, e no papo informal o palpite dele é de que não vai sair NADA! Ele acha que o FX2 vai ser prorrogado novamente.

Tamu ferrados.

Observador

Senhores:

Para quem acha que vai se anunciar a compra de alguma coisa em 2012:

http://www.valor.com.br/impresso/primeira-pagina/dilma-define-os-cortes-do-orcamento

Vai haver um corte de 70 bilhões de corte. Adivinhem em que pasta será maior?

A prioridade do GF é o “Minha Casa, Minha Vida”.

Como falei muitas vezes antes: Investimento em Defesa não dá voto.

Corsario137

Putz!

Se com um corte de 50 bi já foi um sufoco, imaginem cortando 70!

E ainda tem gente pensando em 2a Frota kkkkk…

Ai Jesus, o que será que nos aguarda?

Daglian

Ah não, mas um corte! Que droga!

Mas o povo merece mesmo, que fiquemos sem defesa. No dia que precisarmos, o povo vai aprender que não se brinca com isso [nem com voto].

cristiano.gr

Não fugindo aos comentários dos últimos posts…

Por essas e outras que sou contra o voto popular, em um país que o que a tv fala vira lei e a tv é a maior “fonte de cultura”, o voto acaba se tornando um instrumento de castigo contra o próprio povo.

Mas a política atual de favorecer o social em detrimento de outras áreas é a responsável pela saúde atual da economia.

Control

Senhores Como já citado outras vezes, a janela de oportunidade do FX2 já passou. Desde o início, aliás, apenas uma das propostas tinha possibilidade de atender razoavelmente as especificações e esta proposta era a dos suecos, visto que o Gripen, com algum aperto, cabia no orçamento da FAB e a sonhada TOT poderia chegar a ser medianamente efetiva visto que o desenvolvimento da aeronave aconteceria com a participação da Embraer. Porém, o tempo passou e o desenvolvimento do NG caminhou. Hoje, o possível ganho de conhecimento é muito menor, sobrando apenas a vantagem econômica na participação da produção e o… Read more »

Almeida

Pra quem acha que os aviões finalistas do FX-2 estão no final de suas carreiras e perto da obsolescência: esta foi a mesma desculpa usada para enterrar o FX original. Em algum momento aviões devem ser escolhidos e comprados, ficar empurrando pensando sempre no futuro acabará com o nosso presente sem nenhum caça em condições de voo. A FAB precisa de 36 novos caças AGORA. Final de 2013 os Mirage 2000 B/C, esses sim obsoletos, param de voar. Em 2016 os primeiros Mike serão aposentados. Vocês realmente querem cancelar o FX-2 e começar outro processo? Tem certeza? Agora, fato que… Read more »

Almeida

State of the art ou não, Super Hornets, Rafales e Gripen voarão na linha de frente até pelo menos 2030. Quinta geração não é uma necessidade imediata para muitos países, menos ainda para a FAB. Para a FAB, necessidade imediata mesmo é adquirir um substituto para seus Mirage e Tiger das décadas de 80 e 70.

Almeida

Dito tudo isso, alguém aqui ainda acredita no Mr Fontes, Veja e Reuters?

Almeida

Em outro post sobre custos de operação dos finalistas do FX-2 eu fiz uma rápida conta de padaria utilizando diversos dados sobre os custos de hora/voo de cada um dos vetores envolvidos e o que a FAB gasta hoje. A FAB opera hoje na sua linha de frente aprox 12 Mirage 2000, 56 F-5M e 53 A-1. Somei todos os custos e cheguei num total de quanto a FAB gasta por ano voando com seus caças de linha de frente, numa média baixa de 120 horas/ano pra cada aeronave. Depois dividi pela hora/voo divulgada pelos seus proprios operadores, para cada… Read more »

Vader

Sinceramente já não dou a mínima. Que venham as jacas então, e que a FAB se lasque com sua hora-vôo estratosférica e seus armamentos defasados e pelo olho da cara.

O importante é ter caças para sobrevoar a Marquês de Sapucaí no Carnaval, o Fielzão na abertura da Copa e a Esplanada no 7 de Setembro.

juarezmartinez

Calma srs, calma, acabei de ficar sabendo que o “sr fuentes” desta “plantation news” foi um famosos jornalista expert em defesa lotado no Mindef, demais explicações tornam-se desnecessárias, muito provavelmente com a anuência do chefe dele, outro debilóide esquerdopata.

Grande abraço

ricardo_recife

Se o Brasil comprar o Rafale os franceses estarão certos, não somos um país sério.

Ricardo_Recife

Ivan

Almeida, Acredito que o Brasil precise de 88 a 120 caças como defende o Brigadeiro Saito, afinal ele entende mais do assunto que todos os comentaristas de blog juntos. Algo em torno de 6 (seis) ou 8 (oito) esquadrões de caça, que é o que temos hoje entre aviões de caça e ataque (jatos). Mas há 2 (dois) fatores críticos: 1º – Os caças de 5ª geração estão ocupando o lugar daqueles de geração inferior na primeira linha de combate em não mais que uma década, com a entrada em serviço do JSF e PAK-FA; 2º – Os caças de… Read more »

Antonio M

A escolha seria fácil, se retirassem o componente antiamericanista do GF ……..

Almeida

Ivan, também defendo um mix hi-low pra FAB. Mas um pouco mais modesto e imediato, como 36 Super Hornets e o resto de FA-50 Golden Eagle fabricados aqui com a aviônica dos F-5M, A-1M, A-4M. Ou ainda 36 Gripen E/F novos e o resto de Gripen C/D usados, com um esquadrão operando o TA-50 ou Hawk. Gripen ou Vespão, sobra dinheiro para operar mais que as 36 aeronaves do FX-2. A questão é, se comprarmos 36 Rafales, apenas 22 terão condições de voo e mais NENHUM OUTRO caça poderá voar com o orçamento que temos hoje. De 8 esquadrões para… Read more »

DrCockroach

Prezados Almeida e Luis Cutrim (lah em cima), Realmente colocar p/ baixo do tapete os custos de operacao do Rafale e o impacto disto na capacidade operacional da FAB eh um enorme equivoco/irresponsabilidade. A diferenca na hora voo seria o equivalente, acredito, a espatifar no chao um Rafale por ano ou mais. Prezado Juarez, Se foi o “fontes” aquele, entao estah tranquilo, pois mostra desespero; alias, como brasileiro, acho ridiculo condicionar o anuncio a eleicao Francesa. Mas do governo qualquer coisa pode acontecer. No mais, De malas pretas na Suica ainda nao li nada. Jah na India, o lider do… Read more »

Vader

Ah, a notícia foi plantada pelo PP? Ótimo, então sabemos que Rafale não virá… 🙂