Home Indústria Aeroespacial Assinado contrato que estende o ‘leasing’ dos caças Gripen da Hungria

Assinado contrato que estende o ‘leasing’ dos caças Gripen da Hungria

509
2

A Saab anunciou que foi assinado o contrato que estende por 10 anos o “leasing” dos caças Gripen em operação na Hungria. Essa cooperação da Suécia com a Hungria com o Gripen fica estendida até 2026. Trata-se de uma parceria onde o contrato é assinado entre os dois governos, e a Saab atua como uma subcontratada. O atual contrato deveria expirar em 2016, mas os dois países decidiram estender essa parceria por mais dez anos.

A assinatura foi feita na segunda-feira, 30 de janeiro, após negociações realizadas nos últimos meses. O novo contrato foi assinado pelo Diretor Geral da FXM (Agência Sueca para Exportações de Defesa e Segurança), Ulf Hammarström, e o Diretor Geral do Escritório Húngaro de Armamento, Gyula Keszthelyi.

Segundo Lennart Sindahl, vice-presidente da Saab e chefe da área de negócios aeronáuticos da empresa, “a notícia de que a Hungria está estendendo o contrato do Gripen por dez anos é extremamente positiva. Mais uma vez, isso confirma que o Gripen é um dos principais caças do mundo que atendem aos requerimentos operacionais, técnicos e de custos do mercado.”

No ato da assinatura, também estava o ministro da Defesa da Hungria, Csaba Hende, que na foto ao lado é visto atrás de Gyula Keszthelyi, mais à esquerda. À direita, sentado, está Ulf Hammarström, e atrás dele o ministro da Defesa da Suécia,  StenTolgfors.

Em 2001, os dois governos chegaram a um acordo de aquisição por leasing, modificado em 2003, que incluiu 14 caças Gripen (12 monopostos e dois bipostos). Todas as aeronaves foram entregues entre 2006 e 2007, entrando em operação na Força Aérea Húngara no final de 2008.

FONTE / FOTOS: Saab

VEJA TAMBÉM:

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Vaderricardo_recife Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ricardo_recife
Visitante
Member
ricardo_recife

E agora, onde estão aqueles super especialistas, by Dassault, que diziam que a Hungria iria devolver os Gripens?

O mais légal é que são os mesmos que diziam que a Jaca já tinha levado na Suíça.

Vader
Visitante
Member

É assim que cliente insatisfeito faz: assina o contrato de renovação em menos de dois meses…