quarta-feira, abril 21, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Operação Stair Step

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Na foto acima, jatos F-84F da Federalized Air National Guard de Newfoundland, em novembro de 1961, pouco antes da travessia do Atlântico para a Europa em resposta à crise de Berlin. Por causa da grande distância de voo sobre a água até os Açores, os aviões eram rebocados até a cabeceira da pista para economizar combustível de táxi.
Durante a “Operação Stair Step” com mais de 200 caças (o maior desdobramento de caças desde a Segunda Guerra Mundial), nenhum deles foi perdido.

Na foto abaixo, um F-84F da  New Jersey Air National Guard, já na Europa, na base francesa de Chaumont.

FOTO: USAF

Previous articleO rollout do F-111A
Next articlePré-voo do B52
- Advertisement -

6 Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Dureza devia ser reagrupar essa turma.
Quando o ducentésimo decolou o primeiro já devia estar tomando uma cervejinha em Berlim, ou louco para tomar uma.

asbueno

Não seria este o esquadrão de Richard Bach, comentado pelo mesmo em “O dom de voar”?

Giordani RS

Esse avião só está no roll-out da fama porque estava disponível 24hs por dia durante a Guerra Fria? O F-84 não tinha como fazer frente aos soviéticos, como foi comprovado na Coréia! Vai entender…

Fernando "Nunão" De Martini

Giordani, Apenas acrescentando que a versão do F-84 que combateu na Coreia era outra, de asas retas. E, mesmo à época, tinha as missões de ataque ao solo como principal emprego, assim como as versões de asas enflexadas vistas nessas fotos de dez anos depois. Em 1951, combate aéreo com os caças russos era coisa para o F-86. Em 1961, embora este ainda estivesse em operação, já era coisa para o F-100 e outros “Century” entrando em operação, para fazer frente aos MiG mais novos e companhia. Vale lembrar que 1961 também é o ano de entrada em operação do… Read more »

sergiocintra

O Cargueiro que aparece na foto, é semelhante ao que veio com o X-15 – para exposição em um dos salões da vida (Qdo. o parque de exposições ficava no Ibirapuera) – e que ficou aberto para visitações na ala presidencial de Congonhas. A frente do Cargueiro abria Igual ao C-5 e tinham 2 rampas. Subi na cabine do piloto por uma escada lateral do “Mostro” daquela época. Fico só imaginando um “Galaxy”.
Pessoal, fim de semana é para recordar!

sergiocintra

Para o Desafio, tratava-se de um Doiglas C-124 Globemaster II.

Reportagens especiais

Além do Gripen: Saab apresenta fábrica de aeroestruturas do caça, no Brasil, de olho no mercado mundial

Grupo sueco, que venceu o programa F-X2 de 36 caças para a FAB, apresentou em São Bernardo do Campo...
- Advertisement -
- Advertisement -