Colômbia quer cargueiro da Embraer; busca Hercules no curto prazo

1

BRASÍLIA, 17 Jan (Reuters) – A Colômbia deve fazer uma compra emergencial do cargueiro norte-americano C-130 Hercules enquanto espera que a alternativa da Embraer, o KC-390, fique pronta entre o final de 2015 e o primeiro semestre de 2016, segundo o relato de um integrante do governo brasileiro que participou de reunião fechada nesta terça-feira, citando o ministro colombiano da Defesa.

Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzon Bueno, se reuniram nesta terça para estabelecer um cronograma de parcerias militares entre os dois paises – inclusive a participação da Colômbia na fabricação do KC-390.

A fonte ouvida pela Reuters, que falou sob condição de anonimato, disse que Pinzon Bueno não falou a quantidade de aviões Hercules que seriam adquiridos pela força aérea colombiana.

Além do cargueiro KC-390, os dois países estudam uma parceria na construção de um navio patrulha fluvial. A Colômbia quer ainda conhecer os projetos brasileiros de veículos aéreos não-tripulados, para estudar a compra futura.

Amorim anunciou também que o Brasil irá enviar integrantes do ministério à Colômbia em fevereiro para conhecer lanchas fluviais blindadas fabricadas no país vizinho. O Brasil estuda adquirir as lanchas para utilização no controle das fronteiras da região amazônica.

CÚPULA

O ministro da Colômbia disse que ocorrerá uma cúpula binacional com empresários dos dois países da área da Defesa para ampliar a cooperação industrial.

“A Colômbia está em pleno processo de avançar no setor da Defesa e o Brasil é um grande sócio nesta matéria também”, disse Pinzon Bueno.

Outra parceria discutida entre os ministros foi a de o Brasil treinar soldados colombianos para missões de paz.

Segundo Amorim, ficou ainda estabelecido um cronograma para sistematizar uma comissão binacional de controle de fronteiras que trabalhe de forma permanente no combate ao narcotráfico.

“Negar acesso de organizações ilegais ao nosso território é a melhor ajuda”, afirmou Amorim. (Por Ana Flor)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Não sabemos mais fabricar nem lanchas blindadas???
Ainda vamos pedir a Piper para por em linha os “Cub”, já
que nem Paulistinha sabemos mais fabricar.
Que vergonha!!!!