Pré-candidato republicano à presidência dos EUA critica contratos com o Brasil

5

 

Gingrich critica contratos do Brasil nos EUA

O Brasil virou munição na disputa entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca. Na noite de domingo, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Newt Gingrich criticou duramente a escolha dos A-29 Super-Tucanos, da Embraer, em uma licitação da Forca Aérea americana para a compra inicial de 20 de jatos leves, cujo valor alcançara US$ 355 milhões.

Gingrich ainda atacou o presidente Barack Obama por ter dado aval a um contrato de US$ 2 bilhões em petróleo a ser extraído da camada pré-sal, durante sua visita em março ao Brasil.

Em um auditório da Academia Pinkerton, em Derry, Gingrich defendeu as alternativas nacionais em detrimento do Brasil. No caso dos jatos leves (sic), a empresa Hawker Beechcraft, do Estado do Kansas – que foi à Justiça e suspendeu a venda da Embraer. No caso do petróleo, a exploração dos poços no Alasca, no Golfo do México e no Texas.

“Não entendo como o governo permitiu que o Brasil vencesse essa concorrência”, afirmou Gingrich a uma plateia de cerca de 400 pessoas. “O presidente Obama quer ser o chefe dos vendedores do petróleo brasileiro enquanto eu serei o chefe dos vendedores dos produtos e serviços americanos”, completou.

O candidato compete nas primarias de New Hampshire, hoje, em clara desvantagem. Com grande parcela de votos independentes e democratas, ele deve ter ao redor de 10% das preferências.

FONTE: Estadão

FOTOS: sites builtforthemission (que promove o Super Tucano nos EUA) e mission ready (que promove o AT-6)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Esse cara e um maluco que não e levado a serio nem mesmo pela extrema direita americana. Esta muito longe de ser o candidato republicano.

DrCockroach

Felizmente este Gingrich foi avacalhado no ultimo debate nas primarias americanas, p/ quem assistiu 3 dias atras. O Ron Paul chamou ele de “chickenhawk”, ou “galinha” (medroso) na hora de servir (evitou ir p/ o Vietnam) mas falcao (ou o nosso “galo”) na hora de mandar as tropas p/ guerras sem sentido. Este estah morto eleitoralmente. Alias, todos os candidatos que favorecem as guerras (e mais gastos), que falavam somente da biblia, discursavam contra as minorias (gays, mulcumanos, imigrantes, …) estam despencando nas primarias republicanas. Felizmente, em certa medida, os republicanos mais novos estao se livrando do obscurantismo da plataforma… Read more »

DrCockroach

estam = estao

Os malucos/picaretas/obscurantistas defenestrados das primarias = Cain, Bachmann, Gingrich, Santorum…

O meu candidato estah em segundo lugar: Ron Paul!

http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/a-mensagem-libertaria-de-ron-paul-idolo-dos-jovens-americanos-pode-mudar-o-mundo/

[]s!

Darkman

Doido !!!
Ainda bem que ele é apenas candidato.
A29 ST já levou.

Abs.

Corsario137

Sofista.