terça-feira, outubro 4, 2022

Gripen para o Brasil

Caça de 6ª geração que será lançado em 2030 ganha primeira imagem conceitual

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Lockheed Martin apresentou o visual do modelo que deve substituir os caças F-22

 

Os jatos militares estão cada vez mais potentes e modernos, mas a ideia é que eles continuem se desenvolvendo pelas próximas décadas. A Lockheed Martin, por exemplo, já está trabalhando no modelo que deve decolar daqui a 18 anos.

A imagem acima apareceu pela primeira vez no calendário de 2012 da empresa, sem contar com mais detalhes. Por enquanto, o caça ainda não tem um nome oficial, mas foi carinhosamente batizado de “Miss February”. De acordo com FlightGlobal, já podemos esperar melhorias na velocidade, camuflagem e alcance, além de uma tecnologia inédita e que parece sair direto da ficção científica: o reparo automático de partes danificadas da aeronave.

Caso seja adotada pelo governo dos Estados Unidos, a Miss February será a quinta geração de caças F-X a sobrevoar os céus norte-americanos. Como o desenvolvimento é uma parceria entre a Lockeed Martin e a Skunk Works, ao menos um protótipo do veículo ainda sem as melhorias pode surgir em breve.

FONTE: Tecmundo / COLABOROU: Elison Costa

- Advertisement -

16 Comments

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

A nano tecnologia e os metamateriais irão dominar a tecnologia dos caças avançados do futuro.
Furtividade VLO-2 (inclusive visual), hipercruise, armas de energia dirigida, não tripulado, superfície irradiante, etc, mas parece que mantiveram o lugar para um passageiro.

joseboscojr

Pelo menos os de 6ª G parece que ainda terão a aparência de “caças” já que possuem asas, superfícies de controle, perfil aerodinâmico, entradas de ar, etc.
Já os de 7ª G provavelmente serão irreconhecíveis.

jacubao

E pensar que o Brasil fica enrolando por mais de 20 anos para comprar um 4ª geração…
Infelizmente o nosso Brasil não é um país sério.

Observador

Puxa vida. Estou de férias, ainda não comprei a revista e tinha prometido a mim mesmo não comentar nada antes de comprá-la, MAS não posso deixar de fazer um comentário: Será mesmo este o desenho do caça? Nesta fase tão prematura do projeto, já teriam um desenho do que será o avião? A impressão que dá é que pegaram o desenho do malsucedido YF-23, espicharam-no um pouco, aplicaram uma pintura modernosa e voilà: temos um caça de sexta geração. É só ver as fotos do avião do consórcio Northrop / McDonnell Douglas disponíveis na internet e notar as semelhanças. OU…… Read more »

Vader

Pra mim a LM pegou um desenho qualquer da Skunk Works e jogou num calendário pra preencher espaço.

Duvido que em 2030 eles ainda lancem um caça tripulado e, se não tiver um ser humano dentro, o caça terá um desenho bastante diferente.

Nick

A LM e a Boeing estão com visões diferentes de um 6ª geração. A LM quer desenvolver algo inteiramente novo, com canhões de energia dirigida, hipersônico e provavelmente voará na estratosfera. A Boeing propõe um caça com tripulação alternatica, e mais furtividade, mas não seria tão mais avançado (e caro) que os atuais 5ª geração (F-22 e F-35). O problema para a LM é que o Pentágono anda com problemas de caixa, e financiar um (mais um) projeto revolucionário pode não ser a prioridade do momento. Se a Boeing mostrar a viabilidade do seu 6ª geração por uma fração do… Read more »

Nick

errata: alternatica = alternativa,(opcional) 🙂

[]’s

Uitinã

Uê cadê a noticia do mega corte feito no orçamento militar do tio sam e aparece uma noticia dessas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o ano novo chinês começou mais cedo esse ano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Giordani RS

Lembra os projetos da Rockwell do final dos Anos 70…opa! Essa configuração e desenho já foi usada…deixe-me ver…ah! No YF-23!!!!! Hehehehe…

Bom, vendo por cima, a configuração é de um caça muito veloz, não parece ter condições de um embate corpo-a-corpo…ah sim! O dogfight clássico irá voltar, no futuro os aviões serão tão, mas tão stealth, que haverão sensores anulando sensores e aí, só olho-no-olho, com a velha e boa mira em cruz para abater o inimigo…

maxi47

Sempre a Legendária Sunkworks do Kelly Johnson…. pelo o menos me parece que na sexta geração ainda vão existir pilotos dos cabines dos caças.Acho que o Poder aéreo deveria fazer uma reportagem com esses gênios da engenharia, fica a sugestão.

Baschera

Marketing puro.

A LM que se preocupe em sanar as inúmeras falhas de projeto dos F-22 e F-35….. porque senão nem vai mais existir como fabricante de aviões em 2030.

Quanto ao “morto-vivo” do programa brasileiro de aquisição de caças…. já era…… em breve sai o tampax…. e assim vai se levando…. com o resto da ceia dos outros…. ao menos até que nos tornemos a primeira economia da galáxia… lá pelo ano estelar de 20.030.530 d.c.

Sds.

Edgar

Bonito desenho. Porém, gostei mais da proposta da Boeing e seu F-XX para substituir os Super Hornets da US Navy. Como o Vader disse, esse da LM ainda tem cara dos caças atuais. A proposta do F-XX pra mim parece mais “6th gen.” mas “nem só de aparência viverá o caça” 🙂

joseboscojr

Ricardo Almeida, Esse blog é para os entusiastas de aviação de guerra e não de robótica. Também existem sites mais adequados à pregação patriótica. Eu particularmente estou me lixando para a precisão dos robôs da indústria, seja nacional ou não. No máximo desejo sucesso ao seu proprietário,mas não perco meu tempo lendo ou comentando sobre o assunto porque simplesmente não me interessa. Já “caças”, me interessam, independentes de serem feitos no Brasil, China, Japão, EUA, Rússia. Gosto é igual a “calcanhar”, cada um tem um. Por exemplo, eu não dou pitaco em sites de culinária, dança, religião, futebol, admiradores de… Read more »

RA5_Vigilante

De fato, faltou criatividade a LM. Realmente parece um YF-23 piorado. As entradas de ar montadas na parte de cima da fuselagem (se forem as únicas) criariam problemas em manobras em alto AoA .

http://www.youtube.com/watch?v=X5aytDSnuxk

O FA-XX da Boeing nesse sentido é mais criativo e promissor.

http://www.youtube.com/watch?v=6DOrx5hYIMw

Saudações

joseboscojr

Tem gente com cérebro de barata que não tem nada a acrescentar ao debate.
O proselitismo da pseudo esquerda radical brasileira, quiçá, mundial, está muito bem servido de mentes “privilegiadas”.

Grifo

Senhores, o que um piloto está fazendo ali dentro?
Acho que está faltando ousadia para a LM.

Últimas Notícias

Força Aérea das Filipinas tem apenas 5 dos 12 caças FA-50 em operação

MANILA, Filipinas - Mais da metade dos caças leves FA-50 da Força Aérea das Filipinas (PAF) 12 estão atualmente...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -