Home Aviação Executiva Embraer apresenta jato executivo Legacy 500 pela 1ª vez

Embraer apresenta jato executivo Legacy 500 pela 1ª vez

385
4

Primeiro de três protótipos está pronto para a próxima etapa do programa

 

​São José dos Campos – SP, Brasil, 26 de dezembro de 2011 – A Embraer apresentou, pela primeira vez, seu mais novo jato executivo, o Legacy 500, da categoria midsize. O rollout, como o evento é conhecido em inglês, aconteceu dia 23 de dezembro no hangar de produção, localizado na sede Empresa, em São José dos Campos, Estado de São Paulo. A partir de agora, os engenheiros de teste e de desenvolvimento poderão realizar importantes ensaios em solo, antes do primeiro vôo da aeronave, programado para o terceiro trimestre de 2012.

“Este é um dia especial para o programa Legacy 500”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “A entrega da aeronave pela equipe de produção ao time de ensaios nos permitirá obter informações vitais durante os testes em solo, os quais serão utilizados para acelerar a campanha de testes em vôo.”

Após esta primeira apresentação, este avião realizará testes preliminares de sistemas, que abrirão caminho para a primeira partida de motor e, posteriormente, para os testes de vibração em solo (GVT) e demais ensaios em solo. Esta aeronave é a primeira de três protótipos que serão usados nos testes de desenvolvimento, em solo, em vôo e de certificação.

Mais de 800 engenheiros da Embraer trabalham atualmente no programa de desenvolvimento do Legacy 500, que será certificado pela ANAC (Brasil), FAA (EUA), EASA (Europa) e outras autoridades de aviação em mercados-chave em todo o mundo.

O jato é equipado com dois motores turbofan Honeywell HTF 7500E, cada um com 6.540 libras de empuxo na decolagem. Eles permitirão à aeronave voar em cruzeiro de alta velocidade a Mach 0,82, bem como percorrer 5.600 km (3 mil milhas náuticas) sem escalas, com quatro passageiros. O flight deck integrado Pro Line Fusion®, da Rockwell Collins, bem como o moderno sistema totalmente eletrônico de comandos de vôo (fly-by-wire) com proteção de todo o envelope de vôo, são outros destaques do avião.

O Legacy 500 acomoda confortavelmente 12 passageiros em uma cabine de 1,82 metro (6 pés) de altura e piso plano. A cabine possui quatro pares de assentos totalmente reclináveis, altitude equivalente a 6 mil pés, sistema de gerenciamento Ovation® Select, da Honeywell, e compartimentos de bagagem interna e externa. Assentos premium também estão disponíveis e oferecem descanso para as pernas, abas flexíveis para descanso da cabeça, suporte lombar com atuador elétrico e sistemas de massagem e aquecimento únicos nesta categoria de aeronave.

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Clésio LuizIvan Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ivan
Visitante
Ivan

No site da Embraer há informações comparativas sobre toda a linha Legacy e Lineage.

O Legacy 500 é comparado aos Sovereign, Hawker 900XP e Gulfstream G150, sempre com alguma vantagem, como o alcance que chega a 3.000 milhas náuticas.
http://www.embraerexecutivejets.com/portugues/content/aircraft/legacy500_payload_vs_range.asp

Interessante é observar também as tabelas comparativas dos irmãos maiores Legacy 600 e 650:
http://www.embraerexecutivejets.com/portugues/content/aircraft/legacy600_competitive_summary.asp
http://www.embraerexecutivejets.com/portugues/content/aircraft/legacy650_competitive_summary.asp

Depois nosso vizinho Evo Morales vai comprar Dassault Falcon 900 e ainda posa de amigo e preocupado com integração sulamericana.

Sds,
Ivan.

Ivan
Visitante
Ivan

Clésio Luiz,

Continuando nossa ‘conversa’ do outro post, o Embraer Legacy 600 tem uma capacidade de 8.242 kg. de combustível, que lhe permite chegar perto dos 6.000km de alcance, como vc havia escrito.

Na tabela comparativa linkada é possível verificar os concorrentes,
mas certametne vc já as conhece.

Sds,
Ivan.

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

No outro post eu me referia aos peso-pesados dos jatinhos executivos, o Bombardier Global Express e o Gulfstream G500. Eles estão numa categoria acima desses modelos da Embraer. Até os mid-size eu acho que os modelos da Embraer são muito competitivos, embora eu não duvide nada que aqueles que gostam de esnobar prefiram os modelos da Gulfstrean e da Dassault. Eu lembro que os britânicos escolheram o Global Express para seu avião de vigilância eletrônica, o programa ASTOR. Já os israelenses fora de G550 como plataforma para um AWACS. Nesses dois casos, os modelos da Embraer, apesar de serem menos… Read more »

Ivan
Visitante
Ivan

Clésio,

O G-550 AEW em relação ao ERJ-145 AEW&C tem o dobro do peso vazio, o dobro do peso máximo de decolagem e o dobro da potência dos motores.

Certamente é mais capaz, porém não em o dobro da capacidade.

Sds,
Ivan.