Irã mostra drone americano RQ-170 que teria sido capturado

70

VEJA TAMBÉM

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

Nem pra pintar de preto pra imitar melhor? Esses iranianos mesmo em! kkkkkkk

Ricardo Cascaldi

Ah, erro meu, o RQ-170 não é preto, mas de qualquer forma, como capturaram sem abater?

Diegolatm

Acredito que seja farsa, vejam o link abaixo e tirem suas conclusões quanto a estrutura do Sentinel original e esse ai colocado no video

http://hypersonicmissile.com/wp-content/uploads/2010/08/RQ-170-Sentinel-42.jpg

Link original :http://hypersonicmissile.com/2010/08/beast-of-kandahar-lockheed-martin-rq-170-sentinel/

Sds

Clésio Luiz

A única forma de os iranianos provarem que é um de verdade é mostrarem as entranhas do bixinho, especialmente os nºs de série dele ou de algum componente.

Quanto ao aspecto do aparelho mostrado no vídeo, não é de se esperar que ele apareça inteiro se ele foi capturado após um pouso forçado.

Uitinã

A conversa Iraniana e que eles teriam invadido o software da aeronave e forçado ela a pousar o que eu acho impossível existem poucos países com capacidade de interceptar sinais criptografados, além dos próprios Ianques, Russos, Chineses, Israelenses, e alguns países da Europa, a aeronave deve ter tido um curto e caído, mas pelo que eu vejo o sistema de autodestruição, não se ativou aiaiaiaiaiaiai os americanos tem um problema nas mãos, Chineses e Russos devem estar loucos atrás de um pedacinho se quer dessa aeronave. Tirei esses parágrafos de outro Site: Sabe-se que as aeronaves não tripuladas que transportam… Read more »

Vader

Se se trata ou não da Besta de Kandahar eu não sei. Mas uma coisa eu sei: isso aí não foi abate.

Vader

Agora, sinceramente? Tirante a propaganda, essa aeronave, se é que é mesmo o RQ-170, de pouco servirá ao Irã. Tal país não tem tecnologia para replicar a intrincadíssima tecnologia de tal drone. Aliás, ninguém tem. Quem fala da tal engenharia reversa do chinês deveria lembrar que até hoje eles não conseguem sequer reproduzir as turbinas do Su-27. E olha que montaram um montão deles na China. Mesmo os russos, que talvez – e apenas talvez – teriam a evolução tecnológica necessária para se aproveitar de um engenho destes, não iriam se arriscar a por as mãos no mesmo, pois saberiam… Read more »

Augusto

Basta dar uma olhada no site da foxnews ou da CNN. Em ambos consta que de fato o drone foi perdido e um alto oficial estadunidense, ao ver as imagens do vídeo, disse: “Yep, that it! They have it!”. Acho que não paira mais dúvida.

Mauricio R.

Fecho c/ o Vader.
A queda desse UAV no Irã, foi um fato infeliz p/ os americanos.
No mais a blogosfera estás cheia de mto ruído, qndo ao dano que esse incidente trará a liderança tecnológica americana.
De altamente curioso foi a aeronave não se auto-destruir, qndo da anomalia que lhe causou a queda.
Até os mais moderados dos comentáristas, tem se surpreendido c/ esse fato.

joseboscojr

Minha opinião é simples, curta e grossa, um RQ-170 caiu no Irã, mas esse daí foi feito no barracão da Viradouro. rsrssss Das duas, uma. Se esse for um RQ-170 autêntico, os “outros” que são mostrados pelos americanos não são, porque são diferentes, e não é só pela cor não. Pra mim os iranianos querem simplesmente contabilizar a queda a seu favor e mostram uma maquete feita no mesmo “galpão” que aqueles S-300 do desfile. rsrsr E isso não tem nada a ver com ideologia, gostar ou não do Irã, etc. Se os mais “dodois” interpretarem minha leitura dos fatos… Read more »

Edgar

Eu concordo com o Bosco, tenho certeza que, o drone “real” que caiu nem Ole Kirk Christiansen conseguiria separar as pecinhas e montá-lo.

No máximo os iranianos irão colocar as pecinhas pra equipar os laboratórios de montagem e manutenção dos PCs do Exército deles hehehe

joseboscojr

Sendo verdadeiro, eles têm a gravação do momento do pouso (de barriga ?) ou logo após, nem que seja de um celular, já que o drone teria sua rota desviada para um local de pouso específico. Duvido que ninguém tivesse um celular nessa base aérea.

LuppusFurius

Tá com cara de”‘papiemachê”.
.Mas se não for (dúvido que seja real) Tio Sam já tá no reconhecimento para ataque…….

Uitinã

Ianque Tupiniquim essa foi boa eu não sei se aquele ali e verdadeiro mas e igual procurei na NET e é igualzinho a cor não diz nada, mas se o “Verdadeiro” foi destruído por que os Ianques estão tão preocupados, mas também temos que ver algumas coisas.

Os china e russos já devem saber se aquele ali e o verdadeiro ou não.

Ivan

Se for confirmado que era um Lockheed Martin RQ-170 Sentinel o UAV perdido no Iran poderemos contabilizar mais uma trapalhada Yankee na Pérsia. O que era conhecido por “Besta de Kandahar” será agora chamado de ‘Besteira em Teerã’. Se for confirmado, e tudo indica que será, o prejuízo para os EUA é imenso, tanto em termos políticos como de imagem frente aos aliados e inimigos da região. É uma demonstração de fraqueza, mesmo que venhamos a descobrir que foi apenas incompetência. Quanto a perda de segredos tecnológicos é incontestável, mesmo que seja apenas um MQ-1 Predator ou MQ-9 Reaper. Vamos… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos, Os americanos podem ate fazer algumas trapalhadas politicas, mas uma trapalhada tecnologica desse nivel nao faz sentido algum. Primeiro: se um UAV como o Sentinel, (supersofisticado), sofresse alguma pane, os americanos ou forcariam a cair em picada para que a aeronave se desitegrasse no solo, ou activariam o mecanismo de autodestruicao embutido no UAV. Na minha opniao, ou esse UAV esta carregado com algum elemento radioativo (tipo plutonio) , e quem se aproximar deste aparelho nao vai sobreviver por muito tempo, ou o aterrisaram de proposito para que fosse capturado, mas a tecnologia embutida na aeronave deve ser um… Read more »

Ivan

Tadeu Mendes,

Nem mesmo Tom Clancy ou Frederick Forsyth para ter tanta imaginação… he he he… é muita conspiração para um só drone.

SE confirmar que foi um RQ-170 Sentinel será efetivamente uma trapalhada yankee, dentro daqueles milhões de dólares gastos nas black ops ou seja já qual for o nome.

Mas valeu pela teoria do Cavalo de Troia.

Sds,
Ivan.

Tadeu Mendes

Prezado Ivan,

Se eu nao tenho futuro como Analista de Defesa, talvez seje melhor virar um escritor de novelas Techno-thriller. Rsrsrsrsrs. assim como Tom Clancy.

Mas o meu autor preferido e sem duvidaalguma o Frederick Forsyth.

Mas falando serio, essa estoria de aterrizar um UAV em territorio iraniano, na fase inicial de preparacao para a guerra, esta realmente muito dificil de engolir meu caro.

Se a minha novela nao for verdadeira (Cavalo de Troia, rsrsrsrs),e os iranianos estao em posse do RQ-170, entao vao rolar um monte de cabecas na CIA, USAF e no NRO (National Reconnaissance Office).

Sds,
Tadeu

LuppusFurius

Por que o Drone precisou de tanto reforço escondido pelas “bandeiras-mesas” ? Se os persas pousaram o bichinno , por que não aparece o trem de pouso?
Ei Tadeu, qual o nome do seu livro?” Não é por que você é paranóico, que não está sendo vigiado”? Conspiração da Cusparada? Nós Não Existimos Assinado…….Os Illuminatti………

Sds

Luppus Furius

Tadeu Mendes

LuppusFurius (cachorro raivoso),

Nao escrevi nenhum livro ainda. Rsrsrsrs. Mas ja ate estou pensando no titulo: Cavalo de Troia, mas acho que o drama sera narrado em um contexto de bioterrorismo.

Quanto aos Illuminatti…Sou um deles.Rsrsrs.

Ivan

Ops !!!

“Operação Cavalo de Troia” já existe, são 8 (oito) livros lançados entre 1987 e 2011 do autor J. J. Benítez. Uma ficcção científica com direito a viagem no tempo e tudo mais.

Isto sem falar no original, o Cavalo de Troia criado por ‘Odisseu, salvo engano personagem da Ilíada, obra atribuída a Homero…
… mas ainda não tinha avião… he he he.

Sds,
Ivan, o antigo. 🙂

Augusto

Amigos, a imprensa estadunidense está noticiando com muita ênfase que o grande problema imediato não é propriamente a perda do drone e sua retenção pelo Irã. A grande questão está no fato de que isso é uma evidente violação do território dos iranianos e estes, inclusive, já enviaram uma reclamação formal a ONU para que ela se posicione quanto à violação de leis internacionais pelos estadunidenses e tome as providências pertinentes. Agora eu quero ver a posição da ONU. Ou desagrada seu grande financiador ou desrespeita explicitamente as leis internacionais e abre um precedente muito sério. A ONU terá de… Read more »

Tadeu Mendes

Prezado Augusto (o justo). Vamos ver: os iranianos vao reclamar que um Drone violou o espaco aereo deles (estamos em fase inicial de combate, e na guerra tudo vale). So que os iranianos se esqueceram de alguns detalhes. (Quem tem telhado de vidro, nao atira pedra no telhado do vizinho). Eles fianciam o terror pelo mundo afora. (Ja estou perdendo a paciencia com esses caras). 1- Mandaram explodir duas organizacoes judaicas em Buenos Aires. 2- Treinam, financiam e armam o Hezbollah (que usa escudos humanos para poder incriminar Israel). 2- Finaciam e armam o Hamas (que despeja foguetes rudimentares em… Read more »

DrCockroach

Complementando o colega acima, isto cria cosntrangimentos na desacreditada ONU, isto tb significa alguma barganha dos iranianos com os chineses ou russos que, certamente, irao se apropriar de algo.

Ou isto se torna uma espetacular contra-propaganda americana (pouco provavel) ou, se os iranianos realmente capturaram o RC-170 (muito provavel, nao parece fake) muitra gente vai ter que se explicar, e se explicar muito, mas muito bem: iniciando por que nao existia um sistema de auto-destruicao alem do retorno automatico? E se existia, por que nao exista um back-up do mesmo?

[]s!

joseboscojr

Tem gente que vê com a maior naturalidade que o Holocausto foi inventado, que o homem não foi à Lua, que o WTC foi implodido, que os sionistas querem dominar o mundo junto com os ETs, que a Terra é oca, que Elvis não morreu, etc, etc, etc, mas na hora de apenas fazer alguns questionamentos básicos para tentar entender melhor o que está ocorrendo no caso do RQ-170, montar o quebra-cabeça, aí não, aí confia oficialmente na integridade dos inimputáveis iranianos e de sua imprensa como se só eles fossem a fonte da mais transparente verdade absoluta e os… Read more »

DrCockroach

Prezado Tadeu,

Com todo respeito, mas realmente despejar W-87 no Iran, ateh em tom de brincadeira fica ruim.

[]s!

DrCockroach

Eu hein Bosco, que irritacao.

Seria melhor que vc fosse especifico no seu post, por exemplo:

– Quem acredita no Iran?;
– ou “Não! Mas não podemos duvidar de nada, questionar nada que venha do Irã, da China, da Rússia, da Al Qaeda, da Venezuela, da Coreia do Norte, dos Talibãs, etc, se não seremos taxados de apátridas, traidores e xenofóbicos, como se praga de mulambeto pegasse.
Ora! Tenha dó!”

Vc pode citar nomes?

“Iran’s captured RQ-170: How bad is the damage?”

http://www.airforcetimes.com/news/2011/12/defense-iran-captured-rq-170-how-bad-120911/

[]s!

DrCockroach

“However, military aviation expert Bill Sweetman told CNN he believed that the drone displayed was real. Sweetman stated that it was most likely that the Iranians did not shoot down the plane (citing the lack of burn marks, holes, or outward damage), or hack into the system. Instead, Sweetman speculated on CNN that a system failure downed the plane, and that the plane could be intact from a what is known as a “flat spin” or “falling leaf departure,” which would result in damage to the belly of the aircraft but little damage to other components. Sweetman noted a dent… Read more »

joseboscojr

Não são especificamente participantes desse blog Dr.
Me referi de modo geral a quem comumente costuma ofender a quem consideram ter algum tipo de simpatia para com os EUA e Israel e não comunga com a ideia que o Brasil tenha que hostilizá-los para que possa ser um país soberano.

DrCockroach

Prezado Bosco,

Entao retiro minhas palavras; acho que fiquei surpreso porque vc eh um dos mais contidos aqui do Blog.

Apenas p/ registro, tenho muitas simpatias pelos EUA (talvez mais do que isto) e nao pelos paises obscurantistas do Iran, Coreia do Norte, teocracias em geral,…

[]s!

Vader

Augusto disse:
10 de dezembro de 2011 às 1:04

“A grande questão está no fato de que isso é uma evidente violação do território dos iranianos”

Ora ora, e porquê? Uma aeronave em pane? Caindo (tanto que caiu)? E além de tudo não tripulada e não armada? Homessa, os iranianos irão reclamar do que?

Amigo, aeronave em emergência pousa no lugar que encontrar.

Os aiatolás vão fazer sua propagandinha, reclamar pro Papa, mas nada além disso.

Baschera

Senhores, Vamos ser um pouco mais racionais OK !! O fato é que, embora não simpatizamos com os dirigentes politicos e religiosos iranianos e seu regime….., não por isto vamos subestimar os militares daquele país. Muito menos os cientístas e técnicos, além do seu poder financeiro. Queiramos ou não são FATOS incontestáveis: – O drone americano foi realamente capturado. – Estava a serviço da CIA. – Violou o espaço aéreo iraniano. – Trata-se do suprassumo americano da tecnologia em UAV e tem a bordo novas e sofisticadas tecnologias de software e hardrware. – Embora controlado via satélite e controlado sofisticadamente… Read more »

joseboscojr

Baschera, Alguns fatos podem ser contestados sim: -O drone não necessariamente precisava estar sobre território iraniano já que entre seu pacote de sensores tem a opção de um radar de abertura sintética, além de capacidade ELINT, que podem fazer varreduras além do território que sobrevoa -Um drone que é hackeado não necessariamente precisa estar sob território do país que o hackeou, (e isso pode servir de desculpa para os EUA) -O drone pode, após ter sido hackeado, ter perdido o controle, caído e se espatifado e o que foi apresentado pode não ser um drone real – O que sobrou… Read more »

Marcelo

bem, apesar de duvidar, de início, agora me parece que deva ser o drone real mesmo. A cor esquisita pode ser devido ao efeito da luz entrando por uma janela, dá para perceber à direita do video. O video mostra muitos detalhes que dado o tempo entre a queda e a divulgação, penso que não daria tempo para “criarem”. Além disso, acho que fizeram questão de mostrar os detalhes (inclusive de superficies aerodinamicas acima da asa, como spoilers), para mostrarem (aos EUA) que estão com o modelo real. O fato de não mostrarem trem de pouso e a parte inferior,… Read more »

M.A

Sugiro que os senhores leiam essa muito bem embasada análise fotográfica… Em resumo, ele apresenta alguns argumentos muito interessantes para que o modelo seja real. E, caso não seja real, o Irã certamente teria tido acesso a algumas informações privilegiadas e teve um esforço enorme em criar um mock-up bem convincente. A chance de que todos os componentes peculiares (e, aparentemente, com alguma funcionalidade) do modelo tenham sido criados aleatoriamente pelos iranianos beira o teorema do macaco infinito… Então, basicamente há duas possibilidades: Ou é real, ou é um mock-up muito bem feito, feito em um tempo limitadíssimo, com componentes… Read more »

Augusto

Olá, Vader.

“Aeronave em pane” sobre o território do Irã pressupõe que, antes da pane, estava sobrevoando território iraniano e isto é evidente violação de espaço aéreo de um país soberano. Não sou fã das atitudes iranianas, mas houve desrespeito a leis internacionais e isso é fato.

joseboscojr

M.A, Interessante artigo. Quanto à cor, como disse o Marcelo e o artigo relata, a cor da luz ambiente por mascarar o azul típico de uma aeronave de grande altitude de uso diurno. Quanto a estar oculta a parte inferior, a uma boa explicação no artigo com duas linhas diferentes de conclusão, uma é que é difícil copiar o trem de pouso caso seja um fake, a outra é que é onde estão as janelas furtivas dos sensores eletroópticos e que os iranianos não querem entregar de mão beijada para os russos e chineses (????). Não sei se acredito nessa… Read more »

Tadeu Mendes

Prezado Dr. Cockroach, Eu nao quero despejar W-87 no Iran, mas as vezes sinto uma tremenda frustracao ao constatar que em pleno seculo XXI, ainda temos que deparar com esse tipo de mentalidade. Os caras sao maus, disso nao tenho duvidas. O odio que eles tem por Israel, e o mesmo que sinto por eles. Eles tem uma certa inteligencia, mas estao longe de serem brilhantes, portanto duvido que possam entender (engenharia reversa) o que estao vendo. Os iranianos nao sao uma civilzacao milenar; pura propaganda. Eles chegaram ai, aonde os Persas viviam, e agora querem assumir as glorias de… Read more »

joseboscojr

Tadeu,
E pior, esse drone é apropriado para operações simétricas (diferente do Predator, Reaper, etc) e em geral voa a mais de 40.000 pés.
Ou seja, o tombo é maior. rsrrsss

M.A

Tadeu, Às vezes o seu “longe de serem brilhantes” soa como se estivéssemos falando de uma raça alienígena de insetos gigantes habitando a região central do Oriente Médio. Tratam-se de humanos, com grande capacidade de aprendizado, com programas de cooperação científica, redes de inteligência e universidades… A possibilidade de terem “hackeado” os sistemas de controle do veículo são bem reais, certamente há traços de que houve um impacto, mas dificilmente ela não estaria esmigalhada caso caísse em queda livre de uma grande altitude. O que não entendo é, se há a possibilidade de ter sido tudo um grande plano conspiratório,… Read more »

DrCockroach

Se eh fake ou nao eh, nao sei. Conheco a cultura dos mesmos e levaria uma semana de brigas e discussoes apenas p/ decidirem se fariam ou nao uma replica, o que nao daria tempo p/ ser esta fake a nao ser que jah estivesse pronto. Uma rapida inspecao no google e eh possivel encontrar varias opinoes dos dois lados por pessoas com algum conhecimento; a maioria, me parece, reconhecendo a autenticidade mas com certa cautela. Eu nao sei. Existem “????” p/ qualquer opiniao, e certamente nao irei perder meu humor com isto. Os colegas deveriam respeitar quem, respeitosamente, fica… Read more »

DrCockroach

off-topic, mas nem tanto:

P/ quem quiser entender melhor a cultura dos Persas Vs Arabes:

http://www.youtube.com/watch?v=i7rlFpUhziE&feature=fvwrel

🙂

[]s!

Mauricio R.

Chineses e russos não tem nada sequer parecido c/ a capacidade americana de operar UAS/UCAV/UAV/RPV. Os europeus então… Aos primeiros falta a infra e aos russos designs robustos e seguros. Aliás esse é um claro caso de pupilo superando amplamente ao seu mestre. Apesar do uso intensivo de RPV’s no Vietnam, foi somente observando e aprendendo c/ os israelenses, que os americanos tomaram gosto pela coisa e puseram seu complexo industrial-militar prá trabalhar no assunto. Assim enquanto este drama se desenrola, chamao atenção p/ alguns comentários contido no link do blog ARES, postado anteriormente: Ao contrário do F-117 abatido na… Read more »

Baschera

joseboscojr disse: 10 de dezembro de 2011 às 9:36 Meu amigo Bosco, Meu post ficou prejudicado, pois perdi minha conecção (fui hackeado…. rssss.) móvel. Continuo daqui. Primeiro, meu post não era dirigido a vc em particular, mas sim a todos os que já haviam postado. Vou tentar explicar meu ponto de vista a partir dos fatos que já li e sei. Vamos aos fatos: O Sentinel não estava lá a passeio. Estava lá para espionar, sua função. Instalações nucleares eram seu objetivo mor, ou a busca por novos sítios, que não os conhecidos. Segundo a Associated Press: “….quoted a former… Read more »

joseboscojr

Baschera,
Embora eu o tenha “respondido” não pensei que seu post tivesse sido endereçado a mim particularmente.
No mais tenho mente aberta para novas informações e com certeza tudo ficará esclarecido e eu irei acreditar na verdade.
Um abraço.

Baschera

Valeu Bosco….. e só para abrilhantar a discussão…. coloco um trechinho de matéria de O Globo, acerca da capacidade americana de utilizar os drones em ações de inteligência e mesmo de uso militar. “Os aviões não tripulados se tornaram peça fundamental da estratégia militar do presidente Barack Obama no combate ao terrorismo e em missões de vigilância em outros países. Desiludido com os custos elevados e os resultados obtidos no Iraque e no Afeganistão, o governo americano escolheu os drones (aviões não tripulados) como o futuro da guerra ao terror. O Pentágono conta hoje com mais de 7 mil drones.… Read more »

ricardo_recife

Eu acho que o marqueteiro político do Ahmadinejad é o mesmo da Dassault. Dois fakes tremendos, enormes. Primeiro foi aquelas fotos de lado, de perfil e por cima do F-22 e agora este RQ-170 Sentinel feito em barracão de escola de Samba. Os caras não se deram nem ao trabalho de olhar as cores originais do drone (cinza). Uma coisa sabemos, caiu um RQ, os EUA já admitiram, mas não foi este o apresentado, que provavelmente deve estar completamente destruído (essa história de jammer e de ter aterrissado é coisa de filme tipo B). Qual o motivo do drone ter… Read more »

Edgar

Terei de discordar de alguns colegas com relação a este objeto ser autêntico. Seguindo minha teoria de nossos amigos da areia não possuirem pedaços dessa aeronave maiores maiores do que as partes de meu corpo que digitam esta mensagem (tenho 40.000 ft de razões pra isso), creio que não devemos subestimar a capacidade iraniana de produção de mock-ups em tempo recorde. Por que penso assim? Vejam estas imagens: https://1.bp.blogspot.com/-QtAEsqj6SBM/TpVt6W-UtsI/AAAAAAAADWY/LIACffHjjDI/s1600/cover1.jpg https://2.bp.blogspot.com/-FAlYshFKVRs/TpSkgP_E25I/AAAAAAAADSI/Pcr8VGg5yq4/s1600/IMG00855-20111002-2054.jpg Elas foram extraídas deste site: http://myhobbycraft.blogspot.com/2011/09/rq-170-beast-of-kandahar-172.html Daí penso que, se eu, um mero “IT guy”, consigo encontrar esses “mock-ups” de papel, quem dirá o setor de inteligência de um país?… Read more »

M.A

Edgar, lembrar-se que os detalhes do mock-up que você apresenta estão muito distantes dos apresentados no dos iranianos. Lembrar também que, desde da perda de contato, até as fotos, foram 4 dias… (salvo engano). Tempo curtissímo para fazerem um mock-up com aquela qualidade… Há também de ver as evidências que indicam que há algo no interior do veículo, que se assemelha a uma turbina, lembrar que há partes móveis e a superfície do mesmo é bastante suave… Um trabalho muito bem feito, mesmo virando 4 dias em turnos seria algo muito difícil de ser realizado (ainda mais sabendo que teriam… Read more »