Promotoria suíça vai investigar vazamento de relatório sobre caças

4

Promotores suíços iniciaram um inquérito sobre a violação de segredo oficial, após relatórios relacionados à compra de novos caças vazarem à mídia. A informação foi dada à Agência France Presse (AFP) nesta sexta-feira por uma fonte da justiça.

O Ministério Publico (prosecution office) Federal confirmou o início da investigação à AFP, após reportagens nos jornais locais Tages-Anzeiger e Bund. A investigação está relacionada a dois relatórios confidenciais da Força Aérea Suíça que faziam críticas às aeronaves suecas Gripen, fabricados pela Saab, e que foram mandados para um outro jornal, o Basler Zeitung.

Os relatórios foram publicados apenas dias antes da decisão do Governo Suíço sobre o tipo de aeronave de combate que compraria. Apesar das reportagens prejudiciais, o Governo Suíço optou pelo Gripen no acordo que é estimado em mais de três bilhões de francos suíços (aproximadamente 3,25 bilhões de dólares).

FONTE: Agência France Presse via The Local (edição Suíça)

FOTO: Força Aérea Suíça

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Aparentemente foram dois suíços, membros do processo decisório, que vazaram dados parciais do relatório. Eles não teriam tido acesso a todos os dados da Armeé Suisse e divulgaram apenas alguns relatórios parciais de testes de desempenho, no qual o Gripen aparece, em alguns quesitos, com desempenho pior do que os dois outros delta-canards. Não à tôa, descobriu-se que um é acionista da Dassault, e o outro é suspeito de ser lobbysta pago por esta. Ambos foram afastados da decisão a tempo, antes que pudessem ter acesso a todos os dados avaliados. Após isso o restante do órgão colegiado, de posse… Read more »

Vader

Ah sim, não à tôa também um dos primeiros “veículos especializados” da mídia a dar os tais dados parciais do relatório foi… o Blog do Rafale!

Uitinã

Já sem quem vão culpar o FBI ” Franceses Buscando Informação” .

Tenho outra a NSA “Não e Sueco e Americano”.

Eduardo RA

“E como lá na Suíça a polícia e a cadeia funcionam, esses dois cidadãos podem se considerar em palpos de aranha.”
É isso aí, Vader. Diferente de outros países tropicais e abençoados por Deus, lá o caboclo provavelmente vai ver o sol nascer quadrado, pelo “mau feito”.