segunda-feira, dezembro 6, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Disputas de caças no fim do ano: a primeira o Poder Aéreo acertou…

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

…ao menos na escolha da foto!

No dia 15 de novembro, publicamos uma tradução de matéria da Aviation Week sobre a iminência da divulgação de resultados de algumas das mais importantes concorrências internacionais de caças. Para acessar, clique na imagem ao lado.

A matéria falava que resultados eram esperados, ainda antes do final de 2011, para as concorrências da Suíça (onde disputavam o Saab Gripen, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon), do Japão (competição entre Typhoon, Boeing F/A-18E/F e Lockheed Martin F-35), da Índia (Rafale e Typhoon) e dos Emirados Árabes Unidos (onde o Rafale antes corria sozinho mas passou a disputar a primazia com Typhoon, F/A-18E/F e Boeing F-15). Por coincidência,  justamente no dia seguinte (16 de novembro) o príncipe da coroa de Abu Dhabi deu a famosa declaração sobre seu descontentamento com as condições oferecidas pela Dassault, o que pode adiar esse último processo.

Mas voltemos à matéria do dia 15 de novembro. Para cada parte do texto, havíamos escolhido para ilustrar a foto de um caça diferente, procurando mostrar a maioria dos caças citados e sem repetir candidatos a várias disputas, deixando pelo menos um representar cada competição. Por razões estéticas, também tínhamos selecionado fotos no arquivo que mostrassem os caças em ângulos frontais, parados ou taxiando, e as mais bonitas eram do Gripen, F-35, Rafale e Typhoon.

Como a parte inicial da matéria falava da concorrência suíça, escolhemos “aleatoriamente” um dos três “Eurocanards” concorrentes para ilustrar. No caso, foi o Gripen. E, por acaso, este acabou sendo anunciado como o escolhido!

Deve-se dar o desconto, de qualquer forma, que a foto era de um Gripen C, e não do demonstrador NG que representaria melhor a intenção da Suíça pelas novas versões E/F do caça sueco.

Mas e os outros? Será que os demais caças que usamos para ilustrar cada trecho da matéria terão a mesma “sorte” que o Gripen teve na concorrência suíça? Se o Poder Aéreo continuar “pé-quente” nos  palpites que fez “sem querer” naquela matéria, então:

  • O escolhido no Japão será o F-35.
  • Na Índia, será o Rafale.
  • Nos Emirados, será o Typhoon.

E você, o que acha dessa fortuita “seleção”? Dê o seu palpite de sorte sobre os resultados dessas disputas bilionárias.

- Advertisement -

19 Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Japão: F-35.
Índia: Eurofighter.
EAU: Vão ficar cozinhando…

Ivan

Nunão, Acredito que vc está correto. Há alguns milhares de anos se faz negócio naquela região, que é um antigo e sempre próspero entreposto comercial. Se em 2.000 a.C. domesticavam camelos para seguir em caravanas comerciais, em 2.000 d.C. operavam uma das mais prósperas companhias aéreas do mundo, a EMIRATES, ambas com destaque nas operações intertancionais. Até mesmo nossos antepassados portugueses passaram uma temporada de 150 anos por lá, entre os séculos XVI e XVII. Para eles negociar com gauleses, pedir propostas aos anglo-saxões e voltar consutar e pressionar Paris é natural… é comercio. Sds, Ivan, o antigo… mas nem… Read more »

Corsario137

Pois é Nunão e Ivan,

Então acho que concordamos todos que o EAU serão um osso duro de roer e que o “FX” deles não vai sair nesse 2011, quiçá no 1° semestre de 2012.

Aqui na América do Sul, a única concorrência que me interessa no momento é a que a Embraer disputa nos EUA. Sai ou não sai ainda esse ano?

Oremos…

Marcos

Também acho que o Japão vai de F-35, até por conta do histórico.

E Índia fica com Eurofighter, também pelo histórico com os ingleses.

EAU ficam com Rafale, mas a “turcaiada” vai arrancar o couro dos franceses.

Marcos

E Brasil está aguardando para ver quem oferece mais transferência de “tecnologia”.

“Tecnologia”! Deu para entender?

juarezmartinez

Japão: F 35
India: Tem forte chance de dar tapetão, e o F 35 entra pela porta os fundos, caso contrário Typhoon
EAU: Typhoon
FX 2\\\\\\\\\; \nãso será um Euro canard….

Grande abraço

Grifo

Senhores, meus palpites:

Japão – Super Hornet
EAU – Por enquanto só mais F-16
Índia – Typhoon
Brasil – Gripen NG

DrCockroach

Ok, meus palpites: Japao: Nao sei; EAU: mais F-16, depois de alguns anos F-35 e ainda vai uns THAAD (tudo da Lockheed Martin); India: 51% Rafale, 49% Typhoon (hey, mas falando serio, quem realmente sabe qual deve ser o “criterio” preponderante?); Brasil: Gripen NG (costumava dizer que a SAAB tinha que tirar coelho da cartola p/ levar, mas a vitoria na Suica, ainda mais com o NG, eh um baita coelho, basta juntar os pontos). []s! P.S.: continuando nos palpites: O Gripen serah escolhido ateh o carnaval! Mas se nao for serah entao antes da Pascoa, e se nao sair…… Read more »

Guilherme Poggio

Índia – Rafale
Japão – F-35
EAU – nada

Vader

Índia: Rafale. Mas pode dar de tudo, inclusive nada.
Japão: F-35
EAU: Typhoon
Brasil: nada

Ivan

Falar o que?

O AEREO acertou a segunda,
dois acertos em dois certames para novos caças,
simplesmente 100% de aproveitamento.

Japão confirma F-35

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=1136

“Ainda que tenham feito declarações em que dão a entender que continua a existir interesse no desenvolvimento de um caça «Stealth» japonês, as autoridades militares daquele país, anunciaram oficialmente que a força aérea de defesa do Japão deverá optar por se equipar com o caça F-35 Lighting II.”

Parabéns por mais um acerto… PA 100% !!! 🙂

Sds,
Ivan, o antigo.

Ivan

Mas a Reuters indica apenas o favoritismo do F-35, apontando uma reunião na próxima sexta do Conselho de Segurança Nacional.

http://www.reuters.com/article/2011/12/12/lockheedjapan-idUSL3E7NC4ML20111212

Ainda acredito que vai dar F-35.

Sds,
Ivan.

Ivan

Mas no Telegraph.co.uk

Eurofighter loses ground against F-35 in Japan contract race …

http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/industry/defence/8887511/Eurofighter-loses-ground-against-F-35-in-Japan-contract-race.html

Vai dar PA 100%.

Sds,
Ivan.

Ivan

No AviationWeek a notícia é de favoritismo do F-35, mas declaração oficial apenas no final desta semana:

“The Japan Air Self-Defense Force is expected to announce the result of its exhaustive F-X fighter contest this week, with Lockheed Martin’s F-35 strongly tipped as the winner.”

http://www.aviationweek.com/aw/generic/story_channel.jsp?channel=defense&id=news/awx/2011/12/12/awx_12_12_2011_p0-404760.xml&headline=Japan%20Poised%20For%20F-X%20Announcement

Sds,
Ivan.

Vader

Hehehe, acertei mais uma também… 🙂

Ivan

He he he…

MiLord Vader,

Congratulations !!!

Ivan. 🙂

Ivan

Os comentários estão fechados na matéria: F-35 com um pé no Japão Realmente não há surpresa nesta provável decisão. A necessidade de um avião de 5ª geração para a JASDF é conhecida, em face do surgimento do PAK-FA e Chengdu J-20 do outro lado do Mar do Japão. A questão que ser apresenta agora é outra: Como ficará o desenvolvimento do Mitsubishi ATD-X Shinshin. Se por um lado o F-35A Lighntining II é um concorrente interno pelas verbas da JASDF, por outro pode alimentar com novos conhecimentos e técnicas o futuro demonstrador de tecnologia japonês. Principalmente se considerarmos as contrapartidas… Read more »

Guilherme Poggio

Obrigado pelo aviso Ivan

Agora já estão abertos

Últimas Notícias

Finlândia deve escolher jatos F-35 na concorrência de US$ 11 bilhões

A Finlândia deve escolher os caças F-35 da Lockheed Martin Corp. em sua licitação de 10 bilhões de euros...
- Advertisement -
- Advertisement -