Exclui o F-106 dessa lista de desempregados. A bem da verdade ele só foi substituído bem depois, pelos mesmos caças que acabaram substituindo o próprio F-4 (o F-15 e o F-16). Além do que se não me engano a maioria da foto era do Comando de Defesa Aérea, e não do Comando Aerotático (era esse nome mesmo?)
Mudando de assunto, sempre achei o desenho do F-101 muito interessante. Em muitos aspectos é o predecessor de várias características do F-4.
Mauricio R.
Visitante
11 anos atrás
Nunão, Do pto de vista do desempenho, o F-4 passou tdos esses ac da foto na régua. Qnto ao emprego, o F-106 durou na USAF, tanto qnto o F-4. O F-102 foi prejudicado por um requerimento absolutamente irreal p/ a tecnologia da época, o F-86D era por assim dizer, seu “tampão”, até o F-106; apesar de seus próprios problemas, estar disponível. O F-89 já estava e no fim da carreira. O F-104 foi aquele desastre que tdos sabemos, não agradou no ADC e menos ainda no TAC, exigia em demasia das habilidade do piloto e não tolerava erros. E o… Read more »
Exato, Maurício. Quanto ao desempenho global, não há dúvidas que o F-4 superou todos os da foto (em desempenho ou emprego específico para algumas missões, como interceptação, o F-106 por exemplo era superior, mas no global certamente o F-4 era superior, tanto que se tornou um “faz tudo”).
Do F-101 gosto tanto do desenho das asas quanto da “integração” destas com as tomadas de ar, como era o caso também do Hunter, do Skyray, do Draken e outros da época.
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
O F-101 ficou na ANG até 1982. O F-106 na ANG até 1988 e o F-4G ficou até 1996, acho que na linha de frente. Do ponto de vista do desempenho, o F-104 era melhor que qualquer um destes, menos em alcance (F-102). Aceleração, razão de subida, até velocidade máxima nas mais diversas altitudes, mas restrito operacionalmente para não prejudicar a vida útil da aeronave. Acho que o único outro caça que foi páreo nesse quesito foi o BAC Lightning. O F-4 foi empurrado goela abaixo pelo Mcnamara, mas acabou caindo nas graças da USAF por causa dos custos. Se… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
Desculpem, alcance eu queria dizer F-101.
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
Não quero dizer que o F-4 era ruim, muito pelo contrário. Mas ele não era o melhor em tudo, mas fazia quase tudo bem.
Baschera
Visitante
11 anos atrás
O Starfighter (F-104) ou “fazedor de viúvas” é um dos mais belos aviões para se ter em maquete.
O mais feio de todos, estéticamente, é o F-89 Scorpion que nos meus tempos de aborrescente era o “agressor” contra a minha esquadrilha de uma só…. um GD F-111.
Depois tive um F-101 Voodoo…com suas linhas belas e asas de enflexadura diferente…. mas aí, já era tarde…. meu oponente ou “agressors” tinha ganho um F-16….. o mais belo dos belos…. e passei eu a ser o “agressors”…. hehehehe…… bons tempos !!
Começando as 12 horas no sentido horário: F-104, F-89, F-106, F-86D, F-101B, F-102.
Alguns que reconheci (acredito 🙂 )
Delta Dart, Delta Dagger, Starfighter e Voodoo.
[]’s
Faltou o Sabre e o Scorpion, Nick! 🙂
Vai começar tudo de novo!!!! Madrugas nos domingos!
Que bom – Continuaremos a conversar nestas horas!
Rodinha de futuros “desempregados”, F-104; F-89; F-106; F-86D; F-101 e F-102, aqueles humilhados pelo então soberbo desempenho do F-4.
Maurício,
Exclui o F-106 dessa lista de desempregados. A bem da verdade ele só foi substituído bem depois, pelos mesmos caças que acabaram substituindo o próprio F-4 (o F-15 e o F-16). Além do que se não me engano a maioria da foto era do Comando de Defesa Aérea, e não do Comando Aerotático (era esse nome mesmo?)
Mudando de assunto, sempre achei o desenho do F-101 muito interessante. Em muitos aspectos é o predecessor de várias características do F-4.
Nunão, Do pto de vista do desempenho, o F-4 passou tdos esses ac da foto na régua. Qnto ao emprego, o F-106 durou na USAF, tanto qnto o F-4. O F-102 foi prejudicado por um requerimento absolutamente irreal p/ a tecnologia da época, o F-86D era por assim dizer, seu “tampão”, até o F-106; apesar de seus próprios problemas, estar disponível. O F-89 já estava e no fim da carreira. O F-104 foi aquele desastre que tdos sabemos, não agradou no ADC e menos ainda no TAC, exigia em demasia das habilidade do piloto e não tolerava erros. E o… Read more »
Exato, Maurício. Quanto ao desempenho global, não há dúvidas que o F-4 superou todos os da foto (em desempenho ou emprego específico para algumas missões, como interceptação, o F-106 por exemplo era superior, mas no global certamente o F-4 era superior, tanto que se tornou um “faz tudo”).
Do F-101 gosto tanto do desenho das asas quanto da “integração” destas com as tomadas de ar, como era o caso também do Hunter, do Skyray, do Draken e outros da época.
O F-101 ficou na ANG até 1982. O F-106 na ANG até 1988 e o F-4G ficou até 1996, acho que na linha de frente. Do ponto de vista do desempenho, o F-104 era melhor que qualquer um destes, menos em alcance (F-102). Aceleração, razão de subida, até velocidade máxima nas mais diversas altitudes, mas restrito operacionalmente para não prejudicar a vida útil da aeronave. Acho que o único outro caça que foi páreo nesse quesito foi o BAC Lightning. O F-4 foi empurrado goela abaixo pelo Mcnamara, mas acabou caindo nas graças da USAF por causa dos custos. Se… Read more »
Desculpem, alcance eu queria dizer F-101.
Não quero dizer que o F-4 era ruim, muito pelo contrário. Mas ele não era o melhor em tudo, mas fazia quase tudo bem.
O Starfighter (F-104) ou “fazedor de viúvas” é um dos mais belos aviões para se ter em maquete.
O mais feio de todos, estéticamente, é o F-89 Scorpion que nos meus tempos de aborrescente era o “agressor” contra a minha esquadrilha de uma só…. um GD F-111.
Depois tive um F-101 Voodoo…com suas linhas belas e asas de enflexadura diferente…. mas aí, já era tarde…. meu oponente ou “agressors” tinha ganho um F-16….. o mais belo dos belos…. e passei eu a ser o “agressors”…. hehehehe…… bons tempos !!
Sds.