Identifique todas as aeronaves da foto, se for capaz.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Começando as 12 horas no sentido horário: F-104, F-89, F-106, F-86D, F-101B, F-102.

Nick

Alguns que reconheci (acredito 🙂 )

Delta Dart, Delta Dagger, Starfighter e Voodoo.

[]’s

Almeida

Faltou o Sabre e o Scorpion, Nick! 🙂

Franco Ferreira

Vai começar tudo de novo!!!! Madrugas nos domingos!

Que bom – Continuaremos a conversar nestas horas!

Mauricio R.

Rodinha de futuros “desempregados”, F-104; F-89; F-106; F-86D; F-101 e F-102, aqueles humilhados pelo então soberbo desempenho do F-4.

Fernando "Nunão" De Martini

Maurício,

Exclui o F-106 dessa lista de desempregados. A bem da verdade ele só foi substituído bem depois, pelos mesmos caças que acabaram substituindo o próprio F-4 (o F-15 e o F-16). Além do que se não me engano a maioria da foto era do Comando de Defesa Aérea, e não do Comando Aerotático (era esse nome mesmo?)

Mudando de assunto, sempre achei o desenho do F-101 muito interessante. Em muitos aspectos é o predecessor de várias características do F-4.

Mauricio R.

Nunão, Do pto de vista do desempenho, o F-4 passou tdos esses ac da foto na régua. Qnto ao emprego, o F-106 durou na USAF, tanto qnto o F-4. O F-102 foi prejudicado por um requerimento absolutamente irreal p/ a tecnologia da época, o F-86D era por assim dizer, seu “tampão”, até o F-106; apesar de seus próprios problemas, estar disponível. O F-89 já estava e no fim da carreira. O F-104 foi aquele desastre que tdos sabemos, não agradou no ADC e menos ainda no TAC, exigia em demasia das habilidade do piloto e não tolerava erros. E o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Exato, Maurício. Quanto ao desempenho global, não há dúvidas que o F-4 superou todos os da foto (em desempenho ou emprego específico para algumas missões, como interceptação, o F-106 por exemplo era superior, mas no global certamente o F-4 era superior, tanto que se tornou um “faz tudo”).

Do F-101 gosto tanto do desenho das asas quanto da “integração” destas com as tomadas de ar, como era o caso também do Hunter, do Skyray, do Draken e outros da época.

Clésio Luiz

O F-101 ficou na ANG até 1982. O F-106 na ANG até 1988 e o F-4G ficou até 1996, acho que na linha de frente. Do ponto de vista do desempenho, o F-104 era melhor que qualquer um destes, menos em alcance (F-102). Aceleração, razão de subida, até velocidade máxima nas mais diversas altitudes, mas restrito operacionalmente para não prejudicar a vida útil da aeronave. Acho que o único outro caça que foi páreo nesse quesito foi o BAC Lightning. O F-4 foi empurrado goela abaixo pelo Mcnamara, mas acabou caindo nas graças da USAF por causa dos custos. Se… Read more »

Clésio Luiz

Desculpem, alcance eu queria dizer F-101.

Clésio Luiz

Não quero dizer que o F-4 era ruim, muito pelo contrário. Mas ele não era o melhor em tudo, mas fazia quase tudo bem.

Baschera

O Starfighter (F-104) ou “fazedor de viúvas” é um dos mais belos aviões para se ter em maquete.
O mais feio de todos, estéticamente, é o F-89 Scorpion que nos meus tempos de aborrescente era o “agressor” contra a minha esquadrilha de uma só…. um GD F-111.

Depois tive um F-101 Voodoo…com suas linhas belas e asas de enflexadura diferente…. mas aí, já era tarde…. meu oponente ou “agressors” tinha ganho um F-16….. o mais belo dos belos…. e passei eu a ser o “agressors”…. hehehehe…… bons tempos !!

Sds.