Hawker Beechcraft excluída da concorrência Light Air Support

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A Força Aérea dos EUA (USAF) anunciou que a Hawker Beechcraft foi excluída do processo de licitação do Light Air Support (LAS). A Força Aérea está procurando uma frota de aeronaves LAS para treinar pilotos afegãos e também usar alguns aviões para apoio aéreo aproximado às tropas americanas.

A Hawker Beechcraft estava oferecendo seu AT-6 para o programa de LAS. A empresa de aviação disse que a Força Aérea não deu mais detalhes porque a Hawker foi excluída do processo.

O AT-6 concorria com o Super Tucano da Embraer no Light Air Support (LAS) e agora parece que o caminho está aberto para a vitória do avião brasileiro.

COLABOROU: Gustavo Maia

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JapaMan

Mas só eram os dois que estavam concorrendo? e aquela investigação da embraer? ta tudo muito estranho, será que é um sinal do SH por aqui? ou depois da besteira que fizeram com aquela denúncia da embraer, estão fazendo uma média (devido a concorrência do FX por aqui) pra depois zerar tudo e recomeçar a disputa? to achando muito estranho..

sds

Grifo

Senhores, a USAF já tinha divulgado que faria o anúncio do vencedor agora em novembro. Para mim esta noticia quer dizer que o Super Tucano foi o selecionado.

Vamos aguardar um eventual anúncio, mas se for mesmo o caso parabéns à FAB e à Embraer.

eraldocalheiros

Agora a pergunta;será que essa venda já não estaria casada com o SH, a outra é, continua a mesma quantidade estimada de 200Un, ou com essa decisão a quantidade deverá cair e pra qual quantidade. ta muito estranho essa noticia, ou os gringos estão abrindo a guarda e é claro pro que é melhor esperemos e veremos o resultado.

Clésio Luiz

Pra mim vão cancelar o projeto e não vão comprar nada.

Alfredo Araujo

Acho q com os recentes acontecimentos, seria bom a Embraer não estourar o champagne ainda…

Os caras da Airbus já sofreram uma virada de mesa no KC-X da Usaf, a favor da Boeing…

Observador

Eu li no site abaixo que os outros dois concorrentes (o italiano M-346 e o suiço Pilatus) já haviam sido eliminados:

http://www.investe.sp.gov.br/noticias/lenoticia.php?id=15810

Até acho normal deixarem o AT-6 de fora. A USAF não ia arriscar seus rapazes em um treinador adaptado às pressas, não testado em combate.

Porém, eu não vejo como vitória do Super Tucano. O que garante que a USAF não cancele tudo e começe do zero, abrindo a concorrência para outros aviões, tais como o coreano AT-50 ou o europeu Hawk?

Grifo

Pra mim vão cancelar o projeto e não vão comprar nada.

Caro Clésio Luiz, é possível. Mas neste caso a USAF teria notificado a Beech do cancelamento do programa, não da exclusão do AT-6.

O programa pode vir até a ser cancelado, e quem acompanha a política americana sabe que cortes profundos vão ser feitos no DoD caso o “super comitê” do Congresso não chegue a um consenso até esta quarta-feira. Mas neste momento a notícia parece ser muito positiva.

Corsario137

Brasil-sil-sil!!!!
Enquanto nada é cancelado, deixa a gente comemorar.
Se tiver SH na jogada então, papai noel passou mais cedo esse ano.
Note: pessimista como sou acho sim q foi cancelado e não tem SH nenhum.

Nautilus

Por essa, realmente, ninguém esperava… Pode estar pintando aí um acordo de aquisição do Super Tucano, esperando-se uma contrapartida brasileira com a aquisição do Super Hornet…
Mesmo que a USAF compre aí, sei lá, 50 Super Tucano, o que isso representará no “marketing” mundial do Super Tucano não tem preço… Já pensaram? A maior força aérea do planeta selecionando o Super Tucano?

LuppusFurius

ST prá lá, SH prá cá!!!!!!

Uitinã

Eita vantagem essa hein, os americanos vão pegar praticamente a prata da casa montado em outro país.

Vader

Ganhar e levar são coisas bem diferentes. E depois das quebradas de cara da Dassault no EAU, é melhor a Embraer guardar a champanha pra depois dos contratos assinados.

Se se concretizar a Embraer realmente passará a outro patamar.

jacubao

Ta na cara que aí existe um acordo entre os dois países: 1º – Os EUA estão em crise financeira e alto índice de desemprego, 2º – Estão precisando de uma aeronavecom horas de vôo mais barata, pois ultilizam o F-16 nessa função, 3º – Eles sabem muito bem que o AT-6 é uma goiaba diante do ST e é exatamente o que estão procurando, 4º – Os aviões serão montados nos EUA, garantindo empregos por lá, 5º – Estão concorrendo com o FX-2 e se ganhar, vão garantir mais receitas aos cofres e o em pregos dos funcionários da… Read more »

jacubao

É o famoso ditado:
Uma mão lava a outra.

Nick

Muita hora nessa calma 🙂

Vamos dizer que o Super Tucano venceu tecnicamente. Agora resta vencer o mimimi dos perdedores, que vai vir com certeza, e provavelmente até com tentativa de melar o resultado.

Portanto, dá para comemorar, mas não fazer como os franceses que já ficam alardeando aos quatro ventos que ganhou. Assinou? Ae sim, vamos estourar a champanha ou abrir umas brejas 😀

[]‘s

Clésio Luiz

@Vader
“Ganhar e levar são coisas bem diferentes. E depois das quebradas de cara da Dassault no EAU, é melhor a Embraer guardar a champanha pra depois dos contratos assinados.”

Nem assim eles podem comemorar sem medo. Lembra do contrato do EH-101 para a concorrência do helicóptero presidencial? Contrato assinado, o Pentágono começa a pedir inúmeras modificações no projeto, o custo estoura e Obama chega e cancela tudo.

Mauricio R.

Eí, e o comunicado em inglês da USAF, alguem sabe, alguem viu???

“…o Pentágono começa a pedir inúmeras modificações no projeto, o custo estoura e Obama chega e cancela tudo.”

Culpe o santo correto, não o de ocasião: o Serviço Secreto

Mauricio R.

“…o mimimi dos perdedores, que vai vir com certeza, e provavelmente até com tentativa de melar o resultado.”

Nick,

Vc comenta aqui a mto tempo, p/ postar uma asneira deste quilate.
Já deveria saber como o processo funciona, realmente e não insistir nesse antí-americanísmo patológico.

lcareis

Depois dessa, com certeza a FAB irá adquirir o Super Hornet. Há também rumores de que a MB está interessada em aquirir cerca de 12 F/A-18C/D para operarem no NAe São Paulo.

lcareis

A versão C e D do Hornet é mais leve e tem plenas condições de operar no nosso porta-aviões, inclusive no início dos anos 90 os F/A-18C/D foram cogitados para equipar a Aviação Naval francesa, devido a demora no desenvolvimento do Rafale M.

lcareis

Claro q tais rumores podem não passar de boatos, pois uma vez li que a MB queria adquirir um lote dos F-4K ex-Royal Navy e RAF q estão estocados na Inglaterra, mas tais aquisições, mesmo se fosse verdade, seriam antieconômicas, pois são aeronaves bastante antigas e caras de operar.

juarezmartinez

A banda segue tocando, a “patagônia” está no ar fazendo a curva para descer no baiado, 12 com baletão na alça de mira…..
Falta agora a queda do visto de entradas nos EUA, ….

Grande abraço

PS Caso seja confirmado prevejo uma grande “arrancamento” de cabelos e as sandices de sempre de alguns jornalistas “exxxxpecializados em defesa”…

ricardo_recife

Se dar o Super Tucano podem esperar um arranca cabelos também em Paris. Não existe nada que ligue uma coisa a outra, mas, ….

jacubao

Se a MB adquirir os F/A-18C, teria que ser os da Espanha, Austrália, Suíssa ou Canadá, que devem estar em melhores condições que os americanos, pois não operam em NAEs.

jacubao

É só dar umas modificadinhas no NAE SP que eles poderíam operar a plena carga.

Nick

Caro Mauricio R,

Espero que seja asneira mesmo. E caso o ST seja o “escolhido”, que o contrato seja assinado e a produção por lá comece.

Mas não acredito que a Hawker Beech vai aceitar ser eliminada assim do nada. Pelo menos um chororô tem que ter ….. 🙂

[]’s

william_ritter_17

Não da pra esquecer os F-18D da Malásia também. Se eles realmente comprarem mais Su-30, abriria a possibilidade para uma compra destes.

Guilherme Poggio

Não há qualquer relação entre o LAS e o F-X2. Qualquer vinculação é mera especulação.

Esqueçam qualquer outra coisa no convoo do SP que não seja os A-4 modernizados. A dupla A-4+SP vai até o fim. Outro caça para MB só virá (se vier) com outro NAe.

A MB nunca pensou em adiquirir o F-4K. Essa ideia era de um texto que eu escrevi em 1998. Depois daquela época os F-4K foram todos desmantelados.

Ivan

Poggio,

Lembro do texto.
A idéia era interessante.

Sds,
Ivan.

Mauricio R.

Outra questão:

E o AirTractor???
A Hawker pode ter sido alijada da disputa, isto ainda aguarda confirmação, mas ainda há uma outra aeronave original americana; na parada.

Observador

Mauricio R. disse:

Deixar de lado o AT-6 para pegar um avião (AirTractor) baseado em um avião agrícola seria acreditar demais no bairrismo americano. E é apenas trocar um protótipo por outro.

É mais fácil acreditar que vão cancelar tudo, e começar do zero, chamando (ou obrigando) os grandes fabricantes americanos a desenvolverem suas próprias aeronaves para participar do “LAS-2”.

Grifo

Caro Maurício R., ao que eu saiba a Air Tractor não está participando da concorrência do LAS. Ela recebeu a RFI do programa anterior (LAAR), mas não recebeu a RFP para apresentar proposta para esta concorrência.

Para mim faz todo o sentido, usar Air Tractor só se fosse para dedetizar o Taliban 😉

Mauricio R.
Alexandre Galante

Ë choro de perdedor! rs

Mauricio R.

“Para mim faz todo o sentido, usar Air Tractor só se fosse para dedetizar o Taliban…”

Esta aeronave tem sido empregada, na erradicação das plantações de popoula que o Taliban mantém.