segunda-feira, agosto 2, 2021

Gripen para o Brasil

Força Aérea Finlandesa recebe primeiro Hawk ‘ex-Suíça’ modernizado

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Grupo Patria informou a entrega, para a Força Aérea Finlandesa, do primeiro jato de treinamento Hawk Mk 66 modernizado. A entrega foi feita em uma cerimônia recente em Kauhava.

Segundo o grupo, as especificações foram de sua responsabilidade, assim como o projeto e  implementação de toda a integração dos sistemas, trabalhando de maneira próxima à Força Aérea Finlandesa. O projeto de modernização tem cronograma de três anos e visa modernizar um total de 18 aeronaves do tipo adquiridas usadas junto à Suíça em 2007. Ainda neste ano, o grupo deverá entregar seis jatos modernizados, seguidos por oito em 2012, e finalizando as entregas em 2013. O contrato de modernização foi assinado em 2009.

No programa, todos os aviônicos de importância são substituidos e é instalado um novo painel com telas digitais, seguindo um padrão implementado nos Hawks Mk 51/51A que a Finlândia já possuía (mostrado na foto acima), da CMC, fornecedora d. O grupo Patria também é responsável pelo desenvolvimento dos programas (software) para o computador de missão. O grupo já havia sido responsável, anteriormente, pela montagem da maior parte dos Mk51 finlandeses, assim como pela manutenção e realização de modificações na frota.

As aeronaves modernizadas deverão ampliar a capacidade da Ala de Treinamento baseada em Kauhava, onde os programas de instrução são oferecidos tanto para pilotos finlandeses quanto para clientes externos.

FONTE: Patria

VEJA MAIS:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -