quinta-feira, junho 30, 2022

Gripen para o Brasil

Táticas de combate aéreo: ‘Immelman Attack’

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Nessa manobra parecida com a inventada por Immelman na I Grande Guerra, o MiG-21 é surpreendido pelo F-5E atacante na posição 6h. O MiG faz uma curva fechada para sair dos parâmetros de tiro do F-5, que por sua vez toma a vertical para reduzir a velocidade e aumentar a separação vertical. No alto, o F-5E inverte a direção e mergulha sobre o MiG-21 até alcançar a solução de tiro.

VEJA OUTRAS MANOBRAS DE COMBATE AÉREO:

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Gostei! Primeiro combate 1 contra 1 dessa bela série (devo ser um caçador solitário por natureza…).

Usei muito essa manobra “pilotando” Me-109 contra Hurricanes e Spitfires que “teimavam” em se manter no plano horizontal.

Fernando "Nunão" De Martini

A questão é que o F-5 deve sempre iniciar esse ataque com um bom excesso de energia e reagir rapidamente, senão vai demorar muito para atingir a separação vertical necessária para se manter na iniciativa, dada a falta de potência para uma subida rápida se a velocidade inicial não for alta o suficiente. Em compensação, não deve iniciar com “excesso demais” de velocidade, porque é também relativamente lento no “pitch” e isso tornaria a manobra lenta no seu início, demorando demais para levantar o nariz e dando chance ao MiG, que ainda estaria numa altitude próxima e com o F-5… Read more »

Últimas Notícias

45 anos do EMB-111 Bandeirante Patrulha

O projeto do EMB-100 Bandeirante, iniciado antes mesmo do nascimento da Embraer, deu base ao desenvolvimento de diferentes aeronaves,...
- Advertisement -
- Advertisement -