Ainda não há previsão para a compra de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), informou o ministro Celso Amorim (Defesa), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, na Câmara, em Brasília. “Os jatos continuam no radar. Há plena consciência de que são necessários, mas temos que aprofundar a discussão na questão dos custos e da transferência de tecnologia”, disse Amorim. Os caças que disputam a licitação brasileira são: o francês Rafale; o americano F-18 Super Hornet, da Boeing e o sueco Gripen, da Saab.

FONTE: Diário da Manhã/Folhapress

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

A FAB tem de acionar o plano B. Seja estes os F-16 que estão no deserto de Nevada, ou os Gripens estocados nas cavernas da Suécia, ou mesmo os Gripens que estavam em leasing na Rep Tcheca.

O que não dá é ficar só com F-5EM, que já não estão mais dando conta por conta da fadiga de algumas células. E os M-2000 C melhor devolver agora.

[]’s

André Faria Mendonça

hahahahhaha. Mais um capítulo dessa piada pronta que é o F-X ou F-X2 ou qualquer coisa. Não faz diferença nenhuma. Vamos comprar mais uns F-5 de qualquer um e atualizar.
É uma balela essa história de transferencia de tecnologia, estamos comprando poucos e queremos que nos transfiram tudo. Quem pode pedir isso é a Índia que vai comprar mais de 100.
Que palhaçada, isso ta cheirando a um novo lobbista querendo ganhar mais dinheiro.
Abraços

jacubao

Sem comentário…

ricardo_recife

Escrever o que! Não há o que comentar.

Mauricio R.

E tome mais blá, blá, blá!!! Solução que é bom, nenhuma.

Darkman

Essa foi boa analisar os custos ea transferencia de teecnologia rs..rs.. será que todo esse tempo não deu pra ver isso, mas ladainha sobre a compra dos caças, estão querendo tecnologia e caça de 4 G de graça, já virou piada faz tempos, precisamos de um caça o ams rápido possível, parece piada isso, rs..rs Não cabe mas espaço para isso Ministro até qdo vamos ficar nos relatórios e analises ???

Abs.

Vader

Ahahahaha, que novidade… Ponham uma coisa na cabeça: o governo do PT não irá comprar NADA! Já vamos pra 10 anos de enrolação desse governico, e continuaremos assim por muuuuuito tempo. Entendam: esquerdistas latrino-americanos não gostam de Forças Armadas preparadas: na verdade eles se borram todos de medo disso. Ponto final. A FAB já acionou o Plano B, com a reforma dos F-5 “jordanianos”. É pouco mas é o que dá pra fazer. Uma eventual aquisição de outro tampão seria o Plano C. Mas acho difícil de acontecer só com recursos da própria força, ou seja: nem vai rolar. Tirem… Read more »

Dario

Lamentável ” a novela ” e entendo a desmotivação da ” caça”. Tirando a visão no problema, ” já que o estrupo é inevitável ” ….. será que não existe um lado bom neste atraso todo? Com certeza, estamos perdendo hoje. Mas, será que não há uma solução, aproveitando este tempo maior, que trará mais benefícios ao Brasil a longo prazo? De repente, um novo FX-3 sim, mas com condições melhores para o país? Talvez, uma participação de um novo caça de 5° geração? Ao invés de se investir um caça tampão, por que não manter os A1 e os… Read more »

Dario

Continuando … o F16 seria uma solução? Ao invés de comprar, por que não montar aqui ” 100% “, na EMBRAER. Estamos precisando de um treinador a jato para substituir os Xavantes. E assim vai!

Antonio M

“…temos que aprofundar a discussão …”

Típico jargão, que sai da boca automaticamente do político quando não quer fazer nada, quando quer enrolar mais do que já enrolam.

E não há o que aprodundar, o que há é o relatório técnico da FAB, basta seguí-lo e pronto ……

Mauricio R.

A FAB tem uma necessidade e essa necessidade uma data p/ ocorrer. A 1ª parte se dará qndo as células dos M-2000 expirarem, algo análogo ao acontecido em 2005, c/ os M-III. Mas que o desgoverno petralha ignorou olimpicamente. Depois virão as baixas por decurso de prazo, dos F-5 e A-1/AMX reformados. O atual inventário não deverá durar mto mais que 10 anos, reformar as aeronaves existentes é somente um paliativo, insistir nesse caminho não é viável pois há considerações técnicas e financeiras envolvidas. São aeronaves que a mto tempo deixaram de ser fabricadas e isso afeta seriamente a capacidade… Read more »

DrCockroach

Dinheiro nao eh problema (as reservas internacionais que os desenvolvidos pedem p/ nos usarmos…). A decisao jah deve ter sido tomada pela Dilma, nao acredito que ela tenha ordenado mais negociacoes (“nao acredito” em termos…). Qual serah a decisao nao sei? Talvez com a reforma ministerial prevista em janeiro, e entre Ano Novo e Carnaval, algo seja anunciado, mesmo que o anuncio acabe sendo decepcionante. Para que existem estas comissoes e audiencias se nao sao fornecdidas informacoes relevantes e quem deveria perguntar, nao pergunta. Em outra audiencia (do NJ) procurei a transcricao p/ entender a patota que participava, mas agora… Read more »

Darkman

O maior problema que vejo é que todos os politicos isso digo todos os partidos a fim não olham a Defesa como algo sério no Brasil e sim como uma pedra no sapato. Tem que mudar o pensamento de forma geral, até mesmo pq politica no Brasil não é levada a sério, somente como meio de vida. Estamos F… essa é a verdade. independente de Partido eles pensam igual umas amebas e sanguessugas que sugam o que podem enão se preoculpam com nada, até o dia que haver um conflito ou uma ameaça real, aí eles vão pegar seus jatinhos… Read more »

Darkman

Qdo os caças do FX2 estiverem obsoletos aí sai a decisão, quem sabe os preços ficam menores e sua capacidade inferior e sua manutenção mas cara, aí eles vão decidir !!!

FX2 está morto e a MB pode adquirir seus Navios primeiro que a FAB.

Abs.

ivanildotavares

Enquanto a zona do euro estiver em ebulição, enquanto não equacionarem os problemas da Gécia e, principalmente, da Itália, Espanha e Portugal, nenhuma compra relevante de material militar será mais comprado, ainda que os pagamentos sejam a perder de vista. A preocupação maior é ter reservas financeiras em caixa, para poder influenciar melhor nas decisões, falar menos fino no FMI, etc. É uma pena, porque justamente essa conjuntura econômica da Europa e dos E.U.A. deveria ser aproveitada pelo Brasil para fazer excelentes negócios de aquisição para a Força Aérea e Marinha e o Exército. Mas, digo excelentes negócios para o… Read more »

jacubao

Na boa. A FAB deveria começar a dar processo a baixa dos F-5M e fachar suas instalações. Haaaa, mas vai ficar muito feio fazer isso! Pega mau para a força! E daí? O que pega mau mesmo é ver países pobrérrimos adquirindo material avançado e nós, que “somos uma das 5 maiores economias do mundo”, comprando (eu tenho até vergonha e falar isso) F-5 usados da Jordânia!!!!!!!!!!!
Agora eu pergunto? Um país desse é sério?????????
Cruz credo.

asbueno

Realmente não dá para entender. Aliás, dá, e por isso mesmo é que estamos ferrados.

A compra não é para amanhã. É para anteontem!!! Mas a estória já sabemos…

Do jeito que a coisa vai os F-5 vão dar baixa um bom tempo antes do previsto. E aí? E aí nada, pq quem manda pagar a conta não está nem aí!!!

Mauricio R.

OFF TOPIOC…

…alerta de desemprego em massa!!!

O futuro UAV da Harpia, está no filghtglobal.com, atenção trabalhadores da Embraer, preparem-se p/ o facão!!!
Foi assim c/ o KC-390…

Tadeu Mendes

Amigos, Um governo (presidenta) que se recusa a receber uma iraniana discidente, ganhadora de um premio Nobel, so para nao milindrar aqueles _________Ayatolas…vamos esperar o que deles (Planalto). Esses idiotas nao sabem que estamo entrando em um periodo perigosissimo para a historia da civilizacao. Com a futura implosao economica mundial (ja nas portas), adicionada a explosao belica no Oriente Medio (Israel X Iran), o mundo se aproxima rapidamente da Terceira Guerra Mundial. Vamos (Brasil) ser pegos desprevenidos, despreparados e incapacitados para defender nossos interesses. O futuro conflito entre Israel e Iran, tem todos os ingredientes para envolver o mundo inteiro… Read more »

JapaMan

Nem comento mais por isso, há tempos venho dizendo que seria muito melhor a FAB comprar os F-16, ou então comprar de prateleira mesmo, pelo mesmo valor do FX-(Sei-la qto) a india vai adquirir 120, os EAU 60.. e aqui vamos de 36 (que sabemos que nem vai rolar) com esse papinho furado de transferência de tecnologia, os caras estão enchendo o côco de dinheiro com os SUBS (que nem a França usa o Scorpene) com os helis porcaria da França tbm, e agora la vem (se vier) a Rainha da Hangar da Dassault. Melhor uma capacidade de combate com… Read more »

jacubao

É o que vai acontecer JapaMan, F-5 e A-1 por mais uns 38 anos, no mínimo.