Em 2002 FAB negociou compra de F-5 suíços

A Força Aérea Brasileira confirma que está negociando com a Suíça a compra de 12 aviões de segunda mão, de tipo “Tiger F-5”, para completar a frota da FAB.

Uma missão da FAB virá à Suíça em fevereiro para discutir detalhes sobre a compra eventual de aviões usados da aeronáutica suíça.

O interesse do Brasil por essas aeronaves foi revelado pelo jornal especializado “Flight International” e pelo jornal suíço “Le Temps”.

As negociações com a Suíça foram confirmadas à Swissinfo pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica brasileira, em Brasília.

Se fechado o negócio, estaria incluido no Programa de Fortalecimento do Espaço Aéreo Brasileiro, aprovado pela Presidência da República em julho de 2000, com verba de aproximadamente 3,3 bilhões de dólares.

Esse Programa, segundo a FAB, prevê a aquisição e modernização de aviões “Tiger F-5” para completar a frota de 48 desses aviões que a FAB já tem. Essas aeronaves são utilizadas para o treinamento de pilotos.

A aeronáutica suíça tem 108 “Tigers”, comprados dos Estados Unidos nos anos 70 e 80. Atualmente, 9 aparelhos estão à venda mas outros 25 também poderiam ser negociados. Segundo especialistas, os aviões suíços estão em ótimo estado.

O Brasil está interessado na compra de 12 aviões mas prefereria que fossem de dois lugares. Os “Tigers” suíços são de um lugar.

O porta-voz do Departamento de Armamento do Ministério suíço da Defesa declarou à Swissinfo que “o Brasil é um dos países interessados” na compra dos “Tiger”, mas não revelou quais são os outros.

Segundo o jornal “Le Temps”, as Filipinas queriam comprá-los mas o negócio foi vetado pelos Estados Unidos. Devido uma cláusula no contrato que a Suíça assinou para a compra dos “Tiger”, a revenda das aeronaves depende da aprovação de Washington.

Claudinê Gonçalves

FONTE: swissinfo.ch

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Não lembrava disso…não vingou pela eterna falta de $$$$?

Fernando "Nunão" De Martini

A versão “oficial” é que não vingou porque desejava-se um pouco mais de bipostos no lote de 12, mas não lembro qual a porcentagem, se não me engano eram só dois bipostos que se conseguiria, mas posso estar escrevendo bobagem, de memória. O que na época não era, na minha opinião algo tão problemático, porque o objetivo da compra, na versão oficial, não era modernizá-los num primeiro momento. Era aproveitar aeronaves que viriam em condições de voo para repor outras que estavam sendo retiradas dos esquadrões para modernizar. Depois de todos os caças da FAB modernizados, aí sim seria a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Já ia esquecendo: reparem na foto que esse F-5 suíço tem antenas de RWR e lançador de chaff / flare.

“Onde, tio Nunão?”

Nas mesmas posições que os nossos F-5EM – qualquer dúvida, tem umas matérias recentes mostrando…

O detalhe é que esses F-5 suíços não sofreram nenhuma grande modernização para incorporar esses itens que há muito tempo são essenciais para a sobrevivência no campo de batalha. Sofreram apenas atualizações pontuais.

Storm Rider

Os suiços comprar Rafales 0km e nós compramos sua sucata, otima ideia!