Conselho Suíço aprova verba para caças e Rafale seria o melhor colocado

22

Informações sobre o Rafale em primeiro lugar, nas avaliações feitas pela Armasuisse, são dos sites Rafale News (francês) e 24Heures (suíço)

Após o Conselho Federal da Suíça recomendar a aprovação de uma verba especial para encomendar 22 novos caças a jato, o Conselho Nacional Suíço votou pela aquisição dessas aeronaves, destinadas a substituir os caças F-5 Tiger II.  Segundo o blog francês Rafale News, com informações do site suíço 24Heures, a Armasuisse (organização suíça responsável por programas de armamento) oficialmente colocou o Rafale em primeiro lugar nas avaliações técnicas realizadas em 2008. Assim, o caça francês teria ficado à frente dos competidores Eurofighter Typhoon e Saab Gripen.

As avaliações incluiram aproximadamente 30 voos por aeronave, com os pilotos de teste suíços avaliando as capacidades ar-ar, ar-solo e de reconhecimento dos três competidores. Também foram avaliadas a adequação dos caças com as instalações suíças e as características de manutenção.

O Consórcio Eurofighter estaria na frente no quesito das compensações, com 6,6 bilhões de euros em “offsets”, enquanto que a proposta da Rafale International estaria em aproximadamente 5 bilhões de euros.

Os offsets do Rafale incluiriam uma linha de montagem final e centro de manutenção, a produção de itens estruturais, produção de mísseis Mica, o desenvolvimento do HMD (visor / mira montado no capacete), do OSF-NG (sistema optrônico frontal de nova geração) e do sistema de autodefesa Spectra, além de outros programas militares e civis de cooperação industrial, como os do motor CFM-56, do avião executivo Falcon e aviônicos.

Ainda de acordo com o 24Heures, as principais vantagens do Rafale seriam seus excelentes resultados alcançados na avaliação, cumprindo 95% das exigências técnicas, além do fato de que seu preço seria adequado ao orçamento suíço. Já o Eurofighter Typhoon seria muito caro, tanto para compra quanto para manutenção.

Imprensa suíça criticou severamente a aprovação das verbas extras para a defesa, segundo o site Swissinfo

O site suíço Swissinfo informou que a palavra “irresponsabilidade” resume a reação da imprensa do país à decisão de aumentar a verba destinada a defesa. Na quarta-feira passada, as duas instituições do legislativo da Suíça aprovaram uma ampliação anual de 600 milhões de francos suíços (aproximadamente 682 milhões de dólares) dos valores propostos pelo gabinete, concordando em utilizar uma parte desses fundos adicionais para a compra de novos aviões de caça – gasto que o gabinete gostaria de postergar.

Assim, ao invés dos 4,4 bilhões de francos suíços de gastos anuais de defesa sugeridos pelo gabinete, o valor deverá chegar a 5 bilhões. Além disso, foi votado que a quantidade mínima de soldados para o Exército Suíço seria de 100.000, o que é 25% mais que o desejado pelo gabinete.

FONTES: Rafale News, 24heures e Swissinfo

NOTA DO EDITOR: no passado, a Suíça já produziu sob licença outro caça da Dassault, o Mirage III, que operou por várias décadas na Força Aérea do país e é visto na foto acima, voando em formação com um Rafale. Para ver outras fotos desses dois belos caças em formação, clique aqui para acessar a matéria “DNA Dassault”, publicada em maio deste ano aqui no Poder Aéreo.

Será que, após tantos anos, um outro caça francês sairá de uma linha de montagem suíça, tornando a foto acima ainda mais significativa?

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

“além do fato de que seu preço seria adequado ao orçamento suíço. Já o Eurofighter Typhoon seria muito caro, tanto para compra quanto para manutenção.”

Então esses Suíços são ricos mesmos! Veremos quando começarem os altos custos de manutenção + o pós venda Francês. Mas essa notícia tem uma cara de revistas “Veja” da vida, aposto que é a Dassault fazendo as propagandas forçadas dela por meio de salários extras.

E bom dia para que está escrevendo as 7:00 da manhã!
Abraço!

Vader

Rafale News? Propaganda da Dassault…

Antonio M

Rafale mais barato de adquirir e operar do que o Typhoon?

Chegaram a publicar esses números para quem quiser ver? Dei um “pulinho” lá no site do Armasuisse mas, estou meio sem tempo de pesquisar melhor.

E a Suiça está tão mal das pernas assim, para que sua imprensa fique tão indignada com essas compras?

Antonio M

Mas caso pese esses laços com os franceses, com a Dassault já estão encontrando, formando as justificativas para a aquisição do Rafale.

tplayer

Tem cara de ser mais um negócio oriundo de uma “parceria estratégica” entre dois governantes.

Grifo

O processo na Suíça continua oficialmente suspenso. Tirando o fato do orçamento de defesa suíco ter sido aumentado, todo o resto é especulação do site rafaleiro: que o processo vai ser reaberto, que o dinheiro extra vai ser usado para a compra dos caças, que o Rafale foi o melhor colocado e que ele cabe no orçamento da Suíça. Este último item então só acredita mesmo quem quer… Na concorrência da Suíca quem está participando é o Gripen, não o Gripen NG. Não me surpreende portanto se ele for qualificado tecnicamente inferior aos dois outros competidores, já que está uma… Read more »

Mauricio R.

A nova mania francesa, falar pelo possível ou pelo não tão possível, cliente, se expande.
Em breve estarão falando pelo Brasil, aguarde é somente questão de tempo.
A Boeing se retirou dessa concorrência, devido entre outras coisas, ao pequeno tamanho da mesma e a não tão extensa compatibilidade entre o SH e o Hornet.

eraldocalheiros

Senhores será que le jacá vai decolar uma, ou isso é so propaganda pra brasileiro ver,sei não esse é mais uma da ingana trouxa rsss. Meu caro Antonio M. imprensa é imprensa aqui e nos paíse de primeiro mundo,metem a boca e não tão nem ai, é o papel deles.

tplayer

Mauricio, o “Sarko” tem reunião agendada com a Dilma hoje lá em New York.

Então podemos ter certeza que ainda hoje sai uma noticia de “Brasil confirma compra do Rafale”.

cfsharm

tplayer disse:
21 de setembro de 2011 às 11:14

Mauricio, o “Sarko” tem reunião agendada com a Dilma hoje lá em New York.
Então podemos ter certeza que ainda hoje sai uma noticia de “Brasil confirma compra do Rafale”.

É verdade!!! RSRSRS. Mas também poderiam “reportar” o seguinte: ” Dilma fecha acordos militares com EUA e FRança – Brasil compra F18 e Rafales para a Defesa”. Já que o papel aceita tudo.
O problema é o seguinte: quem acreditar na notícia, logo logo vai começar a ouvir vozes e ver vacas voando.

tplayer

Já que o papel acerita tudo : “Brasil fecha compra de 200 F-35 A e B e 100 Rafales para compor sua frota em um mix hi-lo”.

Pronto, minha noticia agrada todos os lados e ainda sobram 30 F-35 B para a MB.

Aliás, o F-35 B conseguiria operar no opalão? Me refiro a peso total e elevadores.

Se não poder ainda posso incluir um CVN na minha noticia.

Marcelo

nunca vi tanta dor de cotovelo junta! qual a diferença dessa noticia, com a noticia de que o gripen teria ficado em 1o no Brasil? Alguem viu o relatorio da FAB? Entao aqui o que a imprensa disse eh verdade e na Suiça eh mentira?

edcreek

Olá,

Obviamente noticia a se confirmar, mas como sempre a tropa anti-frança cai em cima, é só pensar um pouco:

Escolhido tecnicamente na India-Rafale/Eurofighter Typhoon;
Exigencias nos EAU, diminuiram depois das operações na Libia;
Caças Russos utilizandos equipamentos Franceses;

Pareçe evidente que o Rafale será sim com a implementação do AESA o melhor caça 4.5 G, mesmo com torçida fanatica torcendo contra.

A link Suisso da lideraça do Rafale( não é no Rafalenews):
http://psk.blog.24heures.ch/archive/2011/09/14/suisse-le-rafale-en-grand-favori.html

Como eu disse noticia a se confirmar, porém totalmente plausivel mesmo com a torçida contra.

Abraços,

Abraços,

ernaniborges

Considerando que nenhum dos concorrentes, ao contrário do que prometem, repassará 100% das tecnologias empregadas nos caças, não seria uma boa idéia comprar vetores diferentes para o NAe São Paulo e para a a Aeronáutica?
Creio que assim, comseguiríamos obter uma quantidade maior de itens nacionalizados, após o veto de alguma coisa de um e de outro.

Giordani RS

Torcedor é soda! Não precisa ser muito esperto para saber que o Tufão é mais caro que o Rafaele. Além disso, quem acompanha ou vive do mundo da aviação sabe que a “jaca” desde o início é um caça multi-missão, enquanto o tufão é um caça puro e indo mais adiante, a jaca é o único também projetado desde o início com uma versão naval… O rafaele é caríssimo. O Typhoon é caríssimo++. Ambos são exelentes máquinas. A Suíça já tem conhecimento de como funcionam os franceses, pois eles construíram sob licença o Mirage III… Interessante ver que o gripen… Read more »

edcreek

Olá,

Giordani RS, não há colocações disse tudo, parabens!!!!

Abraços,

Observador

Pouco importa o que a Suíça considera o melhor para ela.

Não há país mais diferente do Brasil.

Eles nadam em dinheiro. Nós não. Eles precisam de poucos vetores. Nós, de muitos.

Devido a penúria permanente da FAB, que sofre até para arcar com a hora-voo do F-5 e do A-1, a decisão para o FX brasileiro precisa passar por apenas três quesitos: CUSTO, CUSTO e CUSTO.

E isto, como sabemos, não é o forte do Rafale.

Clésio Luiz

Os suíços tem fama de escolher bem. Se compram, é porque o bagulho é do bão 🙂

Isso inclusive é fator de prestígio entre os fabricantes no mercado internacional. Ter a Suíça como cliente de seus produtos costuma abrir mais oportunidades de negócio.

Corsario137

DU-VI-DÊ-O-DÓ

Mauricio R.

“Escolhido tecnicamente na India-Rafale/Eurofighter Typhoon;…” Não há nada de “escolhido tecnicamente” na concorrência MMRCA, é somente um dos finalistas, o outro é o Typhoon. “Exigencias nos EAU, diminuiram depois das operações na Libia;…” Quem disse??? A mídia francesa ou os UAE??? “Caças Russos utilizandos equipamentos Franceses;…” E aviônicos israelenses e indianos tb, então isto não diz nada de mais. “Não precisa ser muito esperto para saber que o Tufão é mais caro que o Rafaele.” Só se revogaram a lei da oferta e da procura, pois o Typhoon tem mais encomendas, logo tem escala de produção, então tem maior base… Read more »