Depois de completar mais de 8.000 horas de vôo e quase 1.500 surtidas na campanha da Líbia, a equipe de apoio da RAF do esquadrão de Marham começa a empacotar o equipamento a voltar para casa.

Os Tornados foram inicialmente lançados na operação Ellamy em 19 de Março de 2011 e agora, quase oito meses depois, eles estão deixando Gioia del Colle, a base aérea italiana de onde operaram, assim que a OTAN anunciou formalmente o fim da operação.

O comandante do IX Bomber Squadron, Coronel Andy Turk, esteve lá desde o começo. Ele liderou o esquadrão assim que campanha começou, e agora está trazendo para casa o seu pessoal.

Em seu retorno, o ‘Wing Commander’ Turk refletiu sobre a ‘montanha-russa’ que foi a Operação Ellamy para as forças do Reino Unido “contribuição britânica para a operação Unified Protector para impor a Resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas:

“Esta foi uma campanha muito dinâmica e tivemos que fornecer respostas rápidas a partir do solo.

“Lançamos ataques num prazo muito curto, muitas vezes envolvendo uma mudança de armamento no último minuto, para assegurar que a nossa resposta era a mais eficaz para uma situação em constante evolução.

“Também tivemos ocasiões em que ao final da missão tivemos mudança de situação em um campo de batalha que se desenvolvi rapidamente.

“Os resultados no terreno foram fantásticos, assistimos verdadeiramente a uma mudança histórica e real e contribuímos positivamente para a liberdade do povo líbio.”

Da mesma forma, como as tripulações ficaram em alerta máximo, o pessoal de terra e engenheiros trabalharam contra o relógio para garantir que os Tornados fossem capazes de completar as suas missões.

Quanto mais horas de vôo, maior o “desgaste” na aeronave, mas os engenheiros dos esquadrões de Tornado souberam supera os desafios.

FONTE:
U.K Ministry of Defence

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:
Poder Aéreo

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments