Israel testa míssil que pode atingir o Irã

9

Israel testou com sucesso hoje um míssil que teria capacidade de carregar uma ogiva nuclear e atingir o Irã, alimentando o debate público sobre notícias de que os principais líderes do país estariam debatendo um ataque militar às instalações atômicas de Teerã.

Apesar de líderes israelenses alertarem há tempos que um ataque militar é uma opção, uma intensa rodada de discussões públicas surgiu no fim de semana após a divulgação pelo jornal Yediot Ahronot de que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Ehud Barak, são a favor de um ataque.

Hoje, o jornal Haaretz divulgou que Netanyahu está tentando convencer membros de seu gabinete sobre um ataque, apesar da complexidade da operação e da probabilidade de que isso desencadearia uma forte retaliação do Irã.

O lançamento do míssil hoje, a partir de uma base nas cercanias de Tel Aviv, aumenta as especulações de que uma ação israelense pode ser iminente. Uma autoridade da Defesa israelense disse que o Exército testou um “sistema de propulsão de foguete” em um exercício planejado há muito tempo. Ele pediu anonimato devido a restrições de segurança, e se negou a dar mais detalhes. Outras informações sobre o teste foram proibidas pelo Exército.

Relatos de fontes internacionais, entretanto, afirmam que o Exército testou um míssil Jericó de longo alcance, capaz de carregar uma ogiva nuclear e atingir o Irã. As informações são da Associated Press.

FONTE: Agência Estado

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

Senhores, Na minha analise, a retirada de tropas americanas de dentro do Iraque ate o final de Dezembro, me faz pensar que os EUA estao tentando proteger os soldados americanos de um eventual fogo cruzado entre Israel e Iran. Tenho o prescentimento que Jerusalem ja avisou a Washington de que um ataque pre-emptivo contra o Iran esta para acontecer brevemente. A determinacao de Israel em impedir que os loucos Aiatolas botem suas maos em armas nucleares, adicionadas as costantes ameacas de Hamedinejad em erradicar o Estado judaico do mapa, esta se materializando. Praticamente todos os meios disponiveis para impedir que… Read more »

Observador

Caro Tadeu: Eu acho que (o ataque de Israel) pode ser uma das alternativas. Outro cenário que está se desenhando é de uma “guerra fria regional” entre Israel, que já tem a bomba, e o Irã, que mais dia, menos dia, também a possuirá. Com o lançamento do míssil Jericó, Israel está dizendo a quem interessar possa que tem meios de fazer uma devastadora retaliação nuclear, caso seja atacado por armas deste tipo. O que me preocupa neste cenário é que se Israel detectar um míssil (ou mísseis) iranianos vindo em sua direção, irá lançar um conra-ataque nuclear, mesmo sem… Read more »

Baschera

Tadeu, A saída das forças aliadas e sobretudo as americanas do Iraque e a seguir do Afeganistão são fruto de promessa de campanha do Obama e esgotamento das razões (inclusive econômicas) que motivaram tais incursões. Segundo, os israelenses sabem muito bem que os iranianos já detem pequeno arsenal nuclear, oriundo da era soviética e comprado a preço de ouro, lançadores ou foguetes inclusos, da Ucránia, embora estes neguem a venda das ogivas….. admitem terem vendido somente os 12 mísseis X-55. Terceiro, o primeiro ministro israelense está tentando atacar preventivamente e desconfio que acha que os iranianos serão trouxas de não… Read more »

Storm Rider

Se houvesse uma guerra Iran-Israel, a ultima coisa que os EUA fariam seria abandonar Israel e retirar as tropas do Oriente Médio. Os EUA e a Europa estao falidos, nao podem mais continuar financiado essas duas ocupações que ja duram mais de 10 anos. Lembram do Vietnam? Isso nao quer dizer que as tropas voltem aos EUA. Como foi bem lembrado pelo Baschera, parte dessas tropas serao redistribuidas às diversas bases norte americanas na regiao. Sejamos imparciais, o balanço de força da região foi quebrado quando Israel tomou posse de armas nucleares. Essa guerra fria regional nao era nada mais… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos,

Excelentes comentarios, analises, observacoes e plausiveis cenarios.

Talvez eu esteje levando Hamedinejad muito a serio. Provavelmente, eu nao teria a menor reserva em atacar primeiro (a melhor defesa e o ataque), dada as circustancias apresentadas pelo islamismo.

Mas eu nao tenho o poder que Netanhyau possui; pois ele e Ehud Barak sao os que estao com o dedo no gatilho.

Ainda que eu tente manter uma visao antropoligico-religiosa no conflito entre o Oeste ao o Islam, sou um adepto da tese de Samuel Huntington

Tadeu Mendes

Parte II. Desculplem a interrupcao….apertei o gatilho (ooops….rsrsrsrs… quiz dizer o botao errado). A obra de Samuel P. Huntington (Clash of Civilizations) foi escrita muito antes que o dogma etnocentrico-teologico mulsumano, se transformasse em realidade, no 9/11 em Nova York, Washington e Pennsylvannia. Estamos em guerra entre o Ocidente e o Islam. Gostem ou nao gostem os politcamente corretos, o Ocidente esta sendo atacado. Como Israel (judeus), e o Cristianismo, formam o binomio judaico-cristao, e perfeitamente razoavel pensar que os alvos (Israel e Estados Unidos) sao perfeitamente legitimos na mente dos jihadistas. Quanto aos EUA sairem do Iraque, eu nao… Read more »

jacubao

Acho que israel deveria testar os seus mísseis nucleares na cabeça do irã.

Eduardo RA

Israel mostrou as garras. Pra bom entendor, meia palavra basta. Turquia, Irã, Egito, entre outros devem ter captado a mensagem.

Vader

Tic, tac, tic, tac, tic tac…

E a contagem continua… 🙂