Na quarta-feira, 20 de julho, o último Mirage F1 CR que operava a partir da Base Aérea 112 do Armée de l’air (Força Aérea Francesa), em Reims, decolou rumo a sua nova casa, Mont-de-Marsan.

Foi a última aeronave do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie” a deixar a base, após seu fechamento oficial no fim do mês passado (veja matéria anterior no primeiro link da lista abaixo). Nos controles, estava o capitão Laurent Malineau, o mais velho piloto do esquadrão, que há quinze anos vem servindo na unidade, que passou a operar em Reims desde 1994.

A aeronave em questão, o Mirage F1 CR 112 n°62, entrou em serviço em 1984, mas a história do Mirage F1 em Reims é mais antiga. De fato, a base foi a primeira do Armée de l’air a receber aeronaves do tipo, em 1973.

…dias depois dos Mirage 2000-5 franceses deixarem Creta, de volta à França

Desde 24 de março, a França havia deslocado para a Base de La Sude, em Creta, caças Mirage 2000-5 (que operavam junto a um destacamento de aviões do mesmo tipo da Força Aérea do Qatar), que logo foram acompanhados de aeronaves Mirage 2000D e Mirage 2000N. O objetivo era operar esses aviões de combate em uma base mais próxima da Líbia, para cumprir a resolução da ONU que estabeleceu uma zona de exclusão aérea no país.

Em 15 de julho, chegou a hora dos 3 Mirage 2000-5 deixarem La Sude, de volta à metrópole. Continuam a operar a partir de Creta 6 aeronaves Mirage 2000D e Mirage 2000N, cumprindo missões de interdição e ataque ao solo. Em outra base mais próxima à Líbia – Sigonella, na Sicília – desde 13 de julho cinco caças Rafale vem cumprindo missões, três dias após terem chegado de Solenzara, na Córsega.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e Ministério da Defesa da França

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments