Dois de nossos pilotos, o Cap Nielson #4#7 e o Cap André #3, passaram uma semana visitando os Snowbirds, o time de demonstração aérea da Força Aérea do Canadá.

Eles partiram no dia 17 de outubro para Toronto e seguiram até a cidade de Moose Jaw, na província de Saskatchewan, onde fica a sede da equipe. Assim como nós, o esquadrão canadense também está sediado na Academia Militar, com a mesma proposta de incentivar os futuros aviadores da Força Aérea.

Os fumaceiros puderam voar com os Snowbirds e pilotar o jato C-114 Tutor, aeronave utilizada pelo grupo desde sua criação, em 1971. No dia 20, participaram do voo de treinamento para a última demonstração da temporada 2011 que aconteceu na sexta-feira, 21, com uma festa de encerramento.

O objetivo da missão de intercâmbio foi a troca de experiências, visando ao aprimoramento do trabalho das esquadrilhas, além de estreitar os laços de amizade.

A missão é a mesma, mas muitas são as diferenças na rotina, devido a diversos fatores. Nossos colegas possuem, por exemplo, um display de demonstração “reserva”, utilizado quando há a necessidade de algum piloto se ausentar em uma apresentação, não sendo possível a substituição pelo companheiro de posição. A agenda dos shows é definida com antecedência bem maior que a nossa, cerca de 10 meses antes. Há diferenças também no treinamento dos novos integrantes, visto que o esquadrão canadense possui pilotos que não realizam demonstrações e, dessa maneira, o treinamento acontece mesmo quando os demais estão viajando.

Esses e outros detalhes foram trazidos por nossos pilotos. A experiência brasileira também foi transmitida aos canadenses, o que é motivo de orgulho para nós. “No início, quando ingressei na FAB, meu sonho era me tornar um piloto. A carreira vai nos proporcionando alçar vôos cada vez mais altos e, hoje, tive a oportunidade de representar a Força Aérea Brasileira num outro país e transmitir nosso conhecimento aos pilotos de lá. É uma grande responsabilidade e muito gratificante. – comentou André.

Esperamos, agora, recepcionar alguns dos Snowbirds em nossa sede, assim como já aconteceu em anos anteriores. Esperamos, ainda, contar com a presença deles em nosso 60º aniversário.

FONTE: esquadrilhadafumaca.com.br

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments