*Antes da Chuva e Durante a Chuva

Além do “Domingo Aéreo 2011” do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, realizado em 16 de outubro, o Poder Aéreo marcou presença em outro evento da FAB (Força Aérea Brasileira) realizado naquele mesmo final de semana chuvoso: foi o sábado de Portões Abertos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP.

A previsão meteorológica para aquele 15 de outubro não deixava dúvidas de que a chuva também marcaria presença. Era questão de saber apenas o horário exato e sua duração. Nas duas primeiras horas do evento, a chuva compareceu de forma tímida, não atrapalhando a chegada de aeronaves programadas para as exibições aéreas. Assim, os editores Guilherme Wiltgen e Fernando “Nunão” De Martini puderam aproveitar para fazer algumas boas fotos, em companhia do amigo “spotter” Rubens Barbosa Filho, responsável pela bela imagem do A-1 que abre esta matéria e pelas fotos da sequência logo abaixo.

Mas, no meio da manhã, a chuva chegou. E pra ficar. Assim, pudemos dividir o evento numa fase “AC” e outra “DC”, conforme mostramos no título e subtítulo desta matéria: Antes da Chuva e Durante a Chuva. Praticamente não houve um “depois da chuva” naquele sábado, apenas uma leve trégua na hora do encerramento, mas que mesmo assim não permitiu a decolagem do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), a “Esquadrilha da Fumaça”, que deveria encerrar o evento com sua sempre esperada exibição.

Restou ao público se concentrar sob os hangaretes, onde foram montadas as barracas de alimentação, observar sob os guarda-chuvas as aeronaves em exposição estática da FAB, da Marinha do Brasil (MB) do Exército Brasileiro (EB) e outras. E, nos momentos em que a chuva diminuía um pouco, as pessoas faziam fila para entrar no C-130 Hercules aberto à visitação.

Já os editores, além de se misturarem ao público nas mesmas atividades, aproveitaram a oportunidade para conversar com os militares presentes, dentro e fora da sala de imprensa instalada no saguão de recepção de autoridades. Vale ressaltar que algumas iguarias, com destaque para o iogurte produzido pela Fazenda da Aeronáutica em Pirassununga (SP) fizeram bastante sucesso na sala de imprensa.

Os pousos e decolagens de aeronaves militares e civis no Aeroporto de São José dos Campos, que ocorriam apesar da chuva às vezes bem forte, também receberam a atenção do público, com vários E-Jets visitando seu “berço” – a Embraer é bem ali, ao lado da pista. Os editores do Poder Aéreo, em especial, ficaram mais atentos às peculiaridades das operações bem sucedidas na primeira tentativa ou somente na segunda, devido ao baixo teto de voo.

E assim transcorreu aquele sábado chuvoso. Para relembrá-lo e justificar o título escolhido para esta matéria, nada melhor do que uma música com nome e banda bastante adequados: Thunderstruck, do AC/DC (embora, até onde a gente saiba, nenhum raio fulminou ninguém por ali, ainda que a persistência da chuva deixasse todo mundo estupefato).

 

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Nunão

Da próxima vez eu quero assistir “Heatseeker” no post do Sidewider ou do Piranha!

Neste portões abertos, de “heat” parece que não tinha nada 😉

fsneto

Pessoal se possível, coloquem fotos das aeronaves da MB e do EB por favor. Desde já eu agradeço.

Clésio Luiz

Na primeira foto, uma detalhe interessante do AMX: ele usa o aileron e o spoiler ao mesmo tempo, para fazer um rolamento.

DrCockroach

Escolha rapido sua preferencia:

a) assistir o “portoes Abertos AC/DC” (Antes da Chuva Depois da Chuva);
b) assistir um show do AC/DC (thunderstruck video na materia);
c) assistir um show de pagodinho;
d) se possivel “a” e “b”, caso contrario talvez “b”, “f” eh de se considerar;
e) se possivel “a” e “b”, caso contrario talvez “a”;
f) melhor receber um tiro de canhao de um F-5 do que assistir um pagodinho;
g) melhor receber um tiro de canhao de um F-5 do que assistir o AC/DC;

Eu voto “d” 🙂

[]s!

P.S.: Samba = fantastico; Pagodinho = 🙁

Ramon Rocha

É só eu ou vocês também acham o A-1 lindo demais? Nossa, toda vez que olho ele com os pilons exteriores com tanques eu fico admirando essa maravilha, pena que beleza não conta em ação.