MSF10-0083 Series

Na foto divulgada ontem (22 de abril) pela Boeing, vê-se o primeiro voo do F-15K41 destinado à Coreia do Sul, realizado no dia 19 nos EUA. Trata-se do primeiro de um novo lote de 21 F-15K “Slam Eagles” da ROKAF (Republic of Korea Air Force – Força Aérea da República da Coreia), dentro do contrato “Next Fighter II”. A última entrega do tipo realizada para a ROKAF, dentro do programa Next Fighter I de 40 aeronaves F-15K, havia sido em outubro de 2008.

O F-15K é uma variante avançada do F-15E, equipada com os últimas atualizações tecnológicas. A aeronave permite que a ROKAF mude seu foco de defesa de curto alcance, que foi a tônica dos últimos 50 anos, para uma visão regional mais ampla, que considera múltiplas ameaças futuras. A vida operacional do F-15K é estimada até 2040, com inserções de tecnologia e modernizações ao longo do ciclo de vida.

FONTE / FOTO: Boeing

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caipira

Esse ai tem AESA e IRST ou não ?

Chega a dar um pouco de dó dos cacos da coréia do norte…pensando bem num dá dó não…

Francoorp

Claramente é um prototipo… o que tem de “mais” ou de “menos” comparado ao modelo F-15 Silente ?

RH-MG

Caipira disse:
23 de abril de 2010 às 12:01

Dó Eu tenho da FAB, imagine estes passarinhos cruzando os ceús do Brasil….

Acabem com o FX2 e que venham logo os F16 Block 60 com pé no F35.

[]

Fã da aviação de caça

Alecsander

Hum, esse F-15 não sei por que esta com cara de Sukhoi, deve ser pela pintura.

Ozawa

Tal aquisição, pronta e acabada fora de suas fronteiras, e nem por isso pode-se dizer que a Coréia do Sul tenha uma indústria de defesa incipiente, ou tecnologicamente limitada ou defasada, diante dos exemplos de sucessos de seus projetos militares no ar e no mar como se vê. Ora, essa tese (excessivamente) antolhada de transferência de tecnologia para eleição de tal ou qual vetor ou escolta naval, levada ao extremo, parece-me embutir, às vezes, uma falta de compromisso efetivo com a defesa nacional e mais transparece um discurso vazio “pra galera”…, confiando seus autores, ao certo, que nada será efetivo… Read more »

Vader

Linda aeronave. Mas esse aí não tem AESA, e não tem nada a ver com o F-15 Silent Eagle. Tá mais pra um Strike Eagle (o que já não é pouca bossa). É um legítimo cavalo de batalha puro sangue, excelente para países conflagrados, como a Coréia do Sul (que juridicamente ainda está em guerra). Mas devemos sempre lembrar que a FAB não está querendo um puro sangue como esse, mas sim uma mula de carga, que faça de tudo um pouco e sem tanta frescura. Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia… Read more »

Edu Nicácio

Os caras comprando 40 F-15K e nós há DOZE ANOS tentando decidir qual o melhor avião para a FAB… O Brasil não é um país sério…

Morte ao FX-2, e que venham os 120 Su-35BM de prateleira e, futuramente (2020), os Su-50 com 25% do projeto nas nossas mãos…

czarccc

Pessoas, não se trata de protótipo. Simplesmente está sem pintura, revelando as superfícies em suas cores originais. Assim como nas fotos do protótipo do PAK-FA. Acho que por isso o Alecsander achou com cara de Sukhoi.
Quanto a ToTs, sem auxílio e transferência de tecnologia da Lockheed e outras empresas americanas, não existiria T-50 e 90% da capacidade industrial e tecnológica na área de defesa da Coréia.

Taz Miranda

A parte amarela é o prime, fundo que se dá antes da pintura.

Abraço à todos.

Giordani RS

” Edu Nicácio disse: 23 de abril de 2010 às 13:07 Os caras comprando 40 F-15K e nós há DOZE ANOS tentando decidir qual o melhor avião para a FAB… O Brasil não é um país sério…” Pois é…O Chile dando exemplo de como comprar e manter equipamento bélico… A Venezuela se armando(mesmo que de prateleira)…a bolívia começando a ir as compras com a rússia…a colombia com apoio militar dos EUA…o equador renovando sua frota…o paraguai querendo concretizar o seu sonho de ter caças supersônicos…a argentina negociando Mirage F-1 e Etendard´s “M”…que falta faz um “inimigo” em nossas fronteiras…Ops! Será… Read more »

Edcreek

Olá, Sobre o F-15: ” O F-15K é um derivado avançado da Força Aérea E.U. provado em combate F-15E Strike Eagle da aeronave a ser desenvolvido para a República da Coreia do Air Force (RoKAF). A nova aeronave será mais sobreviver, manutenção e letal do que os atuais modelos F-15E. A aeronave está sendo re-projetado para transportar carga de £ 23.000, alcancem Mach 2.5 e incorporar as mais recentes tecnologias militares. Seus recursos de multi-função permitirá F-15K para executar ar-ar, ar-terra e missões ar-mar. Ele mantém a característica de longo alcance a partir de F-15E. ” O F-15K irá incluir… Read more »

Nick

Caro Francoorp,

Em relação ao Stike Eagle , algumas adições:

AAS42 IRST, JHMDS e o radar ANP-63(v1) mais moderno .
Motores mais potentes, também faz parte do pacote.
E como pode ser visto, uso extensivo de materiais compostos.

Caro Ozawa,

Só uma observação: Esses F-15K não são uma simples “prateleira”, seus motores GE F-110 GE129 serão fabricados sob licença na Coréia do Sul . E esse motor já equipa os F-16 da ROKAF.

[]’s

Nick

errata : ANP-63(v1) = AN/APG63(v1)

[]’s

Nick

Edcreek mais rápido nas respostas. 😀

[]’s

Francoorp

Giordani RS disse:
23 de abril de 2010 às 13:21

KKK gostei demais dessa… se tivesse aqui um tópico fixo com o nome de “respostas imortais dos usuários” eu a colocaria ali na hora !!

Valeu… nenhunzinho !! Boa !!

Francoorp

Pessoal… a reportagem diz que este é um “Slam Eagle”… não um Strike !

Edcreek

Olá, Nick

Viu só? o mais rapido do teclado!!!!!! 😉

Abraço,

Vader

Francoorp disse:
23 de abril de 2010 às 13:35

Francoorp, não é Strike Eagle por ser fabricado sob licença na Coréia, mas é uma de suas versões, como bem colocado pelo Edcreek. De qualquer maneira, não é um Slient Eagle (protótipo supostamente “silencioso” que não tem previsão de negociação ainda).

Nick

Caro Edcreek,

Importante é todos colaborando , e para variar faltou uma letra no meu post …Stike Eagle ainda não existe..:D

Caro Francoorp , Essa versão “Slam Eagle” é baseado no “Strike Eagle” com algumas avanços em termos de sistemas, materiais e sensores. Dae a comparação…

Abraços

Edcreek

Olá, Nick

Sem duvidas o importante é complementar informações, e sobre escrever faltando letras ou palavras acontece o ruim é que em blog errou já Elvis.

Stike Eagle existe sim só não foi visto, hahahaha….

Abração,

Realista

“Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia do Sul pode bombardeá-los de volta à Idade da Pedra.” Este pensamento me deixa triste!… não apoio nenhuma ditadura, mas esta mentalidade só gera mais ódio! os USA e Israel, com esta prática, estão mostrando para a humanidade, sim, é como se mata inocentes, não funciona desta forma! se tem um “bandido” numa casa, chame a polícia e não a Força Aérea! Se tem um país “pisando na Bola” leve-o para a ONU e não façam uma guerra bizarra, matando milhares de crianças, para pegar um… Read more »

Realista

Linda foto, soberbo avião!

Francoorp

Valeu Galera, vou procurar me informar mais sobre estes F-15… que eu sempre gostei, e achei ridículo o Brasil não “pegar” alguns daqueles que os Yankees aposentaram ultimamente, eram 250 Pow, uns 50-60 poderiam vir, igual vieram os F-5 no passado, com muitos “G” nas costas, mas nós os fizemos ficar operativos… e alguns F-16 também não estragaria….

LEMBRANDO que não aceitaríamos ingerências YANKEES depois destas compras de “sucatas”… assim pra dizer as coisas como estão ou devem ser !!

Valeu !!

Fsinzato

É impressão minha ou esta versão tem uma grande utilização de materiais compósitos?

Abs.

Vader

Realista disse: 23 de abril de 2010 às 14:43 Caro Realista, tenho dó do povo sim, até porque são uns miseráveis que passam fome, frio e privações por causa de meia dúzia de malditos porcos fedorentos. Se fosse possível fritar o cérebro do tal Kim Jong e da camarilha comuna que o cerca, sem atingir o povo, tanto melhor: fritai-os. Mas se tivesse que escolher entre a Coréia do Sul e a do Norte, que retorne a do Norte “to the stoneage and beyond”. E tem mais: olhando bem a fundo e de uma forma mais fria a coisa toda,… Read more »

Francoorp

Fsinzato disse:
23 de abril de 2010 às 15:12
É impressão minha ou esta versão tem uma grande utilização de materiais compósitos?”

De norma os compósitos são escuros, pelo menos os que eu ja vi, então poderíamos concluir que toda a parte marrom é material compósitos… tem muito mesmo!!

Realista disse:
23 de abril de 2010 às 14:43

Realista…. Muito realista a tua posição, é assim mesmo que temos de pensar… “””amamos as armas, mas não as GUERRAS”””” !!!

Valeu !!

Wilson Giordani de Souza

Vader disse:
23 de abril de 2010 às 15:18

(…)

“Isso é que dá terem escolhido o comunismo”

(…)

Se não funcionou enquanto coexistiram União Soviética e China (dois gigantes) é porque há algo de muito errado nesse sistema.

Só para constar, sou de esquerda. Então não venham com ladainha de cartilha socialista/comunista para cima de mim.

Giordani RS

“Realista disse: 23 de abril de 2010 às 14:43 “Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia do Sul pode bombardeá-los de volta à Idade da Pedra.” Este pensamento me deixa triste!… não apoio nenhuma ditadura, mas esta mentalidade só gera mais ódio! os USA e Israel, com esta prática, estão mostrando para a humanidade, sim, é como se mata inocentes, não funciona desta forma! se tem um “bandido” numa casa, chame a polícia e não a Força Aérea! Se tem um país “pisando na Bola” leve-o para a ONU e não façam uma… Read more »

hms tireless

Que soberbo avião, poderoso e eficaz. Preferiria ele na FAB à Jaca francesa.

Rodrigo Cesarini

Pô Giordani RS, o Churchill fez de tudo para acordar a Europa para o perigo do maluquinho austriaco; quem literalmente “vendeu a alma ao diabo” foi o Chamberlain, permitindo a anexação dos Sudetos e da Boêmia(não a cerveja 😉 ).

[]s

Rodrigo Cesarini

Desculpe, não lí direito, você disse exatamente isso rsrsrs

[]s

Realista

Giordani, “guerra” (que ao meu ver não tem nada a ver com o que vc pensa ser guerra), hoje, é uma coisa que deveria ser bem diferente dos tempos de Alexandre o Grande! deveria se tomar decisões de bombardear e invadir, dizimando famílias de pessoas que, muito provavelmente, nem apoiam seus “ditadores”, deveria ser uma decisão de uma maioria significativa do Conselho de Segurança da ONU, e não uma ação unilateral, afirmar que deviamos mandar um país para a trevas só pq o safado de seu lider não dança nossa música, e nem a da humanidade, é algo que não… Read more »

Realista

erro: acima eu quis dizer “Não deveria se tomar decisões…”

Realista

Ah, amigo Giordani, meu passatempo preferido é jogar, on-line, jogos de guerra… não tem nenhuma relação com drogas, meu caro….

rogerio

Coitado do brasil que e pobre e baba por um caça como esse

Top Gun

Só pra vcs terem uma idéia, o F-15K tem 2 motores General Electric F110-GE-129 de 131 kN(29,400 lbf) de empuxo cada!!!!

MONSTRO!

Henrique Sousa

Perfeitas observações Osawa.

Não lembro onde li, mas dizia que para explicar as mazelas nacionais, entre a conspiração internacional e a incompetência nacional, era para se ficar sempre com a segunda opção.

Para mim é isto, a tão propagada “transferência de tecnologia” esta muito mais ligada ao lado “receptor” do que do “transmissor”.

Henrique Sousa

E pelo visto pararam mesmo de utilizar aquelas pétalas que cobriam o bocal do motor. Pouco acrescentavam em desempenho, e muito em manutenção, é isto???

E podem falar o que quiserem, mas o F-15 e o avião mais bonito/elegante entre todos depois de 1970. Outros podem até ser mais invocados/agressivos, mas em matéria de linhas nada chega perto do Eagle……

Ilya Ehenburg

Não deixa de ser interessante o fato, de que além de nós, os sul – coreanos também se equipam com aeronaves de 4ª geração. Algo paradoxal: comprar caro, aeronaves que se tornaram completamente obsoletas, em um horizonte de apenas 10 anos!

Ilya Ehenburg

Erro: que se *tornarão…

HARPIA

Eaeeee…
Vamos morrer de inveja dos outros????
Então vou pegar o meu babador. 😀

Fsinzato

“Francoorp disse:
23 de abril de 2010 às 15:23”

Valeu amigo!

Abs.

Nick

Caro Ilya,

Eles, os sul-coreanos estão comprando esses caças “obsoletos” ou em vias de, mas também tem planos para a construção de vetor nacional de 5ª geração. O que é bem diferente de nossa “compra”, visto que os Rafales da FAB provavelmente serão os únicos vetores de defesa aérea para os próximos 40 anos.(Infelizmente). E ainda mais, com certeza ficarão tecnologicamente defasados dos seus congêneres franceses. Ou se quisermos algum MLU, nos “enfiarão a faca” como estão fazendo na modernização dos Mirage 2000 Indianos.

[]’s

Leandro RQ

Que inveja que eu tenho desses países onde os políticos se preocupam com o futuro da nação e não apenas com o futuro de suas contas bancárais…

Wagner

Acho que é uma excelente escolha, e nada como um confiável f15 modernizado do que aquelas porcarias de X-PC-Pentium 1000 Artificial
( AIFWAC FIGHTER)Inteligence Fighter withou any control que tão tentando botar na Usaf.

Se acham que as piramides voadoras vão dar conta dos poderosos su27, mig29 e SU35 enganam-se. A carga vai ficar com os veteranos…

Wagner

“Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia do Sul pode bombardeá-los de volta à Idade da Pedra.”

É claro, não vai ser sua família que vai estar sendo bombardeada…