domingo, novembro 28, 2021

Gripen para o Brasil

Líbia: mais imagens de missões de reconhecimento de caças Gripen suecos

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

As Forças Armadas da Suécia divulgaram novas imagens de missões de reconhecimento sobre a Líbia realizadas por caças Gripen, que são operados por um destacamento sueco em operações a partir da base aérea de Sigonella, na Sicília.

As imagens, tanto estáticas quando tem movimento, foram apresentadas em uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira, 6 de outubro. Foram capturadas pelo pod de reconhecimento do Gripen, em voos a 7.500 metros de altitude, e incluem cenas de combates terrestres e de movimentação de veículos.

Os voos operacionais de caças Gripen sobre a Líbia estão autorizados pelo Parlamento Sueco a prosseguirem até 24 de outubro. Atualmente, as missões estão concentradas nas regiões de Sirte e Bani Walid, onde os combates mais intensos prosseguem. As imagens, que são entregues continuamente ao comando da OTAN (Organização do Tratado do Altântico Norte), permitem a seleção de alvos de forma a atacá-los sem causar danos a terceiros.

Até o momento, foram realizadas aproximadamente 600 missões de caças Gripen no conflito, num total de 1.700 horas de voo. Inicialmente, eram utilizados oito caças, mas a quantidade foi reduzida para cinco, mantendo-se ou até ampliando-se a quantidade de surtidas.

Clique na imagem abaixo para acessar dois vídeos de reconhecimento divulgados (gravados a 7.500 metros de altitude). Eles mostram combates em área residencial ao sul de Trípoli, além da reunião de forças do governo interino, numa estrada, para um ataque a forças leais a Kaddafi.

FONTE / IMAGENS: Forças Armadas da Suécia

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

O Gripen E vai igualar e, em muitos casos, ser melhor do que os atuais caças de quinta geração, afirma o Chefe da Força...

A Saab apresentou os seis primeiros Gripen E produzidos em série e que em breve ficarão prontos a Força...
- Advertisement -
- Advertisement -