Entregas do Super Tucano à Indonésia começam em 2012

2

Embraer divulgou que a negociação de oito aeronaves com a Força Aérea da Indonésia, incluindo treinamento, estações de apoio de solo e pacote logístico, está em vigor

A Embraer informou na última quinta-feira, 9 de junho, que a venda de oito turboélices de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano à Força Aérea da Indonésia já está em vigor Desde que a empresa foi declarada vencedora de uma licitação realizada pelo Ministério da Defesa Indonésio, em novembro de 2010, várias fases administrativas foram cumpridas, culminando no fechamento do contrato, que inclui estações de apoio de solo e um pacote logístico integrado. As entregas começam em 2012.

“Este contrato representa um passo ousado para que o Super Tucano deixe a sua marca no mundo”, disse Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa e Segurança. “Damos as boas-vindas à Força Aérea da Indonésia como o mais novo operador de um produto da Embraer Defesa e Segurança. Eles serão atendidos, e ficarão satisfeitos, com a mesma qualidade, excelência e eficiência que se estende a todos os clientes.”

O governo indonésio escolheu o flexível Super Tucano para substituir outras aeronaves e executar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância, interceptação ar-ar e contra insurgência. Este é um avião maduro e comprovado que voou mais de 120 mil horas com eficiência e confiabilidade excepcionais.

O Super Tucano está equipado com as mais recentes tecnologias de eletrônica/ótica/infra-vermelha e laser, rádios seguros com comunicação por enlace de dados e uma inigualável capacidade de armamentos, o que o torna altamente confiável e com excelente relação custo/benefício para uma ampla gama de missões militares, mesmo em pistas não pavimentadas.

FONTE: Embraer

NOTA DO EDITOR: em comentário recente, o leitor Justin Case forneceu o link para reportagem da Flight Global sobre o mesmo assunto, que traz algumas interessantes informações adicionais. Segundo a reportagem, o avião da Embraer concorreu, entre outras aeronaves, com o sul coreano KT-1 da KAI (Korea Aerospace Industries), que já é operado pela Força Aérea da Indonésia como treinador. 

Segundo a nota da Flight Global, a Indonésia é considerada um país pacífico, mas sofreu nos últimos anos com rebeliões em províncias como Aceh, em Sumatra, e na Papua Ocidental – falando nesses conflitos, vale a pena conferir também matéria publicada no Poder Aéreo, recentemente, a respeito de prognósticos futuros para a Força Aérea Australiana, em que seus “vizinhos” ao norte podem representar ameaças na década de 2030 (clique aqui para acessar).

Na Indonésia, o EMB-314 Super Tucano deverá substituir o Rockwell OV-10 Bronco, que foi extensivamente utilizado nesses conflitos, assim como na rebelião da província de Timor Leste, entre 1975 e 2002.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vassili

Bem,

Parabéns à Embraer por mais esta vendo do Super Tucano no mercado internacional.

Mas eu ainda considero que ele ainda pode vender bem mais, principalmente em nações com orçamentos militares bem reduzidos.

abraços.

viniciusdonadio

As boas vendas do A-29 Super Tucano é reflexo do bom trabalho feito pela Embraer, e q ela continua fazendo!