Apresentado o primeiro F-16 construído na Turquia

5

A TAI (Turkish Aerospace Industries, Inc.) e a Lockheed Martin apresentaram o primeiro F-16 construído na Turquia em uma cerimônia ocorrida nas instalações da TAI em Ankara no dia 25 de maio.

Dentre as autoridades presentes estavam a ministro da defesa Vecdi Gonul, o sub-secretário para defesa e indústria Murad Bayar; o comandandte do Estao-Maior da Força Aérea Turca, brigadeiro Abidin Unal e o embaixador norte-americano Francis J. Ricciardone.

“A Lockheed Martin valoriza as parcerias que estabelecemos com o governo turco no campo militar e civil no último quarto de século”, disse Ralph D. Heath, vice-presidente executivo da Aeronáutica para a Lockheed Martin. “Esperamos continuar com essas relações como um parceiro como a Turquia no programa F-35Joint Strike Fighter.”

O presidente da TAI, Yalçın Kaya expressou seu entusiasmo com a entrega antecipada do primeiro F-16, que seria julho de 2011, disse: “Esta entrega antecipada é resultado do grande esforço dos engenheiros e técnicos da TAI em cooperação com a bem sucedida parceria da Lockheed Martin.

O Programa F-16 proporcionou o desenvolvimento industrial e a criação de empregos na Turquia nos últimos 25 anos. A Força Aérea Turca atualmente possui mais de 200 aviões F-16 no seu inventário e receberá 30 novos aparelhos Block 50 entre maio de 2011 e dezembro de 2012.

FONTE: Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Seria interessante saber o que foi nacionalizado pela Turquia.

[]’s

Clésio Luiz

Geralmente partes metálicas, que são de fácil fabricação. O F-16 é um dos caças de 4ª geração com menor quantidade de materiais exóticos, como titânio, fibra de carbono e kevlar. É possível que eles possam fabricar também algumas partes mais simples do motor, como os acessórios. OFF TOPIC: Eu imprimi e estou lendo o Semper Viper, que é um livro que tem para pegar gratuitamente no site da revista Code One, da Lockheed-Martin: http://www.codeonemagazine.com/images/C1_SemperViper_1_1271449318_9999.pdf Esse livro é uma coletânea de artigos do falecido piloto de testes da então General Dynamics, Joe Bill Dryden. O que há de interessante nele é… Read more »

Antonio M

Periga o F16 rivalizar com o B52 em longevidade, vai voar uns 100 anos !!!!

E longa vida mesmo a esse ícone.

Mauricio R.

Tem algo estranho nesta noticia…
A Turquia fabricou mtos dos seus F-16, a fuselagem central vinha do Texas.
Um batch de F-16 recém adquirido pelo Egito, veio de fato da fábrica na Turquia.
Os turcos estavam p/ iniciar um mega-upgrade (radar AESA, HMD, ECM, etc…), em seus F-16 mais antigos.

Mauricio R.

Eu disse, que havia algo estranho…

“•Lockheed Martin and TAI unveil the 1st of 30 new Turkish F-16 Block 50s, a couple months ahead of schedule. TAI has built and modified a number of F-16s under license, and operates a finishing and check-out line in Turkey.”

(http://www.defenseindustrydaily.com/turkey-orders-30-f16c-block-50s-et-al-for-29b-02671/)

(http://www.defenseindustrydaily.com/Rapid-Fire-2011-05-26-06887/)