Em cerimônia realizada no dia 30 de setembro, a Força Aérea Brasileira apresentou a primeira aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion a entrar em serviço no Brasil. No evento estiveram presentes o Ministro da Defesa Celso Amorim, os Comandantes das Forças Armadas, oficiais e autoridades convidadas.

O editor-chefe do site Poder Aéreo esteve lá para conhecer o “Guardião do Atlântico Sul”, juntamente com o amigo e correspondente em Salvador-BA, Milton Oliveira, que fotografou muitos detalhes para nossos leitores.

Houve uma coletiva de Imprensa com o Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos (Comandante da II FAE), Coronel Aviador Maurício Carvalho Sampaio (Gerente Operacional do Projeto junto à II FAE) e Major Aviador Luiz dos Santos Alves (piloto de P-3AM), na qual os jornalistas puderam tirar dúvidas sobre o P-3AM . Aproveitando a oportunidade, obtivemos as seguintes informações:

  • O custo da hora de voo do P-3AM vai ficar entre US$ 9 mil e US$ 11 mil;
  • Deve começar em breve o processo de aquisição dos mísseis antinavio Harpoon;
  • A FAB também estuda a compra de torpedos antissubmarino do mesmo tipo usado pela MB;
  • Futuramente poderão ser empregadas tripulações mistas no P-3AM, com pessoal da FAB e da MB;
  • O sistema tático e de comando e controle FITS usado no P-3AM poderá ser integrado ao sistema SICONTA da Marinha, usado nas fragatas e no NAe São Paulo;

Destacou-se que o P-3AM é sobretudo uma plataforma de computadores e sensores. Seu radar de busca avançado (com capacidade SAR) de procedência israelense é capaz de detectar até periscópios de submarinos.

A aeronave ambém é equipada com sensores de detecção passiva (ESM/MAGE) para detectar a atividade de radares inimigos, sem denunciar sua posição.

O P-3AM também é equipado com um “ferrão” na parte traseira da fuselagem, que abriga o MAD (Detector Magnético de Anomalias) que permite a detecção de flutuações no campo magnético terrestre causadas pela presença de massas metálicas submersas, como submarinos.

O avião é equipado também com sonoboias, que são lançadas e passam a enviar à aeronave os ruídos provenientes do fundo do mar, permitindo a detecção, rastreamento e, conforme o armamento carregado pela aeronave, a destruição de submarinos.

O sistema FITS, que gerencia todas as informações dos sensores, poderá ter seu software modificado pela empresa brasileira Atech, que recebeu a transferência de tecnologia do equipamento.

FOTOS: Milton Oliveira

VÍDEO ESPECIAL DO P-3AM EM VOO

NOTA DO PODER AÉREO: leia matéria completa sobre o P-3AM na revista Forças de Defesa número 2.

NOTA 2: Infelizmente a Imprensa não teve acesso ao interior do P-3AM, que esteve aberto somente para convidados.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

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Clésio Luiz

Para uma aeronave desse porte, o custo de hora de voo é ótimo. Umas das vantagens de se operar aeronaves derivadas de aviões comerciais.

E é com muita satisfação que vejo a FAB e a MB se entrosando. No passado, a rixa que a FAB criou com a Marinha só trouxe prejuízos para o país. Que bom que os novos comandantes tenham a mente aberta para sinergias entre as forças. Resta agora botar aquele plano da escola conjunta de asas rotativas pra frente.

FAB 2401

Show de bola a apresentaçaõ deste video do P3 em voo, mas foi decepcionante o q a FAB fez com os jornalistas em sua cobertura, pois somos um veiculo de comunicação e teriamos o direito de ver e fotografar tb o q a FAB tem dentro de seu P3, pois somos pagadors de impostos e TEMOS este direito.
Abraççao

FAB2401

Justin Case

FAB 2401, boa tarde. O fato de sermos pagadores de impostos não nos dá direito de acesso a informações sigilosas, muito menos a possibilidade de divulgá-las na imprensa. O acesso a essas informações classificadas depende de um credenciamento e, além disso, da NECESSIDADE de conhecer. Mesmo que um contribuinte qualquer tivesse acesso, por acaso, a assunto sigiloso, assumiria imediatamente a obrigação de preservar o seu sigilo. Para garantir que o “povo” não esteja sendo enganado, há órgãos de controle e toda uma estrutura de governo (nos três Poderes). Qualquer imagem (estática ou em movimento) que possa demonstrar a capacidade (ou… Read more »

Mauricio R.

“O sistema tático e de comando e controle FITS usado no P-3AM poderá ser integrado ao sistema SICONTA da Marinha, usado…”

O que o FITS faz, que o SICONTA, c/ um tanto de investimento, não faria???
Afinal, p/ aqueles que defendem o complexo militar-industrial-paparicado c/ reserva de mercado-tupiniquim, seria mais um item de exportação e um item a menos de dependência.
Qnto ao interior de nossos P-3, algum folheto da EADS-CASA, deve te-los ilustrado, sem que a FAB possa se manifestar em contrário.

FAB 2401

Justin Case, boa noite

Entendo sua posiçao, mas existem as pencas as fotos do interior do P3 em qquer site de foto tem fotos do interior do P3 ORION inclusive na propria EADS.

Nao sei o q vc tah questionando o pq do q eu falei e comentei.

Existem fotos ateh di mais ULTRA SECRETO F117/B2/F35/F22 e tem inclusive aqui mesmo no PA.

Tem fotos da linha de montagem do F35, entaun pq o segredo em torno do P3?

Abraços

FAB2401

Guilherme Poggio

Somente convidados puderam entrar?

Quem foi favorecido nessa história eu não sei, mas FAB deixou de marcar um ponto importante com o seu público.

Isso me lembra uma vez que o Alexandre Fontoura foi impedido de fotografar o painel antigo do F-5 porque o militar disse que aquilo era secreto!

A FAB tem cada uma!

FAB 2401

Poggio

Onde assino?

Abraçao

FAB 2401

Justin Case

FAB 2401, há algo que comentei por alto, mas vale a pena reforçar. Como você disse, os equipamentos/sistemas que estão incluídos no projeto, suas capacidades, seus resultados possíveis podem ser acessados facilmente na internet. Normalmente são dados de propaganda dos fabricantes, considerados isoladamente, sem análise em um sistema já integrado. Para fazer dissuasão, é possível e até recomendado não tentar esconder essas características que já são de domínio público. O segredo principal, e isto é raramente comentado por aqui, são os dados de desempenho em campo e aquilo que está previsto mas ainda não está implementado. Temos que manter sigilo… Read more »

Justin Case

Guilherme Poggio disse: 3 de outubro de 2011 às 22:41 “Somente convidados puderam entrar? Quem foi favorecido nessa história eu não sei, mas FAB deixou de marcar um ponto importante com o seu público. Isso me lembra uma vez que o Alexandre Fontoura foi impedido de fotografar o painel antigo do F-5 porque o militar disse que aquilo era secreto! A FAB tem cada uma!” Poggio, boa noite. O nome dessa atitude é “doutrina de segurança das informações”. Não importa quão sensível é a informação que está sendo negada. Aviões de guerra que são disponibilizados para visitação pública devem ser… Read more »

FAB 2401
Guilherme Poggio

JustinCase disse:

Aviões de guerra que são disponibilizados para visitação pública devem ser preparados para tal,

Mas quem disse que era uma visitaçâo pûblica?

Guilherme Poggio

EEECA!

Agora que eu vi. Aquela Plataforma redonda que o P-3 está sobrevoando é a Piranema, que fica lá em Sergipe.

Clésio Luiz

“Isso me lembra uma vez que o Alexandre Fontoura foi impedido de fotografar o painel antigo do F-5 porque o militar disse que aquilo era secreto!

A FAB tem cada uma!”

Um motivo para isso seria esconder detalhes do painel, como por exemplo, as frequências usadas pelo rádio da aeronave.

Grifo

Entendo sua posiçao, mas existem as pencas as fotos do interior do P3 em qquer site de foto tem fotos do interior do P3 ORION inclusive na propria EADS.

Caro FAB 2401, todas estas fotos foram devidamente analisadas antes da divulgação. Você só está vendo o que a EADS e a FAB querem que você veja.

Como este tipo de controle não pode ser feito com a imprensa, ela infelizmente não pode entrar.

Joker

Acho que o motivo do supersecretis P3 seja a disposição dos lavabos ou da cozinha na aeronavis… Já imaginou passar 12-14horas num avião desses brincando de esconde-esconde(Sonoboias/ESM/RADAR) com subs ou um GT/FT na imensidão do MARE NOSTRUM sem poder comer uma comida descente ou depois de comer um acarajé,buchada,dobradinha ou uma casquinha de siri dar aquele piriri e não ter onde evacuar? Tirando a brincadeira: A história do Alexandre Fontoura é muito conhecida! Acho que a principal questão quanto a autorização ou não de se registrar aeronaves(e/ou seus interiores/detalhes) está no quanto as instituições “realmente” estão dispostas a ações de… Read more »

shipbuildingbr

É Poggio (DDC). é a Piranema mesmo. Pior que vendem a idéia que essa booolsta é o máximo, só não falam que ninguem quiz. Nosso “Pais do Futuro” tá recebendo um lixinhos cabulosos para operar no nosso litoral, até essa rolha veio parar aqui,