Na edição do Diário Oficial da União desta véspera de Natal, 24 de dezembro de 2010, foi publicado o Extrato de Dispensa de Licitação em que a Embraer Aviation International é contratada para modernizar 11 F-5, adquiridos usados da Jordânia.

Há um erro no texto publicado, pois percebe-se que foram trocadas as quantidades de modelos F (bipostos) pela de modelos E (monopostos). Na verdade, a FAB adquiriu 3 unidades da versão F e oito da versão E.

Para  leitores fãs do F-5, e que acreditam que a dotação de F-5M da FAB deva ser reforçada com essas aeronaves, a notícia é como um presente de Natal (na falta de presentes mais “novos”, obviamente). E você? O que acha?

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 5/2010

Nº do Processo: 014-10/COPAC. Objeto: Modernização de 3 (três) Aeronaves F-5E e 8 (oito) F-5F do COMAER adquiridas da Jordânia. Contratada: Embraer Aviation International – EAI. Autoridade Solicitante: Brig Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira – Presidente da COPAC. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito – Comandante da Aeronáutica.

Justificativa: Aquisição de Recurso Bélico Aeroespacial, cuja Revelação das Características do seu Objeto e Especificação coloca em Risco Objetivos da Segurança Nacional. Valor: US$ 107,519,244.09 (cento e sete milhões, quinhentos e dezenove mil, duzentos e quarenta e quatro dólares norte americanos e nove centavos). Amparo legal: Artigo 24, IX, da Lei nº 8.666/93, e suas alterações, combinado com o Inciso I, do Artigo 1º, do Decreto nº 2.295, de 4 de agosto de 1997.

FONTE: Diário Oficial da União

COLABOROU: Grifo

VEJA TAMBÉM:

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LATINO

Bom primeiro pagamos bem baratinho nesses f-5 .(pensei que serian canabalizados )os monoplaces mas por outro lado a FAB precisa urgente de biplaces (modelo F) para treinar novos pilotos

Nada de novo já era esperada essa noticia ;

Mauricio R.

A FAB poderia ter pensado no restante da indústria de MRO, ao invés de ficar arrumando trampo p/ a Embraer.
Eles lá tem 16 bilhões USD em ERJ p/ entregar, então não precisam desse tipo de trabalho.
Que aliás não acrescenta nada, não desenvolve nada e não ensina nada, além de fazer o próximo upgrade melhor que o anterior.
Isto enquanto houverem F-5 p/ reformar.

Cesar

Inverteram as quantidades, uma coisa tão simples, dão esta trapalhada. Esta é a tônica da renovação dos nossos caças, uma trapalhada. Podemos pegar também os F-5 do Chile,enquanto eles apresentam os seus F-16.

Grifo

A FAB poderia ter pensado no restante da indústria de MRO, ao invés de ficar arrumando trampo p/ a Embraer.

Caro Mauricio R., acho que a Embraer é apenas a “main contractor” desta modernização. Boa parte do trabalho é repassado para outras empresas, em especial a Elbit/AEL.

Junior (SC)

Que venha mais uns mike enquanto não chega novos “brinquedos”, obrigado papai noel.

Alexandre Galante

O valor total da modernização dos 11 F-5E/F daria para comprar 2/3 de um Rafale. Tá bom demais!

Luiz Padilha

2/3 de 1 Rafale? Caraca! Se 1 F5-BR derrubou 1 Rafale inteiro………..!
Noooossa.

Agora babou tudo. O MD vai atrás de todos os F5 disponíveis. hehehehehehe

Brincadeirinha!

Grifo

O valor total da modernização dos 11 F-5E/F daria para comprar 2/3 de um Rafale. Tá bom demais!

E os F-5M vem com HMD e pod designador laser integrados, e radar com modos GMTT/GMTI…

Luis

Ééééé… o quadro Lata Velha do programa do Luciano Huck perde pra FAB. Reformaremos peças de museu mais uma vez, porque o GF não fez a sua parte. Mas gastou dinheiro à tôa com o Bolsa-família, propaganda governamental, ongs picaretas, etc.

Tadeu Mendes

Nao sei se rir ou chorar.

Quem sabe num futuro nao muito distante a FAB vai ter a maior esquadrilha de F-5s. do planeta.

Esse e o nosso futuro…reformar cacas usados para equipar a forca aerea mais recauchutada do mundo.

E ainda querem ser Potencia com assento no CS da ONU.

Sonhar nao custa nada, mas nao vai ser com F-5s. , meia duzia de subs, alguns helis (banheiras) russas, blindados usados na Alemanha e milhares de recrutas que a gente vai chegar la.

Quer vergonha…

Antonio M

é muito melhor do que nada e caso venha a se concretizar o Gripen NG, ainda poderão operar por algum tempo sendo nossos LIFTs e treinamento, dando conta muito bem o recado.

Equipados com bons mísseis, bem tripulados que são e juntamente com R99 impõe muito respeito….

Ivan

Pragmatismo Mesmo que houvesse este ano que se encerra uma decisão do F-X2, qualquer que fôsse a decisão, existe um crescimento de demanda de serviços para a FAB, não apenas pela aposentadoria do Mirage F-2000, mas também pelos movimentos externos na América Latina. O militar, de uma forma geral, precisa ser pragmático, agir a luz da experiência e estar pronto para reagir às demandas em tempo útil. Temos vários exemplos pragmáticos de forças aéreas: – A US Air Force reforma seus F-15 C/D Eagle com novos radares AESA APG-63(V)3, apesar da produção de F-22 Raptors e até mesmo para complementá-los… Read more »

Cesar

Todas as forças aéreas citadas reformam caças antigos, porém, elas JÁ possuem caças de 4ª e 5ª geração em operação. No caso da FAB, a questão é que não possuímos caças no estado da arte, e estas ações, embora necessárias, ficam parecendo que a solução para os nossos problemas está em modernizar caças antigos, com muitas horas de voo. Já se disse N vezes aqui e em outros blogs e sites especializados, se o FX-2 fechar em janeiro de 2011 (o que penso ser muito pouco provável), vamos receber o nosso 1º caça FX-2 daqui a quatro anos, pelo menos.… Read more »

Ivan

Cesar,

Acredito qua a idéia da FAB é semelhante a sua.

Modernizar o F-5 é necessário, com ou sem F-X2.

Sds,
Ivan.

paulofvj

Seremos a Potência que mais Repontencializa o seu arsenal, temos Jipes da segunda-guerra que ainda rodam por aí, caças com menos de 40 anos estão na tenra flor da idade. Afinal de contas precisamos economizar para poder gastar com as reais prioridades: ajudar os necessitados com o bolsa-família, pagar um salário justo aos nossos tão dedicados políticos, aumentar a máquina nanica do Estado criando mais ministérios e secretarias, que vão empregar mais geniais e fieis politicos e assim podermos controlar melhor as evasões, digo ações de melhorias, que fazem do nosso país esta maravilha sem igual.
Eu amo esse país.