Brigadeiro Juniti Saito visita base dos caças Gripen na República Tcheca

    282
    37

    O Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Juniti Saito visitou nos dias 20 e 21 de setembro de 2011 a Base Aérea Tática de Caslav, sede do Esquadrão 211 e de seus caças Saab Gripen. Veja mais aqui.

    NOTA DO PODER AÉREO: os Mirage 2000 da FAB só vão operar até 2012. Será que poderemos ter Gripen C/D no Planalto, antes do F-X2?

    BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

    Subscribe
    Notify of
    guest
    37 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    tplayer
    8 anos atrás

    Sei não, está parecendo mais lobby da Saab.

    Mas caso se confirme a vinda dos Gripens C/D como tampão, isso seria um indicio de que o Gripen NG levaria o F-X2?

    Se o projeto do Gripen NG/Sea Gripen sair mesmo, com o Brasil como parceiro, será ótimo para nossas forças.

    Ozawa
    Ozawa
    8 anos atrás

    Francamente, a presença da mais alta autoridade aeronáutica do país nesse local deve ter um significado além do protocolar num momento decenal de indefinição na escolha de seus caças, do contrário seria inócuo, ou então insensa(i)to…

    Custo a crer também que seria uma manobra diversionista com o fito de manter o suspense ou criar fatos para novas concessões dos atores envolvidos, então seria rídiculo…

    Enfim, se for só para manter as tubeiras do FX2 acesas, então seria patético…

    Luis
    Luis
    8 anos atrás

    Acho mais fácil vir os Gripens A/B dos estoques da Força Aérea Sueca (até 70), já que são mais baratos e não precisa montá-los, apenas revisá-los para estarem em condições de vôo.

    Antonio M
    Antonio M
    8 anos atrás

    Se a FAB pudesse decidir lgo de uma vez por todas…. Seria possível saber quais as impressões que o Brigadeiro teve após a visita?

    Nick
    Nick
    8 anos atrás

    Pode ter sido uma visita protocolar, mas com certeza houve um explicação de como funciona o leasing dos Gripens.

    E como talvez a Rep Tcheca devolva os caças para a Suécia, eles podem parar aqui, o que aumentaria as chances do Gripen NG no FX-2.

    []’s

    cfsharm
    cfsharm
    8 anos atrás

    ?!??!?!?!?!?!?!?!?!?!?

    Bem… no mínimo intrigante a visita. O Brigadeiro Saito fez ou fará visitas semelhantes em bases com Rafale e Super-Hornet???

    Embora o FX-2 tenha todos os indícios de morte clínica, estaria sendo ressuscitado???

    Espero que pelo menos não seja mais um capítulo de novela americana ( geralmente elas duram anos!!!!!!!!!!!!!!!!) em que se transformou a compra de vetores para a FAB. Tomara que saia alguma coisa concreta – antes que o “anão gigante ou seria gigante anão” fique completamente incapaz de defender seu próprio espaço aéreo.

    Fernando "Nunão" De Martini
    Reply to  cfsharm
    8 anos atrás

    “cfsharm em 27/09/2011 as 13:56 Bem… no mínimo intrigante a visita. O Brigadeiro Saito fez ou fará visitas semelhantes em bases com Rafale e Super-Hornet???” cfscharm, só agora vi sua pergunta. Seria interessante, mas para manter a coerência com o que vc escreveu (visitas semelhantes), as bases teriam que ser bases de operadores externos, ou seja fora dos países de origem do Rafale e Super Hornet (França e EUA). Afinal, ele visitou a República Tcheca, operadora externa de Gripen. Aí, nesse caso (e sem maldade, não me interpretem mal) ainda não vai dar para ele visitar um operador do Rafale… Read more »

    Baschera
    Baschera
    8 anos atrás

    Onde há fogo…. Ano passado, oficiais da FAB foram a Suécia conhecer os Gripen A/B que estão estocados. Talvez, como resultado da indefinição e pós mortem do FX-2, e os eventos da Copa do Mundo e depois das Olimpíadas, o uso execerbado e precoce dos F-5EM e o fim da vida útil dos M-2000 se aproximando….. a FAB se veja na obrigação de procurar alternativas para a defesa aérea….. e aqui, neste caso, o leasing de Gripen A/B ou de C/D pode estar sendo considerado. Do outro lado do muro….ontem, o Lulla esteve com o Sarkô…e adivinhem o assunto ??… Read more »

    Baschera
    Baschera
    8 anos atrás

    Antonio M disse:
    27 de setembro de 2011 às 12:01

    Quem define ou decide é o poder político…. a PresidentA….. fosse pela FAB o martelo já teria sido batido.

    SDs.

    edcreek
    edcreek
    8 anos atrás

    Olá,

    Imagino que seja mais lobby SAABiano, mas em caso de não ser:

    -Gripens A/B não compensa em nada, seria trocar 6 por meia duzia, a tecnologia é antiga e não vale up-grade é melhor ir de F-5 BR mesmo;

    -Infelizmente no atual cenario politico pesado o Saito não tem qualquer poder de compra, e limitadissima influencia sobre o ministerio da defesa/governo;

    -Enquanto o Saito ia a fabrica da SAAB o Messei Sarko falava pessoalmente com Dilma, isso me pareçe mesmo contra lobby;

    Abraços,

    Alexandre Galante
    Reply to  edcreek
    8 anos atrás

    Prezado Edcreek, não força a amizade desse jeito não. Dizer que o Gripen A é igual ao F-5M é dose pra leão.
    Faz a lição de casa, dá uma lida nesse material e revise seus conceitos, please:

    http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/09/Saab-Gripen-Presentation-2007b.pdf

    Abraços

    edcreek
    edcreek
    8 anos atrás

    *Errata:

    Meu segundo paragrafo ficou impossivel de ler, refazendo:

    -Infelizmente no atual cenario politico que está pesado o Saito, não tem qualquer poder de compra, e poder limitadissimo ou influencia sobre o ministerio da defesa/governo;

    Desculpem amigos,

    Cesar França
    Cesar França
    8 anos atrás

    Olá a todos. Notícia interessante. Não vejo nenhum “contra lobby” nela, pois o encontro entre Dilma e Sarkozy se deu no âmbito da ONU e ocorreria de qualquer modo. Já a visita do Saito, mesmo que tenha ocorrido por iniciativa da força aérea tcheca, é bem significativa. Não se esqueçam que o Saito, ao contrário de outros personagens, prefere manter uma atuação discreta. Quanto a possível vinda para a FAB dos Gripen A/B dos tchecos (ou mesmo suecos), acho bastante positivo. Lembrando que eles estariam substituindo os Mirage 2000 (e não os F-5M) que estão encarregados da defesa aérea da… Read more »

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    8 anos atrás

    Edcreek, O F-5BR pode ter alguns sistemas mais modernos que a versão A do Gripen, mas na minha opinião não dá pra dizer que seria trocar 6 por meia dúzia em desempenho, alcance, capacidade de bombas, alcance do radar, manobrabilidade, ascensão e diversas outras características. O Gripen A significa um salto em muitas áreas do desempenho (nem falo em sistemas, porque aí é covardia) inclusive em relação aos F-2000 de Anápolis, excetuando-se a velocidade em altitudes mais elevadas, e o alcance / raio de combate (mas isso dependendo da carga externa, como explico abaixo), sendo que, repito, de qualquer forma… Read more »

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    8 anos atrás

    Cesar, quem falou em Gripen A/B lá em cima, creio eu, se referia a estoque suecos (que de qualquer forma vem sendo modernizados para o padrão C/D). Os Gripens tchecos são das versões C/D:

    http://www.saabgroup.com/Global/Documents%20and%20Images/Air/Gripen/Gripen%20product%20sheet/Gripen_SuccessStory_CZ.pdf

    Corsario137
    Corsario137
    8 anos atrás

    Bem, como político o Cmte. Saito está saindo melhor que a encomenda. Devagarinho ele coloca as peças no tabuleiro e mantêm-se no jogo. O Rafale colocou a mão no caneco em 2010 mas não levou. A Boeing fez sua ofensiva este ano e saiu da terceira colocação nas apostas para primeira. Obama veio ao Brasil, Cmte. da Navy também, boatos da Dilma pró-F18… Daí, quando o Gripen começa a ficar de lado na discussão, o Saito vai lá e tasca uma foto dessa na imprensa. Lembremos que o relatório da FAB apontava para o Gripen, de forma que está muito… Read more »

    asbueno
    asbueno
    8 anos atrás

    ******************************** OFF TOPIC *********************************

    Iraque compra F-16:

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/09/27/iraque-assina-contrato-com-os-eua-para-compra-de-18-cacas-f-16.jhtm

    Marcos
    Marcos
    8 anos atrás

    Para aqueles que achavam que sua participação já havia acabado (Gripen), “Olha ele ai de novo”.
    E junto com o seu maior defensor (até a onde eu sei).
    Abração

    Observador
    Observador
    8 anos atrás

    Senhores, A mim parece que a FAB já viu que deste mato (FX-2) não sairá coelho e que terá de achar uma solução, sozinha e com seus poucos recursos, para substituir os Mirages 2000, desgastados, caros e limitados. Também já ficou claro que eles não darão um dia a mais de operação que o necessário para o Mirage 2000, enfiado goela abaixo pelo “grande timoneiro”. Como há eventos importantes no horizonte (Copa e Olimpíadas), a FAB não pode passar o vexame de não ter meios de defender nosso espaço aéreo. Assim a FAB já começou a dar os primeiros passos… Read more »

    Ozawa
    Ozawa
    8 anos atrás

    OFF TOPIC:

    Fragata UNIÃO irá para o Líbano.

    Fonte: A voz do Brasil

    juarezmartinez
    juarezmartinez
    8 anos atrás

    O Comandante Saito foi lá a convite, quanto a tampão, a FAB como disse o Baschera vem trabalhando desde o ano passado com um plano “B”, que se a maionese desandar e com os Mike voando acima do que foi planejado, ela , a força, se vê obrigada a ter uma opção de compra.
    Foram inspecionados F 16 Belgas, Noruegueses, Gripen e CF 18 Canadenses.
    O FX está definido tecnicamente, aguarda apenas chancela politica e definições finais de contra partidas, mas corre o risco de não sair.

    Grande abraço

    Guilherme Poggio
    Reply to  juarezmartinez
    8 anos atrás

    Tem uns CF-18 estocados faz algum tempo. Devem ser os melhores F-18A/B usados do mundo.

    E com certeza não é uma manutenção jordaniana, kwaitiana ou saudita.

    Luis
    Luis
    8 anos atrás

    Se existem mesmo esses F-18 do Canadá, poderíamos também comprá-los para a MB. Além dos Gripens pra FAB.

    Mas $$$ que é bom, nada.

    Grifo
    Grifo
    8 anos atrás

    O brigadeiro Saito foi a República Tcheca à passeio, sem maiores intenções. Dizem que Praga é muito bonita nesta época do ano, o rio com cisnes, o castelo, o relógio na cidade antiga…. Apenas coincidiu de ele encontrar por acaso um Gripen andando na rua, e ele parou para tirar uma foto.

    Nada mais do que isso. Podem acreditar.

    juarezmartinez
    juarezmartinez
    8 anos atrás

    Caro Grifo, estive me Praga no ano passado, e realmente muito bonita, uma das poucas capitais Européias, cuja arquitetura ficou praticamente intacata durante a guerra, as pontes dobreo rio que corta a cidade(me foge o nome agora), os castelos, as igrejas e principálmente vielas medievais que hoje abrigam lojas e bares, ahhh claro as Tchecas, …..

    Grande abraço

    Observador
    Observador
    8 anos atrás

    Caro Grifo:

    Então acertei meio palpite. Se o Comandante Saito está lá apenas a passeio, pelo menos existe um plano “B” da FAB, mais uma razão para descrer do FX-2.

    Se bem que um leasing dos Gripens talvez fosse a solução mais barata para o problema da FAB.

    Quanto aos CF-18

    Observador
    Observador
    8 anos atrás

    Porcaria de teclado.

    Voltando ao assunto, quanto aos CF-18, seria um sonho comprá-los e vê-los operando no Opalão, como caças de defesa de frota.

    Guilherme Poggio
    Editor
    8 anos atrás

    Não sei por que tanta celeuma.

    A coisa mais comum é um Comandante da Aeronáutica ir para a República Tcheca.

    edcreek
    edcreek
    8 anos atrás

    Olá,

    Galante e Nunão, foi mal realmente não dá para comparar e endosso vossos comentarios:

    -O gripen é melhor que o F-5 BR;
    -O gripen é melhor que o Mirage-2000-C(não que o -5, ai a coisa muda);

    Em varios aspectos, como muito bem apresentado pelo Nunão, encarem meu post sem uma analize tecnica e sim como alguem que detesta a ideia de ver outros caças surrados na FAB.

    Com eu disse a opção de tampão é pessima, mas imagino que realmente a menos ruim são os CF-18, pelos motivos citados, devem durar ainda um bom tempo.

    Abraços,

    Fernando "Nunão" De Martini
    Reply to  edcreek
    8 anos atrás

    De fato, Edcreek, em vários aspectos, para um “tampão” usado, os CF-18 podem se mostrar como uma opção bem interessante. O problema, creio eu, é que provavelmente os estocados no Canadá e que este país esteja disposto a vender sejam uns poucos exemplares que não receberam praticamente nenhuma modernização desde o recebimento nos anos 1980. O Canadá modernizou uns 80 de quase 140 caças do modelo que adquiriu (claro, nesse meio tempo houve perdas normais por atrito) e não creio que, com os atrasos do F-35, ele possa abrir mão de uma grande quantidade dos modernizados. Como já escrevi em… Read more »

    ricardo_recife
    ricardo_recife
    8 anos atrás

    A visita do Japa a Republica Tcheca pode ser apenas visita, mas desde o Fidae 2010 temos visto o pessoal da FAB conversando com Sul africanos e Tailandeses. Coincidência ou a FAB buscando informações com os utilizadores finais? Acredito que a Tia Dilma deixar a FAB resolver vai dar Gripen NG. O pessoal da FAB é pragmático, querem um avião que sejam capazes de comprar e manter voando. Logistica, custo de aquisição e custo de manutenção (com a transferência de tecnologia necessárias a isto) são os principais itens que interessam a força. Comparar o Gripen com o F-5 é dose,… Read more »

    Roberto F Santana
    Roberto F Santana
    8 anos atrás

    É dá pra ver que é uma viagem de passeio.
    Olhem a bermuda, os chinelos, a camisa florida, o boné e câmera fotografica pendurada no pescoço do brigadeiro.
    Chega bem a cara no monitor,senão não vai dar pra ver.

    Alexandre Galante
    8 anos atrás

    Podem ir se acostumando com o barulho da criança…

    http://youtu.be/mkPYHWzuu0g

    Mauricio R.
    Mauricio R.
    8 anos atrás

    Ah tá, tampão dos outros nen pensar, mas se vierem dos UAE… Ou poir ainda, pois poderiam vir de Taiwan. E de acordo c/ a mídia especializada, não há mais essa coisa de Gripen A/B, as células existentes foram convertidas em C/D. Mas é claro que o lobby de “Le Jaca”, não vai querer que o CA da FAB saiba disso. No mais uma ótima oportunidade, p/ defenestrar certos tipos do inventário da FAB e da MB. É Gripen no lugar de M-2000; é Gripen no lugar de AMX; é Gripen na MB ao invés de reataurar A-4!!! Assim pelo… Read more »

    DrCockroach
    DrCockroach
    8 anos atrás

    Confesso que fiquei confuso. A FAB no passado jah coletou informacoes sobre o Gripen. http://www.aereo.jor.br/2010/01/31/na-laad-09-a-fab-ja-flertava-com-o-gripen/ Acho pouco provavel que venha algo de prateleira porque isto seria contrario a proposta de desenvolvimento da ind, off-sets, ToT, etc. Nao que algo de prateleira seja uma mah ideia, pagando menos penso que pode ser uma boa alternativa, ou talvez a melhor, mas acho pouco provavel isto no governo atual. Contar com a devolucao dos cacas da Rep. Tcheca eh muito prematuro, embora o atual PM deles ateh gostaria o Comandante de lah jah disse varias vezes que estao muito, mas muito satisfeitos com… Read more »

    cfsharm
    cfsharm
    8 anos atrás

    Nunão, “Seria interessante, mas para manter a coerência com o que vc escreveu (visitas semelhantes), as bases teriam que ser bases de operadores externos”. Obrigado, você respondeu ao meu questionamento – e para manter a coerência com o que eu escrevi realmente fica complicado manter a homogeneidade, levando-se em consideração o caso do Rafale ( sem maldade). Apenas uma curiosidade – se ele foi a convite, Brasília deve ter dado sinal verde. E se fosse o caso de manter a coerência e as apostas rendendo – não acharia nenhum pouco estranho o Brig. Saito receber um convite da RAAF ou… Read more »

    Grifo
    Grifo
    8 anos atrás

    Caro Juarez, também estive na República Tcheca recentemente, no meu caso a trabalho, e fiquei impressionado não só com a beleza das mulheres como com as ótimas cervejas locais. Mulher bonita, cerveja boa, só não digo que lá é o paraíso porque faltou a praia.

    Como disse, o brigadeiro Saito escolheu bem o lugar do seu desinteressado passeio. O fato dos tchecos terem feito leasing de Gripen C/D como tampão e terem um LIFT que caberia muito bem na FAB é só coincidência, acho que ele nem sabia disso quando embarcou…