Líbia: caças Gripen poderão voltar à Suécia antes do final do mês

0

Segundo as Forças Armadas da Suécia, o mandato sueco para operações sobre a Líbia está chegando ao final. Os caças Gripen desdobrados pelo país na base de Sigonella, na Sicília, deverão voltar à Suécia em 25 de setembro, caso nenhuma decisão seja tomada para a extensão do mandato.

Duas das três tarefas sobre a Líbia, referentes à Resolução 1973 da ONU (Organização das Nações Unidas), são consideradas resolvidas: a manutenção da zona de exclusão aérea e a garantia do embargo de armas. O tenente coronel Mats Brindsjö, do destacamento sueco FL 02, afirmou: “Estamos focando agora totalmente na tarefa de proteger os civis. Ainda há bolsões de resistência com os quais as forças ainda leais ao regime (de Gaddafi) ameaçam a população civil.”

O tenente coronel também afirmou que “se não houver o aviso de uma extensão, nosso plano é realizar o último voo em 24 de setembro. Após esse dia, esperamos que todos os cinco caças Gripen voltem à Suécia. Porém, leva um pouco mais de tempo para que o resto da unidade seja desmobilizada. Estamos nos aproximando da data em que necessitamos ser autorizados, de modo a conseguir fazer uma extensão planejada e controlada, mas assim que tivermos um plano traçado eu espero que continuemos com a operação.”

A contribuição do país tem sido bastante elogiada, segundo o informe das Forças Armadas da Suécia. Até o momento as duas unidades suecas (que se sucederam nas operações sobre a Líbia), a FL 01 e a FL 02, realizaram no total 440 missões aéreas, que resultaram em 1.700 relatórios de reconhecimento.

FONTE / FOTO (J. Lundahl): Forças Armadas da Suécia

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments