Um avião militar de reconhecimento do Exército dos EUA fez um pouso de emergência durante o exercício militar anual entre a Coreia do Sul e os EUA em março, quando a Coreia do Norte “jammeou” seu dispositivo de GPS.

A aeronave RC-7B decolou de sua base às 08h30 em 4 de março, mas teve que fazer um pouso de emergência cerca de 45 minutos depois, devido ao bloqueio de suas funções de GPS por sinais de interferência transmitidos de Haeju e Kaesong na Coreia do Norte, em intervalos de cinco a 10 minutos.

A interferência de sinais também bloqueou os dispositivos GPS de barcos de patrulha costeira e barcos de alta velocidade da Marinha sul-coreana. Diversas aeronaves civis na área de Gimpo também foram afetadas. A Coreia do Norte emprega “jammers” montados em veículos para interromper sinais dentro de 50-100 km.

FONTE: Chosun.com / COLABOROU: Leandro Batista

NOTA DO PODER AÉREO: Hoje no final da tarde a Reuters publicou a informação de uma fonte anônima do Pentágono que negou que tenha ocorrido o bloqueio eletrônico do GPS de uma aeronave militar americana.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Bloqueou o GPS? Usa o inercial! Não é o fim do mundo.

Esse aí é o famoso Dash 7, um bom avião STOL, mas de manutenção mais cara que os bimotores.

eraldocalheiros

A pergunta é:o que fazia uma aéronave militar americana em território norte coreano,levantando o que? Ainda bem que não a derrubaram.

joseboscojr

Notícia no mínimo estranha. Bloqueio de GPS não é motivo para um pouso de emergência. Talvez a coisa tenha sido mais grave como um pulso EM, etc. É só chamar o James Bond. rsrs… Mudando de pato pra ganso, o DARPA está desenvolvendo sistemas inerciais miniaturizados que serão tão ou mais precisos que o GPS usando técnicas de interferometria e átomos supercongelados. O objetivo é que a próxima geração de armas seja independente dos sinais GPS e portanto, imune à interferência externa, e o programa é considerado de alta prioridade e deve ser colocado em campo já em 2015. Como… Read more »

joseboscojr
Vader

Ah tá, os mortos-de-fome do “Sol da Humanidade” bloquearam o GPS e, pior, o avião pousou por causa disso…

Ai ai ai, cada uma… 🙂

[…] notadamente em um avião EO-5C (antigo RC-7B) do Exército (referência em sites brasileiros aqui e aqui e sobre a aviação de asa fixa do Exército americano […]

Corsario137

Fico com a galera. Tudo é estranho nessa notícia. That is all.