Voo de Xavante gravado em 1992, no Esquadrão Joker, pelo CB Romildo da Cruz.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
entusiasta

Excelente video,para ser melhor só se desse para ouvir o som dos motores e não a música!!

Leigo

Creditos …

Direção: Jesus Cristo

? hehehe

ricjam

Algumas fotos e revistas que tem o Xavantões, CB Romildo da Cruz, Agora Sargento Romildo da Cruz, para informações de todos ele e Evangelico

http://picasaweb.google.com/ricardo.ricjam/RevistaZoom#

http://www.flogao.com.br/Modulos/Flogs/MorePhotos.aspx?login=aeronavexavante

Cabral

Leigo ainda bem que sois leigo se não teu pecado seria maior…

só um conselho: nunca vi ninguém brincar com o nome de Jesus Cristo e sair impune.

Diego

Esses chavantes já foram aposentados? É a primeira vez que vejo mais de 4 aviões militares brasucas em voo, muito lindo o video.

Leigo

Cabral

Você se enganou cara … Eu não brinquei com o nome de Jesus Cristo. Só achei curioso estar mencionado nos créditos do vídeo o nome do filho de Deus.

De nenhuma forma a minha intenção foi fazer um comentário maldoso. Para de ver maldade em tudo.

Fernando "Nunão" De Martini

Diego, O Xavante ainda voa no 1º Esquadrão do 4º Grupo de Aviação (1º/4º GAV), o Esquadrão Pacau, que opera na Base Aérea de Natal (BANT). Deve deixar o serviço em breve, sendo substituído no esquadrão por aeronaves F-5M. A Divisão de Ensaios de Voo do DCTA, em São José dos Campos, também o utiliza para instrução de pilotos de ensaio, e talvez o vetor dure ainda um pouco mais por lá, nessa função (são poucas aeronaves nessa unidade, de qualquer forma). Quanto a formações de várias aeronaves na FAB (de um mesmo tipo), de fato são raras de se… Read more »

Sopa

Até quando ??

Bruno

Cara cheguei a contar 16 Chavantes em voo fora o que estava filmando.

grifo

“Cara cheguei a contar 16 Chavantes em voo fora o que estava filmando.”

Já pensou este mesmo vôo com 16 Rafales? 300 mil dólares só para começar…

Muito bonito o vídeo, dá saudades.

Diego

Nunão, se eles foram fabricados por aqui, porque não mais os fazem? não valem o custo de serviço?

motosistemi

Por acaso alguém sabe onde andam os MI 35 da FAB?

Abs

Ronaldo

Justin Case

Nunão em 02 mar, 2010 às 19:30, disse: … ““Quanto a formações de várias aeronaves na FAB (de um mesmo tipo), de fato são raras de se ver. Em desfiles por ocasião de eventos aeronáuticos ou 7 de setembro, normalmente esquadrilhas de 4 aeronaves do mesmo tipo se apresentam. Uma vez (acho que foi em 2001), durante um evento de portões abertos no então CTA, em São José dos Campos, tive a felicidade de ver a passagem de uma formação de oito F-5 de Santa Cruz. Pena que já estava indo embora, já sem filme na câmera “analógica”.” Sobre voos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Diego em 02 mar, 2010 às 20:06 editar Nunão, se eles foram fabricados por aqui, porque não mais os fazem? não valem o custo de serviço?” Diego, foram fabricados de 1971 a 1981, mais ou menos. Ou seja, a produção foi encerrada há quase 30 anos e a FAB recebeu (se não me engano) 166 aeronaves AT-26(fora os poucos Impala de segunda mão adquiridos anos atrás para fonte de motores e peças e que voaram por alguns anos). Ou seja, a quantidade recebida deu e sobrou a ponto de poder ser mantido por quase 40 anos de serviço na FAB,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Justin Case em 02 mar, 2010 às 23:05” Legais as fotos, Justin! Boas para me lembrar de outra oportunidade em que vi muitas aeronaves da FAB no ar e que esqueci de colocar na lista (e com certeza estou esquecendo de mais algumas), há uns 10 anos. Depois de pousar no aeroporto de Natal estava esperando chegar umas pessoas e pude ver o pouso de uns 12 ou mais AT-26 em sequência, voltando de alguma missão de treinamento. O circuito de pouso estava muito bem feito, e acho sempre muito interessante ver a atitude bem particular do vetor na aproximação.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Diego,

Em tempo: lembrei agora que o segundo link ao final da matéria anterior a essa, que acrescentei mais tarde às fotos que o Galante já tinha colocado, tem vários desses detalhes da história do EMB-326 que citei de cabeça, e mais algumas coisas interessantes.

Alfabravo

Bons tempos!!

Edmar

Caros Amigos.:

O Brasil já fabricou o “AT-26 Xavante”, o “AMX A-1” e esta fabricando os “Super-Tucanos”, porque nós não desenvolvemos um treinador avançado com propulsão a jato?

Que eu sei estes foram ótimos projetos.

Abraços.