Componente estrutural das asas do F-35 não passou nos testes de durabilidade de longa duração

Um novo problema – descrito em um e-mail do Pentágono como “uma questão não muito grave” – ​​foi encontrado nas asas das versões do F-35 para a Força Aérea e Marinha dos EUA.

O problema, localizado na seção frontal da nervura da raiz da asa, foi descoberto durante testes de durabilidade. As nervuras devem ser redesenhadas. O problema parece ser decorrente do projeto – e não do controle qualidade – e um plano de produção para as novas nervuras das aeronaves já entregues estará em vigor até o quarto trimestre deste ano, informou uma fonte do Congresso dos EUA.

“É bom quando você descobre problemas como este logo cedo e você pode produzir uma parte melhor”, disse um dos assessores do congresso. O assessor disse que o Pentágono já havia informado o Congresso sobre o problema.

O Escritório do Programa Conjunto, que executa o programa, nos enviou um comunicado:

“… Uma redução da expectativa de vida prevista da durabilidade da seção frontal da nervura da raiz da asa das variantes CTOL e STOVL foi identificada. A nervura da raiz da asa é uma parte de alumínio localizada no bordo de ataque da asa quando este se junta à fuselagem. As células do F-35 tem uma expectativa de 8.000 horas de vôo verificadas através de análises e testes para dois ciclos ou 16.000 horas no total. O ensaio de durabilidade do modelo CTOL, realizado pela BAE em Brough (Reino Unido) recentemente completou mais de 2.800 horas, quando identificou-se a fadiga antecipada da peça descrita acima.”

O porta-voz do programa JSF, Joe DellaVedova, também disse que uma “nervura da raiz da asa reprojetada” foi feita para ambas as aeronaves. “Nesse meio tempo, a frota de aeronaves de teste continuará a ser inspecionada por uma simples e não invasiva inspeção como medida de precaução antes da eventual modificação. As nervuras reprojetadas serão incorporadas desde o início para as aeronaves do lote LRIP5 tanto CTOL como STOVL ( AF31/BF35). [Alguns dos] 30 aviões CTOL e dos 34 aeronaves STOVL deste lote exigirão modificações para alcançar a vida útil esperada. A modificação na seção frontal da nervura da raiz da asa foi agrupada nos requisitos de modificação existentes para reduzir tanto o custo como o tempo gasto em manutenção. Espera-se que a modificação das nervuras deva exigir cerca de 45 dias para ser concluída “, disse DellaVedova em seu e-mail.

O porta-voz da Lockheed Martin, Laurie Quincy, disse que a correção “não exigirá recursos adicionais para o programa F-35. Os recursos financeiros a serem utilizados são na verdade uma parte dos custos atuais e já foram relatados ao Congresso pelo Gabinete do programa F-35 deste ano.”

FONTE: AOL defense

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Esse problemas são naturais em desenvolvimentos, por isso não se pode fixar um preço em algo que ainda não está pronto.

Abraços,

Ivan

Quando o contratante assinou um contrato extorsivo tipo ‘Cost Plus’ realmente não há como impedir que o preço suba incontrolavelmente. Mas se o contratante impõe ao contratado limites claros de preço e prazo, é possível fixar um limite para, deixando o fornecedor com a responsabilidade de conter os gastos e se responsabilizar pelos erros. Guardada as devidas proporções, esta é diferença entre o bem sucedido programa Gripen da SAAB (dentro do orçamento) e o extravagante e caro programa JSF da Lockheed (com garantia de margem de lucros). A equipe de vendas e negócios militares da Lockheed Martin obteve o melhor… Read more »

Vader

Excelente notícia. Por isso que a indústria bélica anglo-americana é a melhor do mundo: porque os testes são exaustivos ANTES de soltar os produtos no mercado, e não depois, como fazem russos, chineses, e outros.

Detectado o problema, feita a correção, caso encerrado.

Ivan

MiLord Vader,

Seria simples e transparente se não houvesse o absurdo contrato do tipo cost plus.

No caso em tela o porta-voz da Lockheed Martin, Laurie Quincy, foi rápido em afirmar que a correção “não exigirá recursos adicionais para o programa F-35″.

Certamente por que sabe o desgaste da bandalheira que virou a administração deste contrato. Se os Republicanos estão reclamando é por que a coisa tá feia.

Sds,
Ivan.

[…] Entre os sistemas de armas, o alvo potencial é o problemático F-35, o avião de combate supersônico de nova geração para a Força Aérea, os Fuzileiros e a Marinha. Trata-se do maior programa de aquisição de armamento do Pentágono, a um custo de 238 bilhões de dólares. O caça não está fazendo jus ao seu nome, Lightning II (Relâmpago II), por estar bastante atrasado no seu cronograma. Uma versão chegou a sofrer rachaduras em uma das nervuras da raiz das asas após apenas 1.500 horas de voo, de um total planej…(*) […]