F-15 e MiG-29: velhos “inimigos” passando o bastão no Báltico

7

A troca da guarda ocorreu há mais de um mês, mas nunca é tarde para mostrar fotos interessantes de caças F-15 e MiG 29 cooperando e  “passando a bola” na defesa do espaço aéreo dos países Bálticos. Caças que seriam inimigos em combates caso esquentasse o período final da Guerra Fria (e que efetivamente entraram em combate no pós-Guerra Fria), são vistos revezando-se nos céus de três antigos integrantes da chamada cortina de ferro, agora parte da OTAN.

Foi no início do mês de setembro que dois contingentes destacados para a missão rotacionaram, em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia. Quatro F-15 C Eagle da USAF (Força Aérea dos EUA) assumiram a responsabilidade pela missão, no lugar de quatro MiG-29 poloneses, que voltaram a seu país.

É a terceira vez que os EUA se responsabilizam pela defesa do espaço aéro dos três países bálticos, Letônia, Estônia e Lituânia. De outubro a dezembro de 2005, a USAF destacou caças F-16 e, em 2008, foi a vez dos F-15 C. E, também como desta última vez, a maior parte do pessoal destacado (120 no total) opera a partir da base da RAF (Real Força Aérea, do Reino Unido) de Lakenheath: do 493º Esquadrão de caças, da 48ª Ala.

Na cerimônia, o contingente polonês de partida recebeu condecorações, e o seu comandante entregou a chave simbólica do espaço aéreo Báltico ao comandante do contingente norte-americano.

Deve-se lembrar que, desde março de 2004, quando os países Bálticos entraram para a OTAN, contingentes de diversas forças aéreas vem se revezando no alerta, até que esses países possam efetivamente cumprir essa função dentro da organização. A maior parte dos revezamentos teve a duração de três meses, mas outros, como está previsto para este novo desdobramento da USAF, duraram quatro meses.

Já participaram da missão Bélgica (primeiro país a destacar um contingente), Dinamarca, Reino Unido, Noruega, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Polônia  Turquia, Espanha, França, República Tcheca, Romênia e Portugal (esta última com o diferencial que sua missão durou apenas um mês e meio).

Os poloneses destacaram aproximadamente 100 pessoas para a missão, comandada pelo Tenente Coronel Robert Kozak. Segundo informe do Ministério da Defesa da Lituânia, os MiG-29 decolaram em alerta de treinamento mais de 80 vezes.

Já um informe da Força Aérea Polonesa detalhou um pouco mais os números da missão dos MiG-29, que contaram com o apoio de dois CASA C-295 para trazer pessoal e equipamentos de volta à Polônia: 160 voos no total (incluindo os “TANGO Scramble” citados acima), com 210 horas voadas e duas aeronaves sempre disponíveis para o alerta.

Parte das missões foi realizada em proveito da  formação conjunta de pilotos lituanos, que voaram em treinadores L-39 Albatros. Esses voos testaram habilidades de combate e procedimentos para detecção, interceptação e identificação de aeronaves violando o espaço aéreo.

A Polônia deverá voltar a defender os céus do Báltico em 2012.

FONTES / FOTOS: Força Aérea Polonesa (Siły Powietrzne) e Ministério da Defesa da Lituânia
Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo

gente cá p/ nos i mig 29 é bonito mesmo hein!parabens aos poloneses pelo trab. que realizaram c/ essa bonita maq.

Galileu

Eduardo se é!

F14, B1 e Mig 29, são meus preferidos, levando em conta aparência apenas!!

eduardo

galileu; mas os mig 29 c/ tecnologia ocidental ou israelenses ai ñ dava p/ ninguem nao é?olhe bem o peru c/ mig 29 ha um bom tempo aqui na america latina e nos de f5 agora [f5m recentemente ]ne: mas que so maquinas bonitas isso sao.

Matheus

Isso é que eu chamo de um caça “clássico”, ô bixo bonito esses Mig-29.

celso

Eduardo, Estes MIG s eram pertencentes a antiga Alemanha Oriental e q foram incorporados a Luftwafe qdo da queda do muro de Berlim. Os mesmos foram modificados posteriormente para o padrao da Otan e segundo seus usuarios/pilotos alemaes era excepcional. A lamentar somente seu consumo e tbm o alcance q era pequeno. Alem disso, vieram com os mesmos os famosos misseis BVR Vympel R 73 . Este Binomio foi convidado a participar de um RED FLAG contra avioes F15 da Usaf e provocaram uma tremenda surpresa aos mesmos……..mas ai ja eh outra historia. Agora eu imagino este aviao em sua… Read more »

celso

Ahhhhhh so para completar, a FAP possui cerca de 18 desses caças e seus correspondentes misseis e recentemente passaram por uma modernizaçao.
Ate 3 anos atras eram considerados os mais capazes caças da Aerica do Sul ate a chegada dos F 16 Chilenos e seus misseis…porem nao houve ainda algum tipo de treino ou troca de doutrinas acerca do uso destes avioes entre estes paises, obviamente por razoes historicas.
E uma pena certo ????? ai teriamos uma otima comparaçao dos meios.

Sds

@wagner

Avião magnifico o Mig 29 !!