MiG-29 e Mirage 2000 C - foto Armee de lair

No revezamento da OTAN para a defesa aérea dos Países Bálticos, chega a hora dos MiG-29 poloneses. Destacamento francês de Mirage 2000 C cumpriu a missão por 4 meses.

Em 30 de abril, o destacamento francês do Esquadrão de Caça 1/12 “Cambrésis” (da Base Aérea 103 de Cambrai), que nos últimos quatro meses manteve quatro aeronaves Mirage 2000 C em missão de defesa do espaço aéreo dos países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), transferiu a missão a um destacamento polonês, em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Siauliai (no norte da Lituânia).

Nos quatro meses em que assumiram a defesa do espaço aéreo dos três países bálticos (que é feita em rodízio por países da OTAN, cobrindo uma lacuna enquanto esses três países, novos membros da organização, adquirem a capacidade de realizá-la sozinhos), foram realizadas 162 missões e acumuladas 462 horas de voo. Isso representa, em média, 115 horas voadas por caça durante os quatro meses ou aproximadamente 29 horas por mês.

Em coordenação com a Força Aérea da Lituânia, foram realizadas diversas missões comuns com o objetivo de treinar pilotos franceses, lituanos, além de controladores de defesa aérea dos centros de Kaunas (Lituânia) e Amarii (Estônia). A França já havia assumido essas missões em um período de 2007, e o revezamento deverá levar novamente um destacamento do Armée de l´air à Lituânia em 2011 (para mais detalhes sobre essas operações, condições meteorológicas adversas, além de outros países que também já cumpriram a mesma missão, clique nos links ao final desta matéria).

Passagem simbólica - foto Armee de lair

Cerimônia transferência Def Aerea do Báltico - França Polônia  - foto Armee de lair

A missão, que faz o papel de patrulhamento aéreo da Força de Reação Rápida da OTAN (QRF – Quick Reaction Force) passa agora para o Contingente Militar Polonês (Polish Military Contingent – PMC) ORLIK 3, cuja responsabilidade irá até 31 de agosto de 2010. São quatro caças MiG-29 do 1º Esquadrão Aerotático, apoiados por pessoal de terra e técnicos da 23ª Base Aérea de Minsk Mazowiecki, sob o comando do Tenente Coronel Robert KOZAK, que é o comandante do 1º Esquadrão Aerotático.

Trata-se do 25º revezamento para esse tipo de missão sobre os países bálticos, iniciado em 2004, sendo que a Polônia já participou duas vezes, em 2006 e 2008. Como preparação, foram realizados treinamentos iniciais entre 6 e 15 de abril (segundo informe da Força Aérea Polonesa, apesar da comoção nacional na Polônia devido à queda do avião de transporte que matou diversas autoridades entre elas o presidente do país) e, na fase final, foi realizado o exercício de certificação “JASTRZAB 10”, que testou a prontidão dos pilotos e das equipes de terra, além de procedimentos de comunicação e de procesaamento de dados. O exercício envolveu diversos cenários, incluindo interceptações.

Esquadrão de MiG-29 para a Defesa Aérea do Báltico - foto Força Aérea Polonesa

Esquadrão de MiG-29 para a Defesa Aérea do Báltico - foto 2 Força Aérea Polonesa

Esquadrão de MiG-29 para a Defesa Aérea do Báltico - foto 3 Força Aérea Polonesa

FONTES / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l´air) e Força Aérea Polonesa (Siły Powietrzne)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério

Verdadeiro sinal dos tempos, um caça russo, com as cores do país cuja capital dava nome a aliança militar anti-OTAN, defendendo uma ex –republica soviética contra a própria Rússia, a serviço da própria OTAN.

E ainda tem gente que afirma que os ianques não venceram a Guerra Fria.

[]s

Top Gun

Sai Mirage 2000 e entra MiG-29, tenho ctz que a região estará em boas mãos.

Interessante na 1° foto, a fumaça dos MiG em comparação com os Mirages.

vlw

defourt

A ultima fronteira Rogério é o governo único mundial um dia…

Como diria o Silvio Santos: “aguardemmmm”

Rogério

É meu caro Defourt, é isso mesmo, assino embaixo.

[]s

Gutex

Alguem sabe me explicar o que é aquele “ar condicionado” no assento traseiro da ultima foto? É para ventilação? Creio que não tenha muita utilidade la no hemisferio norte… hehe

Brandalise

Gutex,

O “ar-condicionado” eh aquela placa acima do canopy? Se for, deve ser o “periscopio”, que nada mais eh que um cj de espelhos para dar melhor visao de voo para o piloto do assento trazeiro; util especialmente nas decolagens e pousos. Quem manja bem que me corrija, please!

Abs!

Marcelo

Sim, é um periscópio para melhorar a visão frontal do assento traseiro. Realmente interessante a fumaça dos Migs comparado com os Mirages.

Paulo Silva

Galera, me desculpem, mas este dispositivo não pode ser usado durante o voo!Não é aerodinâmico, e somente provocaria um arrasto, se o mesmo não for arrancado com a velocidade do vento.

Abraços

Paulo

Cláudio

Aqueles MIRAGE 2000C que estão sendo desativados, tem muito País querendo !!!!!!!!!!!!!!

RenanZ

Nossa, como os motores russos dos Mig são poluentes hein !!

Durante a guerra do Vietnam, os F-4 apresentaram este problema, e por isso eram facilmente encontrados pelos MIG, não que isso significasse muito no resultado do dogfight !!!

Mauricio Veiga

Esses caras estão usando BIODIESEL, quanta fumaça!!! KKK.

Ilya Ehrenburg

Fumaça em demasia, depende da versão da RD-33, usada. A versão MK, em uso no MiG-35, não faz fumaça alguma (como se percebe nas imagens desta aeronave). Os europeus e a OTAN, deveriam financiar as nações bálticas, para que tivessem suas respectivas Forças Aéreas. Se for recurso, o fator impeditivo, que financiem através de uma linha de crédito especial, com longo tempo de amortecimento. É bem verdade, que a Europa está numa “barafunda”, devido à crise do ano passado e do colapso grego (com Portugal, Itália e Espanha, na fila), mas ainda assim, com boa vontade, haveria de se poder… Read more »

Ilya Ehrenburg

Só para lembrar: alguém já viu a imagem de um F-4, em vôo, contrastando com um céu azul?
Fumaça para que te quero!
E o nosso A-1, motorizado pela amadíssima “Spey”? Carvão no céu!

É uma característica dos motores da época.

Antonio M

“…(como se percebe, a partir do… Mediterrâneo – o capitalismo, como se sabe, é perfeito, hehe)….” Por que já não aproveitam e pedem ajuda para rearmar os paraísos comunistas e completar a bomba atômica iraniana ?!?!?! E o capitalismo é capaz de se reinventar. Há crises e soluções são encontradas e vamos tocando. Nada mais humano….. Engraçado é o maior país comunista do mundo exigir ser reconhecido como economia de mercado. E em Cuba, Coréia do Norte, 97% da população chinesa etc a população nem reclama mais, a crise é permanente. Para a população em geral é claro, não para… Read more »

Adrik

A única coisa que posso dizer é que esses MiG29 são lindos…

Se o que os franceses dizem é verdade (avião bonito voa bem), esses MiGs devem ser fantásticos em combate.

Abraços sinceros e fraternais a todos.

Francisco AMX

Mig 29 frente a F-16 e F-15, com pilotos alemães na nacele, simplesmente arrasaram com os pares americanos em DF, com canhão, em exercícios de 1991…, a capacidade de apontar o “nariz” do mig-29, para colimar o canhão, surpreendeu os americanos… nenhum dos Fs tem esta capacidade… mas o que isso importa, agora, onde o canhão virou arma de auto-defesa e não de uso tático efetivo?

Sds!

bbc_poa

Nunão: no último parágrafo, teria que arrumar para “Certificação JASTRZAB 10”.

No mais, teve algum motivo específico para levar os MiG-29 ao invés dos F-16 Block52?

MA

Realmente as turbinas russas antigas não eram bem optimizadas para baixas altitudes, pelo menos boa parte dos seus modelos. Gutex, se está se referindo aos orifícios, é para exaustão dos gases do canhão. Chicão, ainda é uma boa aeronave o MiG-29. Os combates aereos em par de igualdade tecnica/instrucional muitas vezes vão irão desaguar nas ER WVR, mísseis de longo alcance lançados além-do-alcance-visual não são suficientes para engajar caças adversários com suítes eletrônicas avançadas, táticas de evasão apuradas e armamento semelhante. Aí, no WVR o MiG-29 leva vantagem com sua capacidade de engajar alvos com mísseis IR fora das 12hras… Read more »

Challenger

Acho que estes MIG são mais bem armados e sofisticados que os Mirage 2000.

Quanto deve custar uma operação dessas?

Ps: O MIG-29 é Lindão!

brazilwolfpack

Enquanto iss,o Brasil continua com os seus Xavantes e F-5…e piada,mesmo.

Paulo Costa

Duas turbinas fazem mais fumaça do que uma mesmo…
A maioria dos motores fazem fumaça em um regime de võo,
a maior parte em baixa velocidade,que não será usada em combate.
A turbina do A-1 esta sendo atualizada com fadec,controle eletronico
e esta sendo reprojetada a camara de combustão para diminuir a fumaça
do motor atual.

Paulo Costa

Os Mig-29 eram da antiga RDA,que foram agregados a Alemanha,
apos a queda do muro de Berlim.Me parece duas duzias de Mig-29,
e alguns destes foram para foram para a Red Flag na epoca ,e se sairam muito bem,com a mira no capacete,e os misseis da Vimpel.
Dai foram comprados mais Mig-29 de paises da Europa Central
para se formarem esquadrões agressors,tem foto sobre isto.
Apos isto os Mig-29 alemães foram doados para a Polonia e atualizados para um padrão melhor,e atuam na defesa aerea da Polonia.

Fsinzato

Olha a cara de felicidade dos pilotos. Pelo jeito, eles preferem o Mig-29 ao invés do 2000C.

Abs.

@wagner

“””defendendo uma ex –republica soviética contra a própria Rússia”””

Comentário póstumo: Ate parece que Russia está preocupada em atacar esses paisinhos miseráveis. Ela tem coisas bem mais importantes para fazer. A visão de que a Russia quer esses paises miseraveis de volta é visao da guerra fria.
Contanto que as minorias russas ali não sejam agredidas… mas as coisas ali já foram superadas.
Os Migs estãon lindos mesmo !