Abaixo a carta de Jean-Marc Merialdo, representante do consórcio Rafale International, a respeito do post “Emirados sinalizam abrir mão do Rafale por avião de 5ª geração”.

carta JMM - Poder Aereo-2

NOTA DO EDITOR: agradecemos ao senhor Jean-Marc Merialdo pela deferência e ao oportuno esclarecimento prestado aos nossos leitores. Lembrando mais uma vez que a matéria é do jornal Folha de São Paulo, publicada no Blog do Poder Aéreo para fomentar o debate.

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RodrigoMF

ahahahaahahahahaahh

Desespero, porque esta jaca só vai emplacar aqui.

kaleu

“quase” 5ª geração é a piada do século no FX-2 … xô mon-biju … Hoje, dia 24.11.2009, o Rafale não opera sistema de visão IR, não tem integração com HMD, não tem integração com o sistema de guiagem de armas ar solo não tem radar AESA operacional e tem ainda sérios problemas de sistema de geração de energia, problemas estes que a Dassault ainda não resolveu, portanto, Sr. Merialdo EXPLICA ISSO ! … deixe dessa conversinha mole de quase 5ªG … E VAMO ABRIR O JOGO NESSA QUESTÃO DE PREÇO … se o Gov Lula “Insistir” nessa compra completamente inconsistente… Read more »

Bosco

‘Quase quinta geração’ é um jeito diferente de falar ‘quarta geração e meia’. rsrsrs….

Bosco

Sem dúvida o Rafale F3, com o AESA, com o Meteor, com o HMD (se não me engano é o Topsight), com um míssil WVR mais adequado (IRIS-T ?), com uma versão mais moderna do SPECTRA (provavelmente com ‘despistadores rebocados’), com tanques conformais e com um M-88 mais potente (que vale salientar nem precisa) será um adversário e tanto.

Francisco AMX

Kaleu, olha o que o Piloto Inglês Peter Collins escreveu, em um teste que efetuou com o Rafale: (tradutor do Google) “No nariz da aeronave é o setor de frente Optronics (FSO suite), compreendendo um sensor de TV de alta ampliação para a identificação do alvo único, e uma pesquisa com infravermelho e sensores via para detecção de alvos múltiplos em um tipo de “bola” de habitação. A Thales Optronique pod Dâmocles é utilizado para a designação laser e também pode proporcionar uma visão prospectiva de infravermelho para o HUD. O NG Reco / Areos pod de reconhecimento, realizada eixo,… Read more »

Felipe Cps

AHAHAHAHAHAHA, QUE CARTEIRADA MAIS PATÉTICA, AHAHAHAHA… É o desespero batendo??? Ahahahaha… Realmente faltou à assessoria do Sr. Merialdo ler a Folha de São Paulo, porque teriam constatado que a matéria saiu lá, o Aéreo só reproduziu, e deu os créditos devidos à FSP, rsrsrs… Mas parabéns ao Aéreo, que sem querer ganhou os créditos, rsrsrs… No mais, “quase 5a geração”???? AHUAHUAHUAHUAHUAHUA… o Sr. Merialdo acha que aqui no Brasil só tem idiotas, rsrs, num é possível, rsrs… Quanta presunção, Santo Cristo… Eita nós, acho que é por essas e outras patetadas que o Rafaleco continua sendo uniencomenda, rsrsrs… 🙂 Se… Read more »

Felipe Cps

Faltou falar: “Sr. Merialdo, agradecemos a deferência e atenção, mas não precisa se preocupar não, que nós leitores já sabemos que está tudo “arregadão” junto ao governo PeTralha pro Rafaleco levar essa” rsrsrs…

Sds.

Francisco AMX

Mais um trechinho do Collins:

“A aceleração do nível final de 200-500kt em Afterburner faixa de 5.000 km e peso 1.8t combustível só pode ser descrito como brutal, com o aumento da velocidade do avião a cerca de 30KT / s, a força da aceleração machucando minha espinha enquanto eu estava pressionado para trás, contra o assento de ejeção.”

Se isso não faz diferença na hora do combate ou na hora de escapar de ameaças, eu não sei o que pode fazer!

Bosco

AH! Antes que me esqueça. Parabéns ao Blog pela repercussão. Sem dúvida fruto do profissionalismo e do esforço de seus editores.
Parabéns também ao Sr. Jean Marc por se dignar a prestar esclarecimentos a nós, que estamos totalmente alijados dos círculos decisórios acerca do F-X2.
Um abraço a todos.

ferreiraely

parabens ao blog ,,cada dia mais profissional

Hornet

Eu havia alertado para isso (para o grande erro do jornal a Folha que o Blog publicou sem checar a versão original da notícia, que não dizia nada do que a Folha dizia. Fomentar o debate é legal desde que em cima de notícias reais e conretas). E o Thierry já havia postado o link (como off topic) com a avaliação do piloto inglês. É o tal negócio, cada um só vê o que quer ver e depois fica neurótico com as decisões da FAB e do MD. A “Jaca” como foi dita acima, será o caça do Brasil, do… Read more »

Francisco AMX

outro: e este podemos observar no vídeo do Rafale vs Typhoon que o blog colocou a pouco. “A taxa de implantação no estado estacionário em 350kt foi de 270 ° / s, o início do rolo sentiu rápido, mas confortável. Na 450kt, a taxa de rolo mesmo estado estacionário foi alcançado, mas a taxa de aparecimento roll foi simplesmente incrível. Eu nunca experimentei qualquer avião de caça começar ou parar de rolar tão rapidamente.” “A formação e avaliação de perseguição da cauda foi iniciado por trancar a perseguição de aeronaves Mirage 2000 à RBE2 em mais de 55 km (30… Read more »

Francisco AMX

Hornet,

tu viu, foi o pessoal da FAB que caracterizou de “jaca” o Rafale! o jardineiro da vizinha da minha amiga “escutou” do amigo dele, que entrega “quentinhas” lá em Anápolis, falou que o Rafale é uma “Jaca”, ele tem certeza disso! 🙂

tem que ser irônico mesmo!

Abraço Bro!

Bosco

Francisco, só discordo do ponto em que o piloto diz que o F-22 só é totalmente Stealth quando carregando armas de forma limitada nos compartimentos internos. Não creio que 8 mísseis (6 BVRAAMs e 2 WVRAAMs) seja limitado. Também vale salientar que só repleto de mísseis nos pontos duros sobre as asas o F-22 chegaria a ter um RCS equivalente ao de um Rafale em configuração completamente “limpa”. Ou seja, completamente carregado o F-22 está ainda plenamente capacitado a tomar a iniciativa no combate BVR contra um Rafale ‘desarmado’ já que ambos (se ambos tiverem o AESA) seriam detectados simultaneamente… Read more »

Justin Case

Info:

Todos os aviões antigos de asa delta eram “jaca”. Mirage III era jaca. Por que com um bom motor, até jaca voa.
Isso era porque o avião não tinha profundor, mas elevons, que obrigavam a ter margem estática e, consequentemente, arrasto muito grandes.
Com a evolução na tecnologia de comandos de vôo, os aviões (como o M2000) passaram a voar “instáveis”, resolvendo boa parte do problema.
Atualmente, o “canard” resolveu definitivamente o problema e não há mais necessidade de estabilizador horizontal e profundor.

Justin

Francisco AMX

Bosco, acho que ele se referia ao F-22 como um multi-role, carregando bombas e mísseis ar-terra, de mais concordo com sua colocação.
na verdade ele quer validar melhor os caças de 4+ geração, no componente exportação… tipo dar uma luz aos europeus!

Abraço Brodi!

Francisco AMX

Bom comentário Justin!

RodrigoMF

Vocês já viram piloto de teste da 4 Rodas falar mal do carro ? Uma coisa é um vôo de teste, outra é operação. Até hoje ninguém quis o AMX francês que chances reais só tem aqui. Estão todos que testaram este avião seriamente errados ?

Bosco

O uso dos tanques conformais previstos para o Rafale e dos mísseis levados sob a fuselagem (sem cabides) em número de 4, não devem aumentar muito o RCS do mesmo.
Também esta configuração deverá permitir, se aliada a uma possível versão mais potente do M88, a capacidade supercruzeiro.
É um bom caça.

Bosco

Já li em algum artigo ultra-secreto rsr…. que ‘canards’ e ‘redução do RCS’ não são exatamente o que poderíamos chamar de compatíveis. Pelo menos não de forma fácil. Mas afinal nada é fácil nessa vida.
Como diz o velho ditado, “não há como fazer omeletes sem quebrar os ovos”.

mmartins2@uol.com.br

Só que carta não ajuda a ganhar concorrência, né???
Se o Brasil escolher o Rafale, corre o risco se o único operador do avião fora da França. O avião não é ruim, ruim é o preço!
Quero ver o Lular justificar essa compra somente com o argumento de “parceria estratégica”.
O Rafale só leva no tapetão, e se levar, a grita vai ser geral, com a oposição abrindo CPI e o escambau!!!

ZE

Bem esse é um jogo para se ganhar corações e mentes. Na minha grande ingenuidade, achava que o PODER AÉREO passava despercebido. Creio que a minha opinião mudou substancialmente. Esta carta patética do Sr. Merialdo, me faz lembrar certo jornal norte-americano. Naquela época, fora os jornais econômicos, não existiam jornais generalistas nacionais nos Estados Unidos. Dessa observação, foi criado o USA TODAY. Seus editores, para poderem competir com os jornais locais, tiveram uma brilhante idéia. Passaram a dar a notícia sempre por um ponto de vista diferente. Este “DIFERENTE”, nada mais era do que um neologismo para “OTIMISMO EXACERBADO”. Explico;… Read more »

ZE

ONDE ESCRITO R$ 14.700, LEIA-SE R$ 26.000,00

Robson Br

Segundo o site Defesabrasil, o relatório já foi entregue ao presidente Lula. “”Da Redação O Ministro da Defesa Nelson Jobin se reuniu com o Presidente Lula ontem em seu gabinete provisório no CCBB de Brasília. Entre os assuntos tratados, como a promoção de Oficiais Generais, o Programa FX-2 sem dúvida era o mais aguardado. O aguardado relatório foi entregue pelo Ministro Jobin e agora a conclusão do programa depende da decisão política, decisão essa que pode demorar entre uma e duas semanas. A FAB já havia concluído o relatório no final de Julho deste ano, porém novas informações foram solicitadas… Read more »

Guilherme Poggio

“ZE” É função (eu diria até quase uma obsessão) do Poder Aéreo ouvir e divulgar informações de diferentes fontes e correntes. Muitas vezes, por falta de espaço ou de interesse, grandes veículos de comunicação não dão o devido destaque às respostas daqueles que se sentiram prejudicados ou identificaram equívocos nas reportagens publicadas. Aqui você encontrará sempre este espaço. As fontes podem ser questionáveis ou até mesmo estarem orientadas em uma determinada direção. Cabe aos leitores do site “juntar” as diferentes informações, extraindo suas próprias conclusões. É por essas e por outras que o site é lido por diferentes correntes e… Read more »

Hornet

Chicão, se não me engano foi o Brigadeiro Saito em pessoa que chamou o Rafale de Jaca…hehehe Não tem mais jeito, só sendo irônico mesmo (como vc disse). Por falar em “Jacas” (hehehe)….um off-topic aqui: http://moraisvinna.blogspot.com/2009/11/alemanha-decide-se-desfazer-de-37.html Na notícia acima não diz nada, mas deixei um outro off-topic aqui no blog falando dos problemas no radar AESA do Typhoon (atraso previsto em cerca de 5 anos para produzir o radar em série) pela Selex Galileu (aquela mesma do radar do Gripen NG). Não sei se tem relação ou não, mas por que será que a Alemanha está se desfazendo de 37… Read more »

Rodrigo Marques

Eu estou mais interessado em aprender a construir um Rafale do que adquirir 36 Vetores, pois estes darão conta de nossos vizinhos facilmente ( neste caso não coloco vetor x vetor, mas Força aérea X Força aérea). E me parece que tão cedo não teremos problemas com qualquer um deles, muito pelo contrário… Eu quero mesmo são “Rafales-BR” ,ou seja, um Vetor Brasileiro o qual dominamos a aerodinâmica, turbinas e aviônica supersônica. Aí poderemos fazer quem sabe um super-rafale ou um mini-rafale (um monoturbina, digo). Tudo isso vai depender, é claro, da nossa economia, ambição politica, etc… Acho que o… Read more »

Francisco AMX

“Vocês já viram piloto de teste da 4 Rodas falar mal do carro ? Uma coisa é um vôo de teste, outra é operação. Até hoje ninguém quis o AMX francês que chances reais só tem aqui. Estão todos que testaram este avião seriamente errados ?”

Prefiro acreditar na palavra de um Piloto, renomado, que certamente sabe o que está falando, já voou várias aeronaves de ponta, tem um nome a zelar, pois tem credibilidade, é um Herói de guerra! que certamente tem colegas de renome também, e não colocaria em jogo suas conclusões! simples assim!

Francisco AMX

Hornet,

é isso aí, ironia começa a ficar na moda aqui no blog! tomara que passe!

vou colocar no chat a notícia do Typhoon, se é que vc não colocou!

abração bro

R_Cordeiro

vo iscrevê serto agora… purque tem gringo oiando. hehe

_______

Parabéns para blog, a cada dia me mostra que foi um dinheiro muito bem investido. Agora com prestigio internacional (hehe aeee!!)

grande abraço!

Baschera

A “carta” só demosntra o que o pr´prio nome do Blog diz : Poder Aéreo…rssss. Parabéns ao Blog pela repercussão que está causando !!

Não vou falar nada sobre o Rafale. Cansei…..

Mas, com já tinha dito, Inês não está morta…. e espera-se novidades sobre esta novela em breve….. é só esperar !!

PS: A FAb se recusa a mudar a ordem de classificação….

Sds.

Baschera

PS: Palavra só de UM piloto não vale…..

Sds.

RodrigoMF

Baschera, utilizando o bordão: “O pior cego é aquele que não quer ver”.

A cegueira lulista está maior que os fatos apresentados.

Olha lá no BM.

ZE

Infelizmente, não sei, não sabemos, se é verdade ou não, mas saiu na VEJA que o Jobim forçou a barra e a FAB concordou em não classificar os aviões.

Desta feita, eles só se limitaram a falar sobre os pontos fortes e fracos de cada avião.

É uma pena a FAB não poder se manifestar acerca de sua própria preferência, uma vez que são eles que irão operar o vetor, defendendo a nossa soberania.

carl94fn

É gente o Rafale não presta é caro de mais é da França é aquilo é aquilo outro vamos compra mais F-5 que é baratinho que ta bom de mais afinal somos um país de m… jamais sairemos desta condição… bla, bla, bla

Que pena vê isso dos colegas… o melhor para o Brasil JÁ!!!!!

Desculpas pelo desabafo…

Hornet

Chicão, Ok. Não coloquei no xat. Dei uma olhada em sites internacionais e a notícia do Typhoon está rodando por aí (achei a notícia até em sites de defesa da Asia), mas todos deixam claro que a Alemanha não explicou o motivo da desistência. Portanto nem vou especular, pois pode ser um milhão de motivos e não temos informações suficientes sobre isso. Bem, de qualquer modo, como este post é sobre exportações de caças, achei uma bela matéria sobre as exportações em andamento (seja de negócios já firmados ou em vias de) do Oriente Médio. Uma coisa engraçada pra gente… Read more »

Hornet

ZE,

esta nota da Veja tem tanta credibilidade como a própria Veja. Se é que me fiz claro.

abraços

Hornet

e só pra concluir o raciocínio: o que a Veja diz nesta nota é o seguinte: a FAB é um bando de frouxos. É isso que está nas entrelinhas. E não é nada disso. O relatório da FAB visa analisar as propostas e verificar se há algum impedimento de ordem técnica (que vai desde qualidades operacionais do caça até mesmo a qualidade da TT e os custos). Qualquer decisão que vá além disso já não é mais técnica, passa a ser política, pois implica em escolha. Toda escolha tem um fundamento político (o astrofísico não escolhe se a Lua é… Read more »

Hornet

e ainda sobre o FX2, na coletiva dada a imprensa durante a visita na Operação Laçador: “Em coletiva à imprensa, Jobim ainda disse que dificilmente o governo federal tomará uma decisão antes do Natal sobre a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ele se reuniu na segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas disse que o assunto não foi discutido. “Não há pressa. A pressa é das empresas”, declarou. O relatório técnico sobre as ofertas dos Estados Unidos, Suécia e França deve ser concluído até dezembro. Jobim afirmou que há uma opção política… Read more »

Hornet

Uma coisa interessante que me ocorreu agora. Leiam o post do amigo Robson Br mais acima, em que ele reproduz um informe do Blog Defesa Brasil e comparem com o que postei logo acima. Não estou querendo dizer que a informação que postei está correta e a do defesa brasil errada, muito pelo contrário. Quero chamar a atenção pela desinformação geral que se faz em torno do FX2 na imprensa. Ninguém sabe é nada, publicam, publicam, publicam, mas sempre rodam no mesmo lugar, ou então inventam coisas sem fundamento…a imprensa não tem informação nenhuma sobre o FX2, além das declarações… Read more »

Robson Br

Hornet Só completando seu raciocínio, a questão não é o caça em sí e sim a nova política de defesa. Se analisarmos o passado bem recente, a FAB so estava preparada para utilisar canhões em seus equipamentos, por isso muitos aqui so vêem um avião em vôo. Com a nova política de rearmamento, a opção é ter no mínimo armamentos nacionais de última geração, ou próximo dela. No caso da necessidade de armamentos estrangeiros, ter a opção de integrar os armamentos que desejamos e não ficar preso ao país de origem do caça. O único que aceitou esta abertura foi… Read more »

corsario01

Não precisamos perder tempo discutindo mais o FX-2. Deu Rafale e o mesmo será o nosso caça. Agora é torcer para que ele quando chegar, não se torne a Rainha do Hangar. Essa decisão já foi tomada faz tempo em BSB. É igual ao caso Batistti. Muita marola e no fim, o Lula deixará o cara ficar, pq ele quer. E é o mesmo no FX-2. Ele quer o Rafale. O EUA não tem ajudado muito nas ultimas semanas: – Caso Honduras – Apoiar eleições em que todos os outros paises são contra, batendo de frente com o Brasil. –… Read more »

Felipe Cps

Aos que apóiam a vinda do queijo fedido francês: daqui a 5 anos, quando a FAB tiver que comprar caças pra substituir as Rainhas apodrecidas no Hangar, a gente conversa, hehehe… E ó pessoal: cortem a besteira do anti-americanismo barato e xulé, que estão parecendo o Marco Aurélio “Top-Top” Garcia falando que “o Obama é uma decepção” (coitado do Barack “O Mito” Obama: acho que nem dormiu à noite de paúra, rsrs)… Engraçado que até pouco tempo atrás o governo Obama era “HISTÓRICO” segundo alguns tontos eufóricos e PeTralhas. Agora, pouco mais de seis meses da posse do cidadão, parece… Read more »

casag

Atencão colegas,

Começou a ficar preocupante.
Vamos tratar de enquadrar nossas opiniões, a bem de nossas reputações.

Senão, o povo vai começar a nos apontar nas ruas, e não poderemos alegar falta de aviso…

Justin Case

Amigos, bom dia.

Encontrei este belíssimo vídeo sobre a Red Flag 2008, com cenas de dogfight com o RAFALE.
Vale a pena ver.

http://en.kendincos.net/video-ljrhrn-exercice-red-flag-2008.html

Abraços,

Justin

andrepoa

Parabens ao blog, por esta carta podemos deduzir que fabricantes que antes não prestavam muita atenção a este tipo de mídia agora se rendem ao fato de que somos formadores de opinião.

Paulo Renato

Parabéns aos editores do Blog pelo ótimo trabalho que vem sendo feito, que venha mas por aí e tome maires dimensões o trabalho que vem sendo feito.

A decisão já foi tomada e nem precisamos mas discutir que o Rafale ganhou, como não sabemos o conteúdo da proposta o que resta será mesmo esperar e ver como vai ser depois do FX2.
MAs com certeza estarei aki no Blog para ver os defensores que defendem o Rafaleco, quando o mesmo começar a dar problemas no orçamento e até mesmo com sua manutenção.

Abs.

Fernando "Nunão" De Martini

“Hornet em 24 nov, 2009 às 18:51”

Eu havia alertado para isso (para o grande erro do jornal a Folha que o Blog publicou sem checar a versão original da notícia, que não dizia nada do que a Folha dizia.

Caro Hornet,

Isso é uma alusão sua. Você sabe se o editor da notícia checou ou não? Se não viu outras informações a respeito? Você viu o editor editando essa matéria? Qualquer dúvida, é só perguntar antes de afirmar as coisas, você tem até o meu e-mail.

Justin Case

Será que teremos novidades hoje?

Agenda de Lula – 25/11/2009

09h – Despacho interno

09h30 – NELSON JOBIM, MINISTRO DA DEFESA

12h – Partida para o Rio de Janeiro (RJ)
13h30 – Chegada ao Rio de Janeiro
14h30 – Kofi Annan, Ex-Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)
15h – Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana – Cerimônia de lançamento do Challenge Bibendum 2010
18h – Cerimônia de entrega das comendas da Ordem do Mérito Cultural 2009
21h – Partida para Manaus (AM)
23h – Chegada a Manaus
23h30 – Chegada ao Hotel Tropical Business

RodrigoMF

A primeira máscara de farsa sobre ToT total francesa já caiu…

Mais cairão e a nação será mais uma vez lesada. Serão todos estes que assinaram estes contratos punidos ?