Na última quinta-feira, 25 de agosto, o Ministério da Defesa da França informou que o veículo aéreo não tripulado (VANT) Harfang realizou seu primeiro voo operacional sobre a Líbia, a partir da base de Sigonella, na Sicília. O voo foi realizado em 24 de agosto, mas desde o dia 18 que o VANT estava desdobrado na base, sendo preparado para a primeira missão.

Uma equipe de 20 pessoas esteve encarregada dessa preparação, colocando o Harfang em condições de voar mais de quinze horas por dia, em missões de reconhecimento em que são utilizadas câmeras embarcadas capazes de captar imagens tanto de dia quanto de noite. As imagens são transmitidas instantaneamente à estação de comando.

O Harfang junta sua capacidade aos cinco caças Rafale da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) que operam sobre a Líbia, dotados de pods de reconhecimento NG.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa, via Ministério da Defesa da França

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Este EADS Harfang tem uma cara de IAI Heron… he he he.

Inacreditável a incapacidade da Europa Ocidental em se articular para desenvolver, produzir e operar um único tipo de VANT para cada categoria de peso / missão.

Alguém já parou para contar quantos modelos diferentes?

Sds,
Ivan.