A presença de um Super Puma (H-34 na FAB) em um” Domingo Aéreo” na AFA não é algo comum de se ver. Por este motivo a aeronave foi cercada por curiosos. O H-34 (FAB 8734) chegou à AFA por volta das 10h da manhã, após um longo voo direto de desde o Campo dos Afonsos.

A aeronave apresentou-se em voo para o público por alguns minutos e, depois do pouso, ficou estacionada ao lado do Super Lynx da Marinha. O H-34 pernoitou na AFA e passará a semana toda na região operando com os Cadetes.

O 8734 é uma das dez aeronaves Super Puma operadas pelo Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV), conhecido como Esquadrão Puma. O esquadrão é um autêntico herdeiro da Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO). Com o fim da II Guerra Mundial, a 1ª ELO foi desativada.  Renascida em fins de 1955, na Base Aérea de Santa Cruz, a esquadrilha fundiu-se com o  Terceiro Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (ERA-3), originando o  Terceiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (3º EMRA).

Em 1980 o 3º EMRA foi desativado, dando origem a duas novas unidades: o 3º/8º GAV e o 1º/13º GAV. O 3º/8º GAV, transferido para o Campo dos Afonsos, tornou-se uma unidade exclusiva de asas rotativas, operando com helicópteros Bell UH-1H.

No ano seguinte o esquadrão recebeu os seus primeiros  Aerospatiale CH-33 Puma. Em 1986 o Puma foi substituído pelo CH-34 Super Puma e os helicópteros anteriores foram devolvidos ao fabricante como parte do pagamento.

Entre as principais tarefas sob sua responsabilidade estão as missões de transporte, mas realiza diversos tipos de missões especiais, tais como: infiltração e exfiltração de tropas, Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR).

Tragédia na região serrana

No início deste ano o Esquadrão Puma foi uma das unidades da FAB utilizadas nas operações de socorro às vítimas das inundações e deslizamentos na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Naquela oportunidade foram destacados três helicópteros H-34 Super Puma que estiveram à disposição do Subcentro de Operações de Busca e Salvamento (SCOBS), instalado na cidade de Petrópolis. Os helicópteros foram intensamente utilizados em operações de transporte das equipes de resgate e em operações de busca e salvamento.

Em uma das oportunidades, foi localizada uma comunidade que estava isolada e sem comunicação por via terrestre. Estas pessoas corriam risco de morte no local onde se encontravam devido às encostas instáveis. A remoção delas era não só necessária como urgente.

Um H-34 do Esquadrão Puma foi especialmente preparado para que todas as pessoas que se encontravam naquele local fossem evacuadas. Tudo o que não fosse essencial para o voo foi removido da aeronave e um helicóptero que comumente transporta 25 homens resgatou, em um único voo, 46 desabrigados. Um novo voo foi necessário e, ao final daquele dia, o Super Puma transportou quase uma centena de civis em apenas duas viagens.

   
   

Aguardem outras matérias sobre o Domingo Aéreo AFA 2011.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Me arruma algum RPG, que eu já transformo essa tranqueira em algo útil!!!
Sucata de metal, p/ ser vendida a granel!!!

juarezmartinez

Mauricio, é um fim, muito nobre para uma carniça deste naipe

Grande abraço…..

Luiz Padilha

Gente, vcs querem abater um meio que só faz ajudar as pessoas quando as catástrofes acontecem neste país?
Poxa, ele não é um Apache, ele é apenas um transportador.

Joker

Dar os parabens ao Poggio pelo post bem escrito com belas imagens e informações uteis.

juarezmartinez

Luiz Padilha disse:
8 de agosto de 2011 às 19:51
Gente, vcs querem abater um meio que só faz ajudar as pessoas quando as catástrofes acontecem neste país?
Poxa, ele não é um Apache, ele é apenas um transportador.

Padilha! Cumpiriam a missão com as limitaçõpes que lhe impõe, eu concordo, mas fica por aí, é muiiito caro ruim de manter, um A 109, ou BH seria outra coisa.

Grande abraço

Leia mais (Read More): Um Puma no “ninho das águias” | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

Joker

pra qm qr super/puma armados lembrar dos iar-330…

juarezmartinez

Quem falou em armar SP???
Falei sobre custos e manutenção tão somente.

Grande abraço

Joker

Grande Juarez estou a falar sobre as utilidades do SP, haja a vista a alguns leitores as utilidades de aeronaves de FA se resumem lançar perdados/armamento aos inimigos e se esquecem dos meios de apoio e que propocionam a continuidade do combate…

Concordo contigo a muito tempo em suas opiniões em outros foruns e aqui mesmo, não entenda mal…

abrçs