Pilotos de F-16 da Venezuela já estiveram entre os melhores do mundo

9

Segundo uma fonte da FAB, os pilotos de F-16 da Venezuela já foram considerados os terceiros melhores do mundo pela USAF. Será que a situação mudou muito?

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre este e outros temas com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Hoje? Muito difícil. Seja pelo equipamento, que está completamente ultrapassado, sem armas BVR e inteligentes. Seja pelo embargo, o que compromete o número de horas de treinamento. Seja pela doutrina ultrapassada WVR e de ataque com bombas “burras”. Seja pela falta de intercâmbio em treinamentos com os demais operadores de F-16. Lembre-se que quando a USAF afirmou isso eles treinavam regularmente nas Red Flags. O Chile deve operar seus mais modernos F-16 A/B e C/D com mais proficiência que a Venezuela. Sem falar em Israel, os europeus membros da OTAN, coreanos e até mesmo os paquistaneses. A Venezuela deve operar… Read more »

joseboscojr

Desculpem pelo off-topic mas mais uma vez Hollywood me causa espanto. Ontem assisti ao péssimo “Transformers 3” e pra variar, saí no meio da sessão. O filme de tão elétrico parece ter sido rodado a 2 x a velocidade normal. Verdadeira sangria desatada. Se não bastasse isso, numa das cenas em que os Autobots vão para a Lua investigar uma nave que se chocou na década de 60 descendo próximo ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, é mostrado de relance o módulo lunar ainda com o módulo de subida sobre o módulo de descida. Como é que os… Read more »

Mauricio R.

A efetividade real dessas aeronaves, sua integridade, reside em qnta capacidade logística e de MRO, a FAV ainda tem em mante-las voando. Apesar do acúmulo de horas e ciclos a que estão sujeitas. Então caso tenham que canibalizar 2, ou no pior caso 3 células, p/ manter 1 voando e ainda assim conseguirem manter os radares APG-66 e as turbinas F-100, alem dos demais sistemas, estarão bem servidos por algum tempo ainda. A capacidade WVR, proporcionada pela combinação DASH/Python 4 ainda é bastante avançada, mesmo fora do continente. E robusta, dependendo do estado de conservação, dos estoques de Sidewinder Lima.… Read more »

Mauricio R.

Errata.

Aonde se lê:

…”c/ os demais operados de F-16, se…”

Leia-se:

“…c/ os demais operadores de F-16, se…”

Grato.

Almeida

Mauricio R,

Veja bem, nao disse que eles nao podem opera-lo, nem que sejam inuteis.

Apenas que, comparados aos demais operadores, acho muito dificil mesmo que ainda estejam em terceiro. Eu diria que estao na lanterna, pelos motivos expostos acima.

Roberto F Santana

Prezado Mauricio R.,

Aliado ao seu comentário,penso que possa ser interessante uma informação que li na seguinte revista,
Flap Internacional-Aviação Militar na América Latina, agosto 2011.

Lá diz que a Força Aérea da Venezula possui atualmente:

21 caças F-16A/B Block 15 16 monoplaces e 5 biplaces.
A reportagem diz ainda que esses aparelhos estão prejudicados em sua disponibilidade em consequência do embargo de peças e componentes e que já estão sendo avaliados caças chineses Chengdu J-10 ou o JF-17 para substituí-los.

Joker

essa informação não esta errafa depende do contexto e dos criterios de avaliação

se for entre os mais siginificativos abate de aeronaves e o periodo historico 1991-1993 faz todo sentido…

e os venezuelanos sempre souberam mto bem pilotar seus falcons o q eh relatado em diversos foruns,revistas e pilotos!

Grifo

Apesar das notícias de embargo e das reclamações do Chavez, os F-16 da FAV (que agora atende pelo nome ridículo de ANMB) parecem estar voando muito bem, obrigado.

Se houve perda de competência nos esquadrões de caça, eu apontaria como principal causa os sucessivos “expurgos” promovidos pelo Chavez dos oficiais que não rezam pela cartilha do PSUV, junto com a adoção de critérios políticos para atribuição dos postos de comando das unidades.

RA5_Vigilante

Hoje em dia é possível manter proficiência com altíssima tecnologia:

*ttp://www.youtube.com/watch?v=8pO88OZbxoA