Operação dos jatos chineses K-8 autorizada pela Fuerza Aérea Boliviana

7

A Força Aérea Boliviana (FAB) disse na terça-feira que seis aviões K-8 chineses montados na Bolívia serão usados nas operações antidrogas.

“Após testes intensivos, a FAB autorizou a operação de seis aviões chineses, que se tornarão ferramentas importantes para interceptar o tráfico aéreo de drogas”, disse Tito Garandillas, comandante general da FAB, em uma cerimônia de abertura de uma escola de treinamento para helicóptero.

O evento, que contou com a presença do presidente Evo Morales, ministros e representantes militares e civis, foi realizado em Chimore, na Província de Cochabamba, onde se localiza uma base operacional para instrutores, pilotos e técnicos.

Garandillas também informou que os seis aviões modernos aumentarão a segurança do espaço aéreo boliviano.

Sob o acordo de US$ 57,8 milhões assinado em 2009, 29 contêineres contendo peças para montagem tais como simulador de voo K-8, peças de reposição e ferramentas chegaram na Bolívia em junho.

O K-8 Karakorum, também conhecido como Hongdu JL-8, é um avião a jato leve de dois lugares e usado para combate desenvolvido conjuntamente pela China e pelo Paquistão. Com uma velocidade máxima de 850 quilômetros por hora, o avião pode ser usado tanto no treinamento de pilotos como na defesa aérea.

FONTE: China Radio International

NOTA DO PODER AÉREO: O “muy amigo” Morales preferiu comprar o K-8 da China no lugar do Super Tucano do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Para “caçar” traficantes(eu pessoalmente duvido já que é o trafico e o gas que geram divisas por lá…) eles servem e com sobra, além de manter a FAB no ar mesmo que limitadamente.

Mas o que me chamou a atenção foi o esquema de cores, de muito bom tom e aparentemente camuflado na parte debaixo, muito bonito mesmo.

Abraços,

Ivan

“O “muy amigo” Morales preferiu comprar o K-8 da China no lugar do Super Tucano do Brasil.” Caro Poggio, Infelizmente esta ‘demonstração de amizade’ não foi a primeira do governo Evo Morales… e não estou falando de expropriação de refinaria ou renegociação a baioneta de contratos de gás. Vc mesmo, em junho de 2010, noticiou a aquisição do novo avião presidencial, um Falcon Dassault 900 EX Easy, sem considerar uma aeronave brasileira concorrente como os Legancy 600 ou mesmo um Lineage 1000. http://www.aereo.jor.br/2010/06/07/novo-aviao-presidencial-de-morales-chega-a-bolivia/ http://www.aereo.jor.br/2011/02/23/embraer-e-a-empresa-que-mais-cresceu-no-mercado-de-aviacao-executiva-em-2010/ Mas é sempre bom saber quem são os amigos… …e quais são os concorrentes. Sds, Ivan,… Read more »

Ivan

Mesmo com estas demonstrações de amizade do governante do país vizinho, nossas forças armadas demonstram invejável habilidade política, mantendo relações mais que amigáveis com as forças armadas da Bolívia.

http://www.aereo.jor.br/2010/07/14/fabs-realizarao-exercicio-conjunto/
http://www.aereo.jor.br/2010/08/25/operacao-bolbra-i/

O governante passa e os soldados ficam.

Deixar uma semente de boas relações conjuntas, e não aqueles discursos populistas, pode ser útil para ambos os países no futuro.

Sds,
ivan, o antigo.

Almeida

Também achei a pintura muito bonita!

Giordani RS

É como cantava o Benito de Paula…”Ei amigo…charlie brown…”

Vai ser uma tendência na AS a compra de equipamento bélico de qualquer procedência, até de Marte! Isso é inadmissívil!!!! Enquanto o itamaravilha, com seus néscios, preocupava-se em defender o arhmanejad e o lula ia abraçar o sírio bashir, a diplomacia chinesa vinha defendr os interesses de SEU país…Daqui há pouco o paraguai aparece de K-8 e uruguai de J-10…

Ivan

Giordani,

O J-10 combina mais com a Argentina, na troca por comodities que é só o que se exporta da América Latina…

Ivan.