Jobim: ‘o ministro Amorim é que fez uma referência de que a pretensão era em relação ao Rafale’

17

No último dia 1º de agosto o Ministro da Defesa Neson Jobim participou do programa Roda Viva, da TV Cultura e respondeu diversas perguntas. Entre elas o ministro citou o caso do anúncio do vencedor do programa F-X2 da FAB em setembro de 2009.

A entrevista completa pode ser vista no site das Forças Terrestres.

Leia a transcrição do trecho sobre o F-X2 abaixo.

No dia 7 de setembro, quando o Sarkozy esteve aqui, o ministro Amorim é que fez uma referência de que a pretensão era em relação ao Rafale. Aí eu afirmei ao presidente de que tínhamos que reabrir o procedimento. Foi reaberto o procedimento. As três empresas que concorriam, que era a Dassault, a Boeing e a Saab apresentaram todos os seus procedimentos. Encerrado este procedimento na Aeronáutica, o procedimento veio para o ministério da Defesa. O Ministério da Defesa fez um parecer que foi aprovado pelo Comandante da Aeronáutica e pelo Comandante da Marinha já que envolvia um problema dos aviões de terem capacidade ou não de ir ao São Paulo, que é o porta-aviões, e este parecer foi encerrado. Aí o presidente Lula resolveu não decidir porque achava que, no final do Governo era algo que ele não deveria fazer e deixou para a presidente Dilma. No dia que eu conversei com ela entreguei o material e ela disse vamos conversar oportunamente.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cesar

Não entendi o NJ, ele pulou de 7 de setembro de 2009 para o fim do governo Lula? Pelo que ele explicou, foi tudo muito simples, apenas uma recomendação do barbudinho, sem o estardalhaço que foi na época, então ele não teve nenhuma preferência pelo Rafale.
Conversa fiada…esse sujeito ainda está no governo, não vai sair nunca??

Nick

Por esse trecho, o FX-2 terminou mesmo no 7/9/2009. Depois o Jobin viu que ia dar merla, e reabriu o FX-2 para todos novamente. Depois virou a novela sem fim.

[]’s

LuppusFurius

É só rever os noticiários da época, e ver e a estória não é esta….

juarezmartinez

A MB não teve nenhuma interferência na escolha do processo, o que ocorreu é que os pilantras de plantão no Mindef encomendaram um parecer bunda de pinguim, e um CF fez um dossiê sobre a operação do Rafale que nem ele acreditava, com apoio de um assessor do Mindef também marinheiro, este CMG muito conhecido nos foruns de defesa pela truculência em devender as baboseiras do GF. O problema é que o já havia um estudio da Força Aeronaval que apontava as limitações desta operação, e quando CM ficou sabendo da história ambos perderam a boquinha, um foi pilotar uma… Read more »

Grifo

Caro Juarez, este “parecer” com base em vídeo de Youtube foi a derradeira tentativa de achar um argumento “técnico” qualquer que fosse para tentar justificar o injustificável. Tiveram que ir na MB e nos elitos da vida, já que na FAB o relatório da COPAC foi definitivo, mas nem assim a manobra deu certo.

DrCockroach

Eh um tremendo cara de pau (existe medalha p/ isto?). Vai ser dissimulado assim lah… em Brasilia. Depois do encontro dele de ontem com a Dilma, que nada aconteceu, a unica declaracao do Lobim foi a seguinte: “Minha relacao com ela eh boa, acho que irei mante-la de presidente” 🙂 Nao tenho a assinatura da Folha, mas estah saindo mais uma dele: “Ideli é muito fraquinha”, diz Jobim a revista http://www1.folha.uol.com.br/poder/954217-ideli-e-muito-fraquinha-diz-jobim-a-revista.shtml?utm_medium=politiclipping&utm_source=uol%20pol%C3%ADtica Soh nao ve que ele eh um manipulador quem nao quer. Eh evidente que, desesperadamente, tentou manipular o FX-2 (com o apoio de alguns lacaios?) p/ favorecer a Dassault.… Read more »

DrCockroach

Alias, considerando toda a malandragem e esperteza politica do NJ, que estah dando um baile no GF, eh importante ressaltar que estas “qualidades” nao foram suficientes no trato com a FAB. Como disse o Grifo, a manobra nao deu certo.

Parabens a FAB e ,em especial, a COPAC, brigadeiro Nolo, seus membros pelo excelente trabalho. Os amigos de azuis aqui podem, mais apropriadamente e se for conveniente, dar os devidos creditos. Toda a esperteza do NJ nao foi suficiente p/ dobrar a FAB: tiro meu chapeu pelo belo trabalho.

[]s!

DrCockroach

QUEM MANDA Jobim conta também que, ao convidar José Genoino para trabalhar na Defesa, ouviu de Dilma: “Mas será que ele pode ser útil?”. Jobim diz que respondeu: “Presidenta, quem sabe se ele pode ou não ser útil sou eu.” kkkkkk , nao precisa ser explicar, muito bem… http://cnj.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=ultimas&dtlh=182898&iABA=Not%EDcias&exp= DrCockroach responde p/ Dilma, jah que o NJ se negou 🙂 : Claro que ele serah(ia) util na agenda do NJ de favorecer a Dassault (lembrem-se do discurso dele na camera que postei) e de jogar nos dois times. E, sinceramente, como o QI no Genoino nao parece nem um pouco… Read more »

edcreek

Olá,

Blablabla, republica Bananeira, pelo que estou vendo agora o FX-2 seria hipoteticamente o menor problema em caso de desvio de verba, tem horas que ser Brasileiro é uma *+(***//////.

Deveriamos ter o minterio do desvio para oficializar o roubo do nosso esforço, ninguem tem um avião para jogar no palacio do planalto?

Abraços,

Baschera

Caro Dr. Barata,

Ilárias….. mas verdadeiras as vossas colocações.

Para mim….. o Genuíno é só mais uma “bolacha na boca” do NJ.
Se quiser engole….se não, mastiga!

Sabe o que acho ?

Tomara esteja enganado…mas talvez…. ruim com o NJ…pior sem ele.

Temos ( A Tia…) alguém para colocar no lugar dele ??

Acho que não….. sim, pois o Temer….. Ô Loco….. acho muito “temeroso”.

Seria como tirar o guaxinim da guarda do galinheiro,,,e colocar a própria raposa.

Segue o baile da mariquinha…..

Salute !!

Sds.

edcreek

Olá,

Baschera assino embaixo e reconheço firma, ruim com ele e pior sem, por isso nossa ilustre presidente o manteve(e mantem) ele por lá.

Abraços,

Grifo

Senhores, não consigo imaginar ninguém pior do que o futuro ex-ministro Jobim. Depois dele sucatear a infraestrutura aeroportuária do país e transformar as compras das Forças Armadas em um balcão de negócios, qualquer um que venha é lucro.

Curiosamente, a presidente recebe hoje em audiência o ex-ministro Mangabeira Unger.

tplayer

Finalmente!

Nelson Jobim ataca Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann e deve ser demitido nesta quinta-feira: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/08/04/nelson-jobim-ataca-ideli-salvatti-gleisi-hoffmann-deve-ser-demitido-nesta-quinta-feira-925060518.asp

Nick

Agora nem o Lula segura ele. E na verdade, ele quer é sair mesmo.

[]’s

Mauricio R.

Pô justamente agora, que o Jobim falou uma verdade inconteste…

Vader

Grifo disse:
4 de agosto de 2011 às 10:51

“Senhores, não consigo imaginar ninguém pior do que o futuro ex-ministro Jobim”

Prezado Grifo, nunca duvide da capacidade do PT em se superar no quesito “quanto pior melhor”.

Sai Jobim, entra Amorim: http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/08/sai-jobim-entra-amorim-ou-trocando-o.html