MMRCA: fabricantes norte-americanos satisfeitos com ‘debriefing’ da Índia

2

Boeing e Lockheed Martin receberam, no último dia 11 de julho, explicações sobre a eliminação de seus caças da concorrência indiana

Segundo matéria da Flightglobal de sexta-feira, 15 de julho, os dois competidores norte-americanos eliminados da concorrência indiana MMRCA, que visa a aquisição de aviões de combate multitarefa de porte médio, continuam não expressando reclamações sobre o fato, após receberem explicações bastante esperadas da Força Aérea Indiana.

Representantes da Boeing e da Lockheed Martin compareceram a um ‘debriefing’ governo-a-governo entre autoridades indianas e dos Estados Unidos, realizado em 11 de julho, e que foi solicitado pelo Governo dos EUA. Apesar de aceitarem a decisão da Força Aérea Indiana, ambas as empresas queriam entender o porque de terem ficado da lista final, que incluiu apenas os caças Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter, e o francês Rafale, da Dassault. Outros dois concorrentes ao programa indiano eram o Gripen, da Saab sueca, e o MiG-35 da Rússia.

Os detalhes do ‘debriefing’ não foram divulgados, mas nenhuma das empresas norte-americanas expressou reclamaçoes sobre os resultados da avaliação da Força Aérea Indiana.  Apesar de perderem a oportunidade de vencer a disputa pelo contrato do MMRCA, ambas as empresas já conseguiram ganhos significativos na Índia, desde que os EUA retiraram em 2005 um banimento que havia para exportação de armas. A Boeing tem negócios envolvendo as aeronaves P-8, C-17, AH-64 e CH-47, enquanto a Lockheed Martin vendeu o C-130J à Índia.

FONTE: Flightglobal (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Quando vão divulgar o debriefing ??

[]’s

Celso

Nick,

O debriefing nao sera divulgado jamais…obvio rsrsrsrrs Com toda a certeza a comida (grana) foi servida para todos e assim ninguem passara fome, nem antes, nem durante e nem apos.
Ainda virao outros inumeros contratos e pode apostar q estas empresas estarao na berlinda.

Sds