segunda-feira, maio 17, 2021

Gripen para o Brasil

Nota Oficial nº. 1 – Acidente aeronáutico em Recife

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 13 de julho de 2011.

Marcelo Kanitz Damasceno – Brigadeiro do Ar

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTE: FAB (CECOMSAER) / COLABOROU: Ivan / FOTO: Luan David

- Advertisement -

9 Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

A Rede Globo conseguiu realizar algumas fotos do local do acidente, algumas aéreas, retratando a aeronave totalmente destroçada, talvez pela queima do combustível, já que a aeronave partia para uma viagem de 300 km até Natal e mais outros 300 km até Mossoró.

Não tenho como separar as fotos, então envio o link de um site local, ligado a Globo Nordeste:
http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/acidente/2011/07/13/NWS,536034,4,94,NOTICIAS,766-AVIAO-PEQUENO-PORTE-TERRENO-AVENIDA-BOA-VIAGEM.aspx

Respeitosamente,
Ivan, do Recife.

Ivan

Outro link com fotos, estas do repórter fotográfico Alexandre Gondim do Jornal do Comércio (JConline):

http://www.flickr.com//photos/jconline2/sets/72157627060384345/show/

Respeitosamente,
Ivan, do Recife.

Ivan

Do Jornal do Comércio (Portal NE10): “O piloto do bimotor chegou a passar informações de que estava tendo problemas para a torre de controle do aeroporto, e informou que tentaria pousar na beira-mar. Porém a aeronave caiu de bico e explodiu logo em seguida. Há informações extraoficiais diretas do local, sem confirmação, de que parte dos passageiros fazia parte de um grupo de comerciantes de Caruaru. Representantes da Infraero estão fazendo uma perícia. A assessoria de imprensa da empresa No Ar irá se pronunciar, às 9h30, com dados oficiais sobre as vítimas e os possíveis motivos do acidente.” Respeitosamente, Ivan,… Read more »

Ivan

Ainda do Jornal do Comércio (Portal NE10), esta das 7:25hs, descrevendo o que se apurou no local do acidente: “Um avião de pequeno porte da empresa NoAr Linhas Aéreas caiu por volta das 7h desta quarta-feira (13) e pegou fogo em um terreno na Avenida Beira-Mar, no limite entre Jaboatão dos Guararapes e Recife, na Zona Sul da capital pernambucana. Dezesseis pessoas – dois tripulantes e 14 passageiros – estavam na aeronave e todas morreram. A aeronave é um bimotor L-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, e saiu do Aeroporto do Recife às 6h51 com destino à cidade de… Read more »

Ivan

Do Diário de Pernambuco, versão online, o jornal em circulação mais antigo da América Latina. 09:43hs.: “A Moura Dubeux Engenharia confirmou esta manhã que o superintendente se engenharia da empresa, Marcos Ely, está entre as vítimas do acidente com a aeronave da Noar, que caiu esta manhã no Recife matando 16 pessoas. A lista de passageiros ainda não foi divulgada. A aeronave deixou o Recife às 6h51, com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte, com escala em Natal. Salas nos aeroportos do Recife e de Natal foram preparadas para receber os familiares. De acordo com um representante da… Read more »

Joker

Sentimentos as famílias dos falecidos!

Ivan

Publicado em 13.07.2011, às 13h36, no portal NE10 do Jornal do Comércio: “Autoridades que estiveram presentes no local do acidente com o avião de pequeno porte, da companhia de linhas aéreas Noar, modelo LET 410, na manhã desta quarta-feira (13) em Boa Viagem, foram unânimes em afirmar que o piloto da aeronave, o brigadeiro Reinaldo Buriti, foi um verdadeiro herói.” “O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, comentou que lamentava pelo número de vítimas, mas ressaltou que a decisão do piloto de ter pousado em uma área descampada e ter feito várias manobras para evitar colidir o avião com prédios. “A… Read more »

Ivan

A NOAR divulgou para imprensa a lista das vítimas do acidente aeronáutico desta manhã no Recife, que reproduzo abaixo: – Rivaldo Cardoso (piloto) – Roberto Gonçalves (co-piloto) – André Louis Pimenta Freitas (empresário e filho do presidente da CDL-Fortaleza) – Antônia Fernanda Jalles (professora universitária) – Camila Suficiel Marino (gerente de contas da Blackberry) – Carla Suely Barbosa Moreira (delegada da Receita Federal de Mossoró) – Débora Santos – Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque (professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior) – Natã Braga da Silva (funcionário de companhia de gás) – Marcelo Campelo – Maria da Conceição de Oliveira… Read more »

juarezmartinez

Condolências a todos os familiares pela perda de seus entes queridos

Grande abraço.

Reportagens especiais

22 de abril – Dia da Aviação de Caça

'Sentar a Púa: lançar-se contra o inimigo com decisão, golpe de vista e vontade de aniquilá-lo. Quem vai sentar...
- Advertisement -
- Advertisement -