Home Guerra eletrônica MALD-J: jameador lançado do ar que faz do B-52 um avião de...

MALD-J: jameador lançado do ar que faz do B-52 um avião de defesa

356
6

Boeing apoiou o primeiro lançamento propulsado do MALD-J

Na quarta-feira, 29 de junho, a Boeing informou que, no início do mês, apoiou a Força Aérea dos EUA no primeiro lançamento propulsado da isca jameadora em miniatura, lançada do ar (Miniature Air Launched Decoy Jammer MALD-J) a partir de uma aeronave B-52. Segundo a empresa, o teste bem-sucedido foi realizado sobre o Golfo do México, no campo de testes da Base Aérea de Eglin, na Flórida.

 O MADL-J é produzido pela Raytheon, mas o software de aviônicos instalado no B-52, para controle e lançamento do jameador, foi projetado pela Boeing. O MALD-J é a mais nova versão da família MALD, com as capacidades adicionais de permanecer em órbita sobre uma área, jameando (interferindo) os radares adversários.

Segundo o diretor do programa B-52 da Boeing, Scot Oathout, trata-se de “outra grande oportunidade para a Força Aérea e a Boeing transformarem o B-52 e expandir sua missão, de um papel predominantemente ofensivo, para outro mais defensivo, defendendo aeronaves dos EUA e de seus aliados em zonas de combate”.

FONTE / FOTO: Boeing

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soyuz
Soyuz
9 anos atrás

O termo “jammear” é muito amplo, então cabe alguns comentários sobre o que o MADL efetivamente faz. Bloquear radares de defesa aérea, direcionamento de armas ar-solo, de plataformas AEW, requer técnicas de interferência baseadas no espalhamento de grande quantidade de energia em uma faixa ampla do espectro, o que só pode ser realizado com potência elétrica disponível em plataformas especializadas ou em menor escala de eficiência em pod´s a bordo de caças táticos. Esta modalidade é denominada Scort Jammer, onde uma plataforma atua como interferidora protegendo as demais. Outra forma de jammer é o SPJ – Self Protection Jammer –… Read more »

Antonio M
Antonio M
9 anos atrás

B52 “Ad Eternun” …

Joker
Joker
9 anos atrás

lembrei da guerra do vietna qndo decoys faziam funcões mto proximas a grosso modo a do jammer em questão, os mesmos tbm sendo lançados pelo b52. pra alguns são considerados um tio ou avo dos uavs de hj…

jacubao
jacubao
9 anos atrás

Depois falam que são os chineses que copiam tudo dos outros… Essas “aletas” são cópias dos mísseis russos (que esqueci o nome, hehe.. 😀 ).

joseboscojr
joseboscojr
9 anos atrás

Jacubão,
Quem usou pela primeira vez essas aletas em treliça foram os mísseis russos R-77 (AA-12).