Boeing apoiou o primeiro lançamento propulsado do MALD-J

Na quarta-feira, 29 de junho, a Boeing informou que, no início do mês, apoiou a Força Aérea dos EUA no primeiro lançamento propulsado da isca jameadora em miniatura, lançada do ar (Miniature Air Launched Decoy Jammer MALD-J) a partir de uma aeronave B-52. Segundo a empresa, o teste bem-sucedido foi realizado sobre o Golfo do México, no campo de testes da Base Aérea de Eglin, na Flórida.

 O MADL-J é produzido pela Raytheon, mas o software de aviônicos instalado no B-52, para controle e lançamento do jameador, foi projetado pela Boeing. O MALD-J é a mais nova versão da família MALD, com as capacidades adicionais de permanecer em órbita sobre uma área, jameando (interferindo) os radares adversários.

Segundo o diretor do programa B-52 da Boeing, Scot Oathout, trata-se de “outra grande oportunidade para a Força Aérea e a Boeing transformarem o B-52 e expandir sua missão, de um papel predominantemente ofensivo, para outro mais defensivo, defendendo aeronaves dos EUA e de seus aliados em zonas de combate”.

FONTE / FOTO: Boeing

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soyuz

O termo “jammear” é muito amplo, então cabe alguns comentários sobre o que o MADL efetivamente faz. Bloquear radares de defesa aérea, direcionamento de armas ar-solo, de plataformas AEW, requer técnicas de interferência baseadas no espalhamento de grande quantidade de energia em uma faixa ampla do espectro, o que só pode ser realizado com potência elétrica disponível em plataformas especializadas ou em menor escala de eficiência em pod´s a bordo de caças táticos. Esta modalidade é denominada Scort Jammer, onde uma plataforma atua como interferidora protegendo as demais. Outra forma de jammer é o SPJ – Self Protection Jammer –… Read more »

Antonio M

B52 “Ad Eternun” …

Joker

lembrei da guerra do vietna qndo decoys faziam funcões mto proximas a grosso modo a do jammer em questão, os mesmos tbm sendo lançados pelo b52. pra alguns são considerados um tio ou avo dos uavs de hj…

jacubao

Depois falam que são os chineses que copiam tudo dos outros… Essas “aletas” são cópias dos mísseis russos (que esqueci o nome, hehe.. 😀 ).

joseboscojr

Jacubão,
Quem usou pela primeira vez essas aletas em treliça foram os mísseis russos R-77 (AA-12).