LM pode oferecer o F-35 à Índia após derrota no MMRCA

20

A Lockheed Martin Corp pode oferecer seu mais recente avião de guerra, o caça F-35 stealth, para a Índia em uma tentativa de voltar à competição MMRCA, após o seu modelo F-16 ser eliminado.

As Chances da Lockheed de oferecer o F-35 foram impulsionadas na semana passada, quando o Senado dos EUA pediu ao Departamento de Defesa para estudar a “conveniência e a viabilidade” da venda do Joint Strike Fighter para a Índia, disse Patrick Dewar, vice-presidente sênior de estratégia corporativa e desenvolvimento de negócios da empresa, em uma entrevista no Paris Air Show.

O relatório do Senado sobre o acompanhamento do orçamento do Pentágono de 2012 “abre a janela para a eventual venda de um caça de quinta geração para a Índia, no entanto os indianos querem negociar”, disse Dewar.

O Senado pediu ao Pentágono um estudo sobre a venda de F-35 para a Índia como parte de uma ampla modificação das relações EUA-India.

Parceria no substituto do T-38

O pedido do Senado para estudar a venda do F-35 para a Índia faz parte de uma ampla disposição da administração Obama para preparar uma “avaliação detalhada do estado atual da cooperação militar Índia-EUA. ” O projeto de cinco anos busca aumentar mais exercícios militares conjuntos, ampliar o mercado de defesa e apoiar a modernização militar da Índia”.

Os legisladores também pediram também ao Pentágono um estudo sobre a possibilidade de uma parceria EUA-Índia no desenvolvimento de um substituto para o jato de treinamento T-38 Talon. Os aviões, construído pela Northrop Grumman Corp são utilizados pela USAF desde a década de 1960.

FONTE: Bloomberg
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

O F-35 não está disponivel para India, o senador Americano levantou a questão por influencia da propria empresa. Se o F-35 estivesse disponivel já teria sido ofertado na concorrencia atual, simples assim….

Isso sem falar do Paquistão……..

Abraços,

Nick

Se estão oferecendo agora, porque não ofereceram antes? Acho dificil uma virada de mesa agora, ainda mais que os Indianos tem o PAKFA. O que pode acontecer é o programa AMCA Indiano mudar e transformar em uma fabricação sob licença do F-35. Mas a LM abriria seus códigos-fonte para integração de armas russas?

[]’s

tplayer

Ai está o motivo da Índia ter feito a short-list apenas com a Jaca e com o Typhoon. Creio que foi tudo um jogo para conseguir o F-35.

30 Bilhões de Obamas em F-35 daria quantos vetores?

Antonio M

Indisponível hoje, amanhá disponível por que não?

Isso prova que a Índia sim é emergente enquanto nós e nosso governo antiamericanista brincam de protagonismo…..

Antonio M

nós e nosso governo = “nós” e nosso governo …..

edcreek

OLá,

Antonio M veja novamente o post, um senador fez o pedido de revisão, dai a ser aprovado tem uma enorme diferença.

A grosso modo o Senador deve ser da base da empresa Fabricante…Para mim isso é tudo papo furado e a India não cairá nessa ladainha como ficou claro MMRCA…

Abraços,

Antonio M

Mas com os preços e custos do Rafale e Eurofighter, seria viável operar o F35.

Havendo interesse e já sendo um cliente dos EUA, não vejo como impossível o negócio acontecer.

E se cairem na ladainha da Dassault, podem muito bem cair na ldainha da LM ! srsrsrsrsrsrs!!! E desculpe mas, o MMRCA já mostrou que não é essa coisa tão íntegra como mostravam …..

Antonio M

Lembrando que o lobby é legal, permitido e regulado nos EUA mas, lembrem-se também que cogitou-se de fornecer o F35 ao Brasil.

Mas além de não sermos confiáveis, o ministro “de” defesa da França, Nelson Jobân, adiantou que era muito para nós……….

Ivan

Concordo com o Edcreek.

O assunto M-MRCA está encerrado os fabricantes americanos.
Tanto é que a Boeing já está investindo nos seus outros negócios com a Índia, como uma dezena de C-17 Globemaster III ou uma dúzia de P-8A Poseidon.

O Senador está fazendo o jogo político dele, defendendo empregos na sua base eleitoral. Este jogo quando feito de forma transparente não fere a ética política dos americanos, sendo uma atitude normal e até mesmo cobrada por seus eleitores.

Sds,
Ivan.

Vader

Muito difícil, mas não impossível. O F-35 tem mostrado a cada dia que passa que simplesmente tornará obsoletos TODOS os caças pretensamente multitarefas de gerações anteriores. Se a Índia de fato quer qualidade, e não se importa de pagar o preço que for por isso, esse é seu caça verdadeiramente multirole. O resto, perto dele, é simplesmente isso: resto. O fato é que quando abrirem os pacotes financeiros alguns indianos poderão pensar um pouco no que estarão pagando pelas duas JACAS européias, e o que poderão pagar pelo F-35. E se eu fosse eles estaria de olhos BEEEEEEM abertos quanto… Read more »

edcreek

OLá,

Guilherme Poggio obrigado pela informação adicional.

Ivan Det är väl där ute, sem duvida o senador está no seu direito.

Vader nada é impossivel, mas isso é marketing do senador para sua base. Discordo totalmente sobre não dar em nada a India não fica brincando em serviço o Pakistão está ali ao lado cheio de caças dos gringos. Teremos sim a compra imagino que fechada ainda esse ano, com os unicos caça que se encaixão no perfil desejado na India.

Abraços,

Almeida

Se é pra falar da concorrência MMRCA, não se esqueçam que o critério fundamental é preço e custo. Os norteamericanos ofereceram F-16 e F-18 modernizados porque sabiam que estes eram mais baratos que os eurocanards. Porém, já que a IAF virou a mesa e deixou pra decisão final dois vetores extremamente caros de obter e operar, porque não virar a mesa também e botar o que se tem de melhor na oferta? Não duvido que a proposta deste senador se torne uma proposta concreta do governo dos EUA. E quando isso acontecer, vai ficar difícil pro governo indiano explicar pra… Read more »

edcreek

OLá,

Almeida, se informe melhor, o F-35 não está disponivel para India por isso o senador tem que fazer um pedido de revisão.

É noticia é pura fantasia como o Sea Gripen.

Abraços,

Vader

Prezado Edcreek, não tem essa de “não estar disponível para a Índia”.

Não sendo nenhuma ditadura belicista escancaradamente contra “uzamericanu”, o F-35 pode ser vendido a qualquer um; até porque não é um projeto apenas americano. E cabe sempre lembrar que ao contrário de Irã, Venezuela, Cuba, Brasil, etc., a Índia é uma democracia.

Aliás, o F-35 já chegou até a ser oferecido para a Índia, que o recusou diante do argumento de que já estão comprometidos com o T-50.

Almeida

Re: edcreek disse em 21 de junho de 2011 às 17:18:

E onde foi que eu disse que o F-35 está disponível? Eu disse que não duvido que o senador consiga a liberação.

Antes de mandar alguém se informar melhor, leia com atenção o texto dos colegas.

edcreek

OLá,

Almeira, se vc se sente melhor, o senador não conseguira a liberação, melhorou?

Vader, apesar de vc escrever quem conheçe o historico Americano sabe que isso é balela até a Inglaterra reclama de falta de acesso a dados do F-35, deixe Coruscant e volte a terra ao mundo real.

Abraços,

Vader

edcreek disse:
22 de junho de 2011 às 9:21

“até a Inglaterra reclama de falta de acesso a dados do F-35”

A Inglaterra, Israel, Canadá, etc. etc. etc.

Mas me aponte UM ÚNICO país que deixou o projeto por conta dessa “falta de acesso”. 😉

Sds.

Vader
edcreek

Olá,

Vader isso não prova nada, a Inglaterra(assim como os outros) continuará no projeto já que investiu toneladas de libras nela. Por outro lado continuam, reclamando de falta de acesso ao projeto. Veja estou falando da Inglaterra, não é da India.

Abraços,