Em entrevista para o jornal ‘O Estado de São Paulo’ presidente da Embraer falou sobre a situação na China

O presidente da Embraer, Frederico Curado, ataca a falta de transparência por parte da China em seus subsídios à produção de aviões e prevê que, para a década de 2020, os chineses serão uma ameaça real para as empresas ocidentais do setor aéreo.

Em entrevista ao Estado na cidade de Montreux, nos Alpes suíços, Curado confirmou os problemas existentes em sua fábrica na China. Segundo ele, se a empresa brasileira não vender nenhum novo avião ao mercado chinês até março de 2011, será obrigado a “repensar” a estratégia no país.

Curado, porém, insiste que uma decisão final de fechar a fábrica ainda não foi tomada, tem esperanças de encontrar uma solução e garante que os governos estão envolvidos nas negociações. “Estamos aguardando. Estamos no meio da conversa”, disse. “Temos até março para acabar o contrato na China e estamos esperando uma definição do governo chinês.”

A Embraer fabrica desde 2003 os aviões ERJ-145 em sua fábrica na China, em parceria com a Aviation Industries of China (Avic). O acordo com os chineses era de que a Embraer abriria a planta de produção e, em troca, os chineses se comprometeriam a comprar os aviões.

Mas, nos últimos anos as vendas se estagnaram, enquanto o governo chinês passou a dar prioridade ao desenvolvimento de suas próprios modelos. “Em março teremos nossa última entrega. Se não vendermos aviões para entregar além de março, ai de fato não teremos atividades”, admitiu Curado, sem dar uma resposta definitiva se a fábrica seria fechada ou não. Mas apontou: “Você não vai manter uma fábrica aberta sem produto.”

O presidente da Embraer explicou que isso não significa que a Embraer abandonaria a China. “Não vamos fechar a empresa (na China) de jeito nenhum. Temos uma frota grande na China e precisamos apoiar essa frota”, explicou.

Críticas

Se a Embraer ainda tem esperanças de manter sua fábrica na China, Curado deixa claro que a questão do apoio governamental dado por Pequim ao setor aeroespacial precisará ser alvo de um debate internacional. “A China será um competidor fortíssimo para a indústria ocidental inteira a partir da próxima geração de aviões, para a década de 2020”, alertou.

“O que preocupa muito é o suporte governamental existente na China, algo difícil até de compreender. São empresas estatais. No nosso caso, são empresas privadas, que operam nas regras de mercado”, disse.

Curado defendeu chamar a China para fazer parte de um acordo global, estabelecendo de que forma governos podem ou não dar subsídios à produção de aviões. “A China é parte da Organização Mundial do Comércio (OMC) e precisa estar envolvida nisso. Todos desenvolveram suas próprias tecnologias e hoje essa falta de clareza (na China) preocupa”, disse.

Há décadas as empresas da Europa, Estados Unidos, Canadá e até do Brasil se enfrentam em tribunais por conta de acusações de subsídios ilegais para a produção e exportação de jatos, distorcendo a concorrência mundial. Com a chegada da China ao mercado, o apelo é para que Pequim também siga as regras da OMC de limitar os subsídios.

Hoje, a cúpula da indústria europeia indicou, em um evento sobre o mercado de defesa em Montreux, na Suíça, temer que engenheiros chineses que trabalham nas plantas das indústrias europeias na China tenham maior lealdade ao governo que às empresas que os contratam.

FONTE: estadao.com

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@wagner

E o ocidente está dando de graça know how para eles. Mas, duvido que a longo prazo a China consiga chegar ao nivel do Japão. Quando as empresas ocidentais começarem a cair fora, as estatais chinesas vão assumir tudo, e daí vão estagnar a longo prazo. Vão produzir produtos de segunda linha.

Colt

Parece o seguinte: 1- O mercado interno da China tem altas taxas de crescimento anuais. 2- As indústrias ocidentais, seguindo um raciocínio histórico, válido para o mercado ocidental, procuram adentrar o mercado chinês competindo e auferindo lucros. 3- Mas o raciocínio “ocidental”, parece que não se aplica ao mercado chinês. 4- Aparentemente, as empresas chinesas de uma maneira geral, são atreladas ao Estado, ou por que são empresas estatais ou por que o regime político submete o interesse primordial da empresa (lucro) ao interesse primordial do Estado (interesses ideológicos, estratégia de desenvolvimento interno, estratégia de competição internacional), ou seja, a… Read more »

Paulo

Prezado Colt

Sobre o item 11, claro que não, mas fala mais alto a ganância do lucro a curto prazo. Se eu sou um executivo contratado, preciso mostrar resultado imediato aos acionistas. Garanto o emprego e o bônus, que normalmente oscila em alguns milhões de dólares anuais.
E quando os negócios começarem a decair, simplesmente digo que foi a conjuntura do mercado, caio fora e recomeço em outra empresa,

Caro @wagner

Esta é uma verdade. Mas quem terá a coragem de dizer que o mercado chinês é uma utopia para o capitalismo?

Livre pensador

A ganância das empresas estão alimentando um monstro que nada respeita e irà num futuro próximo levar o mundo as ultimas consequencias e sem volta.Ou dão um basta agora e coloquem um freio ou os nossos filhos e netos vão aguentar o tranco.Vamos voltar a idade da pedra.

J. Claro

Será sr. Curado, que a China será uma ameaça apenas em 2020? Eu diria
que, se o sr. tivesse barba convinha coloca-la de molho. Como o sr. não a tem, serve o queixo pelado.

Rodrigo

Livre pensador disse:
9 de outubro de 2010 às 13:52

Tenho esta mesma exata visão.

Já fiz projeto com empresa chinesa e é isto mesmo…

Não é questão nem de lealdade ao Governo deles, em geral os elos de ligação entre a empresa brasileira e a chinesa são membros do Governo chinês.

Cor Tau

TIC……TAC……TIC…..TAC……..TIC……….TAC…………

Eduardo RA

“…engenheiros chineses que trabalham nas plantas das indústrias europeias na China tenham maior lealdade ao governo que às empresas que os contratam.”

Tadinhos deles…não sabiam que os xing-lings são assim!? Quanta surpresa. A “esperteza” de usar mão de obra quase escrava e “entrar” naquele mercado colossal foi tamanha, que todos eles foram entregando o ouro ao bandido. Não sei se é burice ou ingenuidade, mas vão sofrer com o monstro que criaram.

pp_muscimol

…”Não sei se é burice ou ingenuidade, mas vão sofrer com o monstro que criaram.”

a burrice é que vamos todos sofrer com isso …. um chines do meu lab que voltou recentemente para la diz que a casa dele ja valorizou 100 % num ano…. se eu tirar 50% de mentira nessa historia vejo que ainda sobra muito para expeculacao!! … ou seja a bolha vai um dia fazer blurp!! ….
o os acidos do estomago do gigante vao-nos queimar até aos ossos…..
…como diz o colega muito bem….
…..TIC……TAC……TIC…..TAC……..TIC……….TAC…………

Raptor

Complementando a ótima análise do colega Colt… Não só as relações entre Estado chinês e empresas é completamente diferente do ocidental, mas o próprio pensamento do povo chinês o é, por isso, creio eu, o sistema estatal funciona ao contrário do ocidente… O Brasil, também é um caso curioso para analistas ocidentais, já que o sistema misto (ex. Petrobrás) tem funcionado muito bem em áreas estratégicas de Estado… A questão das empresas e capitais inteiramente privados, sem regulamentação estatal, leva com o tempo, a autodestruição… A farra de Wall Street é um grande exemplo… Para os demais países do bloco… Read more »

Vitor

Infeliz o dia que aceitaram a China na OMC como uma economia de mercado. No Brasil a China prejudicou varias empresas com seus produtos super baratos como a de calçados. Felizmente este ano o governo aplicou uma tarifa antidumping sobre a importação de calçados chineses com validade de 5 anos. É isso que tem que acontecer. Aplicar as leis internacionais porque os Chineses nao ligam pra isso mas o Brasil sempre acatou tudo.

Mario Blaya

a China não segue as regras que os demais paises seguem, porque eles tem certeza que irão dominar o mundo, e ninguém quer bater de frente com eles porque não querem ficar fora do mercado chines.

agora o presidente de embraer que vá plantar batatas,

Cor Tau

Eu acho é PPPPOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUCCCCCCCCCCCCCOOOOOOO……….. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=EEVlafWZwak

Cor Tau

TIC……TAC……TIC…..TAC……..TIC……….TAC…………Hum….Hum…Humm…… 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=tWDAtMPoBHA

Ivan

O Dragão acordou…
e está com fome.

rodrigo ds

Ainda bem que estamos bem longe (geograficamente) desse dragão, mas a Corea do Sul, India, Japão e Russia estão com as barbas de molho.

hms tireless

Mario Blaya:

Não sabia ____________

EDITADO: COMENTÁRIO OFENSIVO

Cor Tau

As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos…………………..

http://www.youtube.com/watch?v=0tGViUyyvjw

Edcreek

Olá,

Voto com Livre pensador na visão apocaliptica a China não respeita nada e ninguem, quando a balança virar e sair do controle do nosso Grande Irmão, a sim a coisa vai ficar feia…..

Basicamente usaram a Embraer para adquirir conheçimento agora um belo “pê na bunda” ….

Abraços,

evandro

Ué!!! O capitalismo não prega a livre concorrência entre os mercados?? Que as economías ocidentais que visam somente o lucro das empresas privadas se adequem ao socialismo Chinês. “Quem tem telhado de vidro não jogue pedra no telhado dos outros”. O problema das economias socialistas é a falta de Democracia. Acho que um Socialismo Democrático incomodaria muito os Capitalistas mundo afora. Abraços

Gunsalmo

A meu ver, essa parceria com os chineses, foi uma estratégia muito imediatista da Embraer.

Devem ter pensado: “Vou vender mais agora, ainda que ganhe um concorrente no futuro”.

O que eles não contavam, era que esse futuro chegasse tão cedo.

Quanto a questão de qualidade dos produtos chineses, isso é só uma questão de investimento: investimento em fornecedores melhores, testes mais rigorosos, mecanismos de controle aperfeiçoados, etc.
Como foi dito acima, os chineses já fazem muitos produtos de alta qualidade, mas sempre haverá mercado para aqueles de menor qualidade, pois custam mais barato e, portanto, são mais acessíveis.

max

em 2020 talvez a China nem exista mais como hoje, segundo o “andar da carruagem”, conforme as coisas vão indo neste mundo…

Billy

O que nossos “muy amigos” amarelos querem é uma verdadeira parceria “caracú” e dendendo do “cara” adivinha qual a nossa participação? Vendemos matéria prima ao preço de banana e perdemos mercado nos produtos de maior valor agregado. Lula, depois de premiar os cumpanhero com muitos cargos na PeTrobras, está entregando aos gookies agora o pré-sal…

massa

A China dominará o mercado mundial de produtos tecnológicos, basta ver o setor de telecomunicações, hoje a Huawei já é o segundo maior fabricantes de equipamentos de tefefonia, perdendo apenas para a Ericsson. Além do preço inferior, os chineses são competidores agressivos, no Brasil praticamente já são lider de mercado em alguns setores. Não dúvido que em outras áreas eles consigam algo parecido, basta visitar as universidades americanas, nos cursos de pós-graduação na área de engenharia, tirando os americanos que são minoria, há um numeros enorme de chineses ! Alias, pra se ter uma idéia, por ano na China se… Read more »

Giordani RS

Interessante…o nobre presidente tenta transferir a culpa pelo fracasso da embraer em solo chines ao governo de Ching-Ling…parece o “curintiã” se explicando ao invés de admitir que o outro time jogou melhor…o fato é de que os executivos tupiniquins quiseram dar uma de “xperttttttuxxx” pra cima da china e tomaram uma rasteira, pensaram só no lucro rápido, pois um trabalhador lá custaria uma ninharia se comparado com um de cá… Só em 2020 a china vai ser uma ameaça?! Acho que o senhor e sua turma de engravatados de “rarvardi” continuam sem enxergar nada a frente… Mas o senhor poderá… Read more »

Athos

Quer dizer que a Embraer não vai ter condiçoes de compteir com uma emrpesa estatal.

não seja por isso, vamos estatizar a Embraer então.

@wagner

Tenho agentes avançados na China me informando DIARIAMENTE sobre a situação lá !! ( bom, hoje em dia, que não tem ? …)
A partir de 2020 eles começarão a diminuir seu crescimento, não vais mais sustentar o modelo atual. Será então a vez da INDIA e da RUSSIA !! ah ah ah ! ( cruel, não ?)