O ‘Silent Hawk’, segundo os chineses

8

Em diversos foruns da internet surgiram especulações sobre o provável desenho de um Black Hawk modificado, apelidado de “Silent Hawk”, utilizado no ataque à mansão que escondia Osama bin Laden. Na imagem acima uma ilustração de como seria este helicóptero na visão dos chineses.

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Ahuahuahuahuahua…

Clésio Luiz

Com o aparecimento desse heli, eu lembrei os motivos do cancelamento do Comanche. Uma das coisas que ficou claro é que, num helicóptero, ser “invisível” aos radares tem pouco valor. Qualquer radar trabalha com um certo ângulo de varredura em relação ao solo, e os helicópteros podem simplesmente voar abaixo do feixe de radar. Foi assim que aqueles Apaches destruíram radares que possibilitaram a passagem da primeira leva de aeronaves em 1991. Dito isso, quem são as maiores ameaças de um helicópteros em território inimigo? As tropas no solo, para quem o “steath” não significa nada. Qualquer um com um… Read more »

Antonio M

Creio que a proeminente sonda para reabasteciemnto não é nada stealth …….

joseboscojr

Clésio, Mas hoje existem várias plataformas aéreas dotadas de radares com capacidade de ver o que está abaixo, que são ameaças reais aos helicópteros. Sem falar que um heli furtivo aos radares poderia voar mais alto, o que reduz o consumo (aumenta o alcance) e o torna mais silencioso. Para aproveitar o relevo para se evadir de detecção por radar um heli teria que voar muito próximo ao solo, como fazem os helis de ataque, mas um helicóptero “utilitário” se beneficiaria muito em ser furtivo aos radares. Também um heli furtivo aos radares seria uma excelente opção para um helicóptero… Read more »

joseboscojr

Eu não acho muito viável esse esboço chinês.

Clésio Luiz

Eu esqueci de dizer que o que eu escrevi deve ser visto sob a ótica americana. Como a prioridade deles num conflito é obter superioridade aérea no teatro de operações, não haverá esse meio detecção por parte do inimigo. Veja todas as guerras que eles se meteram desde a incorporação de helicópteros. Sempre obtiveram superioridade e nunca deram chance para a aviação inimiga. Dito isso, a maior ameaça para os helicópteros são as tropas em terra. Voar alto significa ser visto de muito longe, fora que (acredito eu) o som que você produz se propagará para mais longe por falta… Read more »

Clésio Luiz

Mas eu concordo com você que um heli naval seria um achado para as marinhas.

joseboscojr

Clésio, Mas muitas missões secretas são feitas quando não há estado de guerra entre as nações envolvidas, portanto, não haveria superioridade aérea americana. Um helicóptero voando alto seria detectado inicialmente por um radar e só então poderia ser adquirido por um sensor IR ou por um radar de controle de tiro. Só agora estão sendo criados sensores térmicos omnidirecionais para a detecção de aeronaves a partir do solo, mas a regra ainda é a detecção pelo radar. Vale lembrar que esse tipo de helicóptero só deve operar à noite, dificultando sua observação visual, e que possui uma assinatura térmica reduzida.… Read more »