Presidente: decisão do F-X2 fica para 2012

14

A presidente Dilma Rousseff recebeu, ontem, o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, para uma visita bilateral. Na reunião, Dilma afirmou que a compra de 36 caças que a Força Aérea Brasileira (FAB) quer fazer vai ficar para o ano que vem por conta da contenção de despesas do governo brasileiro neste ano.

A Suécia quer vender para o Brasil o Gripen NG, da Saab. Um relatório da FAB de janeiro do ano passado apontava o modelo sueco como o mais bem avaliado entre os três apresentados – estão na disputa também o F-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o francês Rafale.

Em declaração conjunta, Brasil e Suécia defenderam a eliminação dos arsenais nucleares em todo o mundo. Hoje, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China reconhecidamente possuem armas nucleares, mas, como signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear, não podem transferir essas tecnologias.

Gafe

Ao chegar ao Palácio do Itamaraty para o almoço oferecido pelo governo brasileiro, Reinfeldt não encontrou ninguém para recepcioná-lo. Quando chegou, Dilma encontrou o sueco aguardando algum representante do governo brasileiro, e balançou a cabeça, em sinal de desaprovação, pela falha do cerimonial.

Após a reunião com o primeiro-ministro sueco, a presidente afirmou que está livre da pneumonia. Dilma ainda tosse, mas essa é considerada a fase final do processo, com a expectora-ção dos pulmões.

FONTE: Diário do Nordeste

LEIA TAMBÉM:

NOTA DO BLOG: como pode ser visto, a declaração da presidente e a fala do Ministro da Defesa em fevereiro (veja o link acima) não batem…

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Só no Brasil mesmo, marca-se um almoço com chefe de estado e na hora não tem ninguem para dar as boas vindas. Nem os Suecos merecem isso, bricadeira pessoal, isso não gafe, é um erro gravissimo.

Sobre o FX-2 não há novidades, em 2012 vão falar em 2013 e em 2013 fala-se em 2014 e por ai vai ad-eternium.

Abraços,

Nick

Nada de novo. Mas vale lembrar que esse adiamento não tem impacto nas contas do governo esse ano. E muito pouco no ano que vem, se assinasse o contrato em 2012. Especulando, o atraso poderia ter vários motivos: Aguardar a saída do Jobin do MD. Se for isso, o Rafale já era. Esperando a decisão do MMRCA na Índia. Para seguir a mesma direção. Nesse caso, o Rafale ganha força. Tentativa de emplacar o SuperTucano nos EUA, para definir o FX-2. Se o ST conseguir vencer o lobby do AT-6, o F-18 E emplaca aqui. Com relação ao Gripen NG.… Read more »

Antonio M

O Brasil é um país que tem mostrado um discurso de querer ser protagonista e na prática, não tem capacidade nem para ser coadjuvante. É figurante e olhe lá !!!! E vamos esperando, esperando, esperando pela compra dos caças, pelas melhoras na infraestrutura, saúde, educação etc. como se esses coisas fossem acontecendo por si mesmas ou, tudo se acomodando naturalmente e que no fim tudo dá certo. Nunca seremos vanguarda assim, só vivendo do que sobra dos outros mesmo. É revoltante ver notícias como a do sr. Palloci que “consegue” multiplicar seu patrimômonio em mais de 20 vezes em apenas… Read more »

Giordani RS

Anotem: Antes de 2016, antes da copa(do maracã de novos valore$) e da olimpíada nada será decidido “nefte” pais… E a cada dia a frase proferida por FHC se torna realidade: “caça pra quê? Pra meia dúzia de brigadeiros brincar de guerrinha?” Fica dificil escrever algo. Fica dificil articular algo com um mínimo de educação… – Nesta direção, disse o Gato, girando a pata direita, mora um Chapeleiro. E nesta direção, apontando com a pata esquerda, mora uma Lebre de Março. Visite quem você quiser quiser, são ambos loucos. – Mais eu não ando com loucos, observou Alice. – Oh,… Read more »

edcreek

Olá,

Giordani RS, perfeito….

Antonio M, assino embaixo, corja de bandidos……..

Abraços,

Vader

Ponham uma coisa na cabeça: nenhum esquerdista irá gastar dinheiro com armas avançadas como caças.

Enquanto não tivermos um líder de verdade no governo, e não gerentes de crises, não teremos Forças Armadas de verdade; apenas uma Guarda Nacional.

Infelizmente senhores, isso é apenas o começo.

DrCockroach

Eh enrolacao, sem duvida. O FX-2 seria (serah?) pago em moeda estrangeira (dotacao especifica, nao do orcamento corrente), com financiamento externo, com carencia (Gripen) e ao longo de anos. As reservas do Brasil hoje ultrapassam os 300 bilhoes de dolares (nao sao os 20 bi de 2001); na verdade,usar um poucos das reservas ajudaria a desvalorizar o super-valorizado real que estah (junto com o custo-Brasil) desindustrializando o pais. Mesmo que fosse o caso de despesas correntes (o que nao eh), tudo que se economiza na Defesa (e saude, educacao, ….) entra na conta do BNDES p/ dar emprestimos com juros… Read more »

Vader

DrCockroach disse: 18 de maio de 2011 às 10:24 Dr. Barata, a frase é essa mesma, e cada vez mais me convenço dela, apesar de uma certa corja pseudo-ufanista (mas que é movida por interesses políticos e só) querer-nos passar que tudo está às mil-maravilhas na Banânia PeTralha, e que os grandes conglomerados internacionais teriam que rastejar e lamber as botas da Superpotência Brasil-sil-sil… Se eu fosse alto executivo de QUALQUER das três empresas, mas especialmente da Boeing (que não tem o desespero que as outras duas, especialmente a Dassault, tem pra vender seus caças) já teria mandado o governo… Read more »

edcreek

Olá,

Não a Dilma tem que estar bem, o vice consegue ser pior!!!!!!

Abraços,

Antonio M

“…Largar um Primeiro-Ministro dum país de primeiríssimo mundo como a Suécia esperando na porta??? Ah tá …”

Só vou acreditar que se tratou de uma simples gafe, se um dia derem o mesmo tratamento para Hugo Chaves, Ahmadinejad, Evo Morales ou outro simpatizante dessa corja…..

Mauricio R.

E além do lero-lero, agora estão a exibir má educação, tonta a Suécia e a Saab, que lhes prometeram mundos e fundos.
Deveriam retaliar, quem sabe cancelando o tal do centro de pesquisas, na capital do petralhismo, a cidade que não tem aeroporto e nem indústrias aeronáuticas de peso; aliás São Bernardo.

Baschera

Discutindo o FX- n …… má que bello !!

Me dá uma azía este assunto….. mas gostei dos comentários.

Amigos…. não percamos mais tempo….. dinheiro tem…. mas só para “consultores”, copa do mundo e olimpíada…ou seja….roubalheira, pão e circo.

Só com um canetaço…. aumentaram a despesa de reforma de um estádio de futebol em 50%….. e lá se vão R$ 1 bilhão para apenas reformar o estádio….. imagine-se se fosse para contruir o bixo.

De Gaule tinha razão…. e olhe que não “gostcho” de françês.

Sds.

Luis

É muita paciência da Suécia com o Brasil…

E pensar que o Sapo Barbudo cancelou o FX-1 alegando não ter dinheiro, mas 2 anos depois gastou quase a mesma quantia em um referendo completamente INÚTIL. Já teríamos novos aviões no GDA e o projeto do Gripen NG seria algo natural e quase automático (questão de $$$).

Vamos ver em 2012. Deve dar SH ou Gripen NG.

John

Camuflagem careta que a FAB vai colocar nos nossos Gripens
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fx-2-concorrentes1-png