Assessores do Ministério da Defesa comemoraram o resultado parcial da concorrência para a compra de caças de combate pela Índia. É que o Rafale, preferido do ministro Nelson Jobim, é um dos finalistas ao lado do Eurofighter Typhoon. Não passaram no crivo dos indianos o Gripen NG, o F-18 e o MIG-35. O F-16, que também é usado no Paquistão, foi considerado ultrapassado.

FONTE: Isto É, via Notimp

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edcreek

Olá,

Imagino que o termo correto seria, no limite de desenvolvimento…

Não podemos esqueçer, que eles voaram todos os caças…..

Mas no fim a decisão deve ter sido politica mesmo, assim como em qualquer lugar no mundo. Menos claro na republica bananeira onde o lobby derrubou o vençedor.

Abraços,

Antonio M

“…na republica bananeira onde o lobby derrubou o vençedor. …”

Que vencedor? Quando que o FX2 teve um vencedor? É levando em conta o relatório da FAB ?

Ivan

Alguns dados do F-16 E/F, que é a base do F-16 IN. Peso vazio: …. ~ 22.000 lbs.; Peso (ar-ar): .. ~ 29.000 lbs.; MTOW: ………. ~ 46.000 lbs.; Motor: ………… ~ 1 (um) General Electric F110-GE-132 turbofan; Pot. seca: …… ~ 19.000 lb.s.t; Pot. pós comb. ~ 32.500 lb.s.t.; Vel máxima por curta duração: .. Mach 2.02 (1333 mph) at 40,000 feet. Vel máxima sustentada: …………. Mach 1.89 (1247 mph) at 40,000 feet. Tanques conformais: O F-16 E/F e F-16 IN já vem de fábrica com dois tanques conformais na ‘cacunda’ de que ampliam em 3.000 lbs. a capacidade… Read more »

Giordani RS

O lobby impera em qualquer lugar do Mundo!!!! FB-111 e F-35 para USN são meroas exemplos…Mas na república das bananas, é tão estapafurdia a coisa que além de imperar, também emperra!!!

F-16 ultrapassado?…no mesmo estilo dos 67 mil metros…

Ivan

Uma questão final.

A declaração “O F-16, que também é usado no Paquistão, foi considerado ultrapassado” foi cunhada pela Força Aérea ou DRDO da Índia ou foi uma “interpretação” dos “especialistas” brasileiros?

Sds,
Ivan.

Vader

Evidente que a canalha vendida pra Dassault do MD deve estar batendo seus bumbos pela “vitória” dos comedores de queijo-podre no MMRCA. Entretanto estão vibrando no pé errado, pois o fato concreto é que essa escolha dos hindus não modifica em nada o quadro lamentável desenhado no nosso finado FX2. Isso porque ainda que a Índia venha a encomendar os seus Rafales (lembrando que a questão “preço” só passará a ser discutida agora no MMRCA), e ainda que seja na quantidade desejada (e apenas isso é incógnita suficiente para inviabilizar qualquer planejamento a longo prazo), a redução no preço do… Read more »

Vader

edcreek disse:
9 de maio de 2011 às 10:04

“Menos claro na republica bananeira onde o lobby derrubou o vençedor”

Prezadíssimo Edcreek, poderia explicar a frase acima?

Sds.

DrCockroach

A parada de carnaval comecou, e o bloco dos “mistura-se alhos & bugalhos” celebra nao sei exatamente por qual motivo – O Brasil nao faz fronteira com o Paquistao; – O Brasil tem sua propria Forca Area que jah fez a selecao e um rank; – A FAB colocou,parece-me, o peso de 60% no quesitos preco de aquisicao, custos de manutencao e logistica. Portanto, nao pulou o capitulo aquele sobre “operacionalidade” e ainda conta com boa dose de bom senso-orcamentario. A India me parece que passou voando isto, sem trocadilho; – A India tem tejas, e como bem lembrado pelo… Read more »

Mauricio R.

“Se o F-16 é considerado ultrapassado imagina o resto…”

O Rafale então é capenga, principalmente se considerarmos aquelas entrevistas do general francês.

edcreek

Olá, Apesar de não ter um vençedor oficial, todos sabemos que extra-oficialmente o Rafale venceu, graças a intervensão pessoal do Ministro Jobim(alterando o peso prioritando transferencia tecnologica e não custo, unico quesito que que o NG levava vantagem), até o Brig. Saito admitiu que o Rafale foi o melhor em explanação no Congresso. O proprio Brig. admitiu ainda que o programa NG era arriscado, pela falta de compromisso Sueco. Sendo que a tão falada preferencia pelo NG nunca existiu, o relatorio pre-liminar do COPAC dizia isso(preferencia pelo NG), porém tambem foi recusado pelo comando da FAB que o devolveu, como… Read more »

Mauricio R.

Então vivas ao lobby sueco na mídia, que ao contrário dos interesses particulares não tão honestos da autoridade encarregada, nos livrou de uma baita encrenca!!!
No mais, o Brigadeiro Saito, como militar disciplinado e disciplinador que é, somente acatou ordens do superior hieráquico.

Giordani RS

Vader disse:
9 de maio de 2011 às 10:44
“No mais, caça pro Brasil só após as Olimpíadas. E olha lá, isso se a inflação deixar.”

Sei não. Acho que subiu para a parte mais alta do telhado! Os custos para a copa do mundo já estão 15% mais altos do que o orçado…depois de 2016 essa vai ser a desculpa da vez, que a nação não tem como bancar, pois precisa pagar os “investimentos” que fez…só o GTE vai continuar na vanguarda…

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3303307.xml

Vader

DrCockroach disse:
9 de maio de 2011 às 11:12

Postado. Obrigado pela dica.

http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/05/rafalegate-na-india-ou-fx2-versao-nova.html

Vader

edcreek disse: 9 de maio de 2011 às 11:32 A jaca ganhou no quê? Na opinião pessoal do pingaiada do governante anterior? Ou na opinião do lobbysta “esconde-agenda” do MD? Porque na FAB podemos até não saber quem ganhou (se foi o Gripen ou SH), mas TODOS temos certeza absoluta de quem NÃO ganhou: o Rafale. No mais, se fosse verdade sua estapafúrdia tese (e não é, ou até parece que a cooptada mídia brazuca tem força para obrigar PeTralha a fazer ou deixar de fazer algo – ainda mais em se tratando do inimputável do ex-mandatário), deveriamos mesmo ficar… Read more »

Lobo

Ué, o Rafale ganhou? Que eu saiba o falecido FX-2 foi cancelado, digo “adiado”. Não foram os suecos, e sim os próprios croissant que deram mil tiros nos pés, com a história do CS e etc.

Mauricio R.

Enquanto isso, na conocrrência dos treinadores…

(http://bit.ly/lRFyRv)

…parece que o T-6C está mto bem na foto!!!

Nick

Que os assessores do MD devem ter comemorado, não há dúvidas, é só ver alguns fóruns brasucas. Se vai influenciar o FX-2? Talvez, quem sabe? No momento vejo F-18 E e Rafale com chances. A saída do Gripen NG na Índia pesou e a falta de encomendas firmes por parte da Suécia deixam o NG como azarão, a despeito de ser o mais adequado à realidade da FAB. Sobre o F-16 ser ultrapassado, eu diria que a célula do mesmo deve estar atingindo o limite de upgrades, só ver o Block 60 com os tanques conformais, que devem gerar um… Read more »

Vader

Nick disse:
9 de maio de 2011 às 13:20

“é só ver alguns fóruns brasucas”

Nick, sei que vc posta em outros espaços, e lhe afirmo por experiência própria, como editor de um blog que também não permite trollagem (como aqui): é a mesma meia-dúzia que repete à exaustão a mesma cantilena de sempre. É só conferir os IPs: quando não são idênticos são muito parecidos.

Não se impressione com o quanto eles aparecem. São sempre e exatamente os mesmos, aqui, ali e acolá. Sempre os mesmos tentando pautar a opinião dos ignorantes e desavisados.

Saudações.

Mauricio R.

A França, na cola dos EUA, abandonado mais um pelo caminho:

“France wants to sell nuclear reactors and military hardware worth thousands of crores of rupees to India in the years to come, including French fighter jet Rafale,…”

(http://bit.ly/iQjogK)

Lembrabo que um acordo semelhante, firmado c/ os EUA, melhorou as chances das aeronaves americanas no MMRCA.

Pobre do Paquistão, quis jogar dos 2 lados, agora colhe os frutos podres desta decisão.

Ivan

Nick, Tive o cuidado (e o trabalho) de descrever acima porque o F-16 Block 60 é um caça atual e até mesmo mais moderno que os euro-canards na aviônica embarcada. O F-16 E/F Desert Falcon era em 2003, quando as entregas destes tiveram início nos Emirados Árabes Unidos, o que Gripe E/F, Rafale F4 e Typhoon 3 (ou 4) pretendem ser depois de uma década. Radar AESA, HMD, FLIR no nariz e sistema integrado de guerra eletrônica já estão operacionais em 80 (oitenta) Desert Falcons. Tudo junto ao mesmo tempo e funcionando. Vc tem razão quanto à limitação da célula,… Read more »

Nick

Caro Ivan, Também sou Gripeiro!! Na verdade Raptor..hehehehe 😀 O F-16 tem um design clássico, nunca ficará velho! Mas…. Em termos puramente aerodinâmicos, os 3 Eurocanards são superiores. A utilização de canards dá uma grande vantagem aos caças europeus. Em termos de sistemas , ae sim, o F-16C Block 60 pode estar até mais avançado, por exemplo no radar AESA, já operacional. Mas eu vejo problemas de espaço sim no F-16, é só pegar o B do block 50, que tem de ter uma “espinha dorsal” para acomodar alguns aviônicos que não cabem na versão biposto. É uma solução semelhante… Read more »

Nick

Caro Vader,

Se analisar friamente, a maioria da “torcida” é antiamericana. Mas é apenas torcida pelos mais diversos motivos. Mas isso passa pelo filtro .
Por outro lado, existem bons foristas em todos lugares. Ae vale uma boa discussão ou debate 🙂

[]’s

Mauricio R.

A geometria de tanques conformativos usada no F-16, já se encontra em uso a vários anos e não é exclusiva do Block 60, assim se há algum inconveniente operacional, este é pequeno em relação a flexibilidade proporcionada.
O real problema de ambas as aeronaves americanas (F-16 e F-18) é a falta de área alar, o que eleva a carga alar e por fim reduz a manobridade.
Aumentar a potência da motorização com tem sido feito, somente alivia a relação peso/potência, mas sem asas adequadas, não há como tirar proveito disto.

Mauricio R.

“…é só pegar o B do block 50, que tem de ter uma “espinha dorsal” para acomodar alguns aviônicos que não cabem na versão biposto.”

Seu raciocínio despreza a necessidade de espaço, imposta pelo equipamento que se pretende instalar.

Grifo

…até o Brig. Saito admitiu que o Rafale foi o melhor em explanação no Congresso. Caro Edcreek, o brigadeiro Saito nunca fez nenhuma explanação no Congresso. O proprio Brig. admitiu ainda que o programa NG era arriscado, pela falta de compromisso Sueco. O brigadeiro Saito nunca fez tal declaração. Sendo que a tão falada preferencia pelo NG nunca existiu, o relatorio pre-liminar do COPAC dizia isso(preferencia pelo NG), A COPAC não faz relatórios preliminares. porém tambem foi recusado pelo comando da FAB que o devolveu, O Alto Comando não devolve relatórios da COPAC. Eu sou da época em que se… Read more »

Vader

Grifo disse:
9 de maio de 2011 às 15:13

“sei lá, realmente já perderam a vergonha faz tempo”

Ora caro Grifo, o que o senhor esperava depois que até pros EAU o MD (MD = Mercador da Dassault) foi? 🙂

Sds.

Nick

Caro Mauricio R

Realmente desprezei o tamanho do equipamento que se pretende instalar, mas observando a espinha dorsal existente na versão B e apenas na versão B do block 50 evidencia a falta de espaço.

Tanques conformais podem ser tão eficientes que acabam por se incorporar ao caça, como no caso do F-15 E. No caso do F-16, aqueles tanques me parecem excessivos, especialmente no F-16 que tem uma aerodinâmica muito limpa. Mas é achismo mesmo. Sua explicação sobre a área alar deve explicar.

[]’s

[]’s

joseboscojr

A idéia de que uma configuração delta/canard é mais avançada que uma configuração tradicional é de certo modo errônea. A configuração delta/canard foi considerada como ideal na década de 80, quando havia grande preocupação dos estrategistas acerca da possível destruição das bases aéreas da OTAN. Essa configuração se mostrou a melhor opção, principalmente se combinado com um sistema de vetoramento de empuxo, para reduzir a corrida de decolagem e para operar em pistas esburacadas ou dispersas. De resto também havia a expectativa que todos os caças do futuro seriam dotados de TVC (ou TVN), que combinados com os canards iriam… Read more »

edcreek

Olá, Grifo está lá no TV camara, o Saito disse, é só procurar, tá gravado 😉 . No fundo quem acompanha o processo, sabe que o Rafale só não foi anunciado, pela jogada da SAAB(jogada de mestre por sinal) de jogar valores na midia semi-ignorante no que se trata de defesa aumentando o custo politico da escolha. Ela jogou __________no ventilador e adiou a escolha aumentando suas proprias chances(mesmo que temporariamente) agora com a queda do projeto na India, foi um tiro no pé, ninguem vai abraçar o caça sem comprador. Junte-se a isso a “briga da FAB com MD”… Read more »

Tadeu Mendes

Amigo,

Se eu tivesse que ir a combate, eu prefereria voar em um F-16I (a versao israelense), do que em um Rafale novinho em folha.

Nao falo isso por despeito nao, mas se a India escolher essa opcao francesa, pode ser que fiquem bastante insatisfeitos com o pos-venda.

Almeida

Grifo, nao liga nao, o Edcreek é o campeao dos factoides aqui no blog! Ele fala com tamanha maestria do infundado e infactivel “lobby sueco” porque desconhece 3 pequenos fatos juridicos: 1. Na Suecia lobby e suborno sao ilegais. 2. Tanto franceses quando americanos fazem lobby, reconhecido e legal. 3. Franceses ate 2008 tinham como legal o suborno ativo de autoridades estrangeiras. Tinham verba pra isso. Agora se ele confunde MARKETING com LOBBY, como confunde a letra c com ç, entao so lamento por ele. Alias, ate aqui no FX-2 norteamericanos contaram com pouco marketing e muit lobby, suecos com… Read more »

Justin Case

Tadeu, boa tarde,

Se eu tivesse que ir a combate, preferiria um Rafale a um F-16I. Ainda assim, preferência não se discute.

Quanto à satisfação com o pós-venda, os indianos não parecem desapontados com o apoio aos Mirage 2000. Pode ser que fiquem insatisfeitos com o Rafale, como pode ser que não venham a gostar do apoio logístico do Typhoon.

Com certeza não irão reclamar do Gripen NG, do Super Hornet, entre outros, por motivos que já sabemos.

Abraço,

Justin

Almeida

Ah sim, e como se o lobby de uma nacao menor no teatro mundial e com bem menos vinculos culturais e comerciais com o Brasil do que França e EUA fosse ter algum impacto na decisão do nosso todo poderoso ex presidente…

Justin Case

Almeida disse:
9 de maio de 2011 às 16:17

Onde sera que os franceses estao apostando suas fichas?

Não seria na capacidade operacional do Rafale e na parceria estratégica? 😉

Abraço,

Justin

Grifo

Grifo está lá no TV camara, o Saito disse, é só procurar, tá gravado

Caro Edcreek, lamento mas você está errado. Se estiver gravado só se for com efeitos especiais, porque o brigadeiro Saito nunca pisou na Câmara.

pela jogada da SAAB(jogada de mestre por sinal) de jogar valores na midia semi-ignorante no que se trata de defesa aumentando o custo politico da escolha.

A Dassault pode corrigir isto colocando os valores corretos do Rafale na mídia, não? Por que não faz?

Almeida

Edcreek, aprenda a defender suas convicções como o Justin Case. Eu não concordo sempre com as conclusões finais dele, mas com certeza levo muito a sério suas colocações porque são sempre muito bem embasadas. Ele faz muito bem o papel de contrapeso aqui no blog, diferente de outros trolls…

Vader

Eu já acho a coisa mais ridícula do mundo se falar em “lobby da SAAB”, depois que o próprio Presidente da República veio a público para anunciar, cedendo aos caprichos de interesses excusos, a aquisição do Rafale.

Quer mais lobby do que isso? A própria autoridade decisória havia “decidido”, e depois “desdecidiu”. Oras, e são os suecos que fazem lobby?

Simplesmente hilário.

Almeida

Justin Case disse em 9 de maio de 2011 às 16:24:

Espero que sim Justin! Mas se depender da tal parceria estratégica, eles estão indo muito mal agora!

Grifo

Onde sera que os franceses estao apostando suas fichas?

Caro Almeida, o Olivier Dassault já respondeu: sem pagar comissão não dá para vender.

Vader

Justin Case disse:
9 de maio de 2011 às 16:24

“Não seria na capacidade operacional do Rafale e na parceria estratégica?”

Menos né caro Justin?

Capacidade operacional todos tem, e parceria estratégica se assina na calada da noite, com qualquer um (papel aceita tudo)… aliás, os EUA assinaram uma nos mesmos moldes da francesa não faz muito tempo…

Do jeito que você fala parece que seus compatriotas franceses se comportaram como vestais puritanas e impolutas nessa novela…

Sds.

Almeida

Eu gostaria de ver o Rafale na FAB. Com algumas condições: 1. Que ele vença a disputa na Índia e de preferencia nos EAU; 2. Que a FAB compre as 88 unidades previstas do FX-2 e não apenas essas primeiras 36, já que Rafale fabricado por aqui só após as 36a célula; 3. Que tenhamos acesso ao minimo de ToT para podermos integrar sensores e armamentos que a FAB precisar e julgar necessario, de qualquer procedencia. E podermos planejar e implantar projetos de modernizacao por conta propria; 4. Que seja criada uma lei no Brasil impedindo o contigenciamento dos orçamentos… Read more »

Vader

Grifo disse: 9 de maio de 2011 às 16:25 “A Dassault pode corrigir isto colocando os valores corretos do Rafale na mídia, não? Por que não faz?” Isso me lembra que fiz um DESAFIO PÚBLICO ao Consórcio Rafale e a todo mundo no Blog do Vader, quando do meu post “A evolução dos custos do Rafale”: http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/04/evolucao-dos-custos-do-rafale.html Desafio este que permanece sem resposta coerente alguma. De ninguém, por sinal. NINGUÉM consegue contestar os custos (2010) de produção (101 milhões de euros) e total (142,3 milhões de euros) do Rafale (a peça). Será que é porque se a verdade vier à… Read more »

edcreek

Olá,

Almeida ainda na minha sola? Eleve o nivel da discussão não fique nessa posição é chato….

Quem acompanha com seriedade o projeto sabe do que falo, não fico procurando informações inveridicas na net, se vc gosta de seguir os outros paciencia.

Abraços,

Justin Case

Amigos, É claro que essas ações, que estão sendo aqui generalizadas como “lobby”, são comuns em qualquer projeto e geram despesas comerciais, no esforço de venda. Acho que há erro técnico em colocar tudo no mesmo nível: assessoria, consultoria, lobby e suborno. São ações muito diferentes. Dessas práticas, apenas a última, além de antiética, é considerada criminosa. Ninguém vai defender, em qualquer parte do mundo, esse tipo de ação. Um consultor dá ideias de como fazer para obter melhor resultado. Assessores trabalham diretamente no projeto. Esse esforço local é obviamente necessário, desde a área técnica, jurídica, parlamentar, financeira, de imprensa,… Read more »

Vader

Justin Case disse:
9 de maio de 2011 às 17:04

De fato, não se deve confundir propaganda, seja ela direcionada a determinado público ou mais ampla, com lobby. E nem lobby com propina, sujeira, negociata.

Mas você há de convir que visitas íntimas particulares e jantares encastelados na calada da noite levantam suspeitas.

Bem como convidar comitiva de parlamentares a ir viajar à Europa com tudo pago também chega bem perto de parecer o oferecimento de vantagem ilícita.

Em suma, e parafraseando os romanos, num negócio desse vulto não basta ser honesto, tem que PARECER honesto.

Sds.

edcreek

OLá,

E segue o “Teorema de Vaders” KKKKKKK….

Abraços, Felipe Campinas

Grifo

Em suma, e parafraseando os romanos, num negócio desse vulto não basta ser honesto, tem que PARECER honesto.

Caro Vader, está tudo parecendo honesto, você não está vendo? Só porque o ministro passou a noite escondido no Chateau Dassault, e depois tentou forçar a compra do Rafale mesmo ele tendo ficado em último na avaliação da FAB e custar o dobro do que o caça que ficou em primeiro? Isto não quer dizer nada….

Lobo

Todos sabemos que neste meio não há santos.Pois se existissem não venderiam armas, certo? Agora ,Comissão é para o vendedor, pelo menos manda a lógica.Já “Comissão” para o comprador tem outro nome……….não têm não? O correto seria a Presidente chamar o Saito e perguntar sem frescura……Quê ôces qeé?…E pau, a FAB sabe melhor que ninguém o que é o melhor para ela e o país, pronto sem paixões.Escolhido A ou B, o governo vaí a publico e explica qual ganhou e por que………Daí o povo irá saber aonde vai o seu suor…… Agora manda 350 Raptor prá nós e mais… Read more »

Observador

Senhores,

Não sei por que tanta briga. Nada mudou.